Realizar busca
test

VinFast, a montadora vietnamita que vale mais do que Ford, GM e Volkswagen

Em sua estreia na bolsa americana, fabricante asiática de carros elétricos ultrapassou o valor de mercado de montadoras tradicionais. Mas não faltam desafios pela frente

Em sua estreia na bolsa americana, fabricante asiática de carros elétricos ultrapassou o valor de mercado de montadoras tradicionais. Mas não faltam desafios pela frente

 

O Vietnã é conhecido como o paraíso das scooters e motocicletas. Pelas ruas estreitas de suas cidades circulam atualmente cerca de 65 milhões de veículos de duas rodas, o correspondente a dois terços da população — no Brasil, a proporção é de uma moto para sete habitantes. Nos últimos dias, porém, o país asiático teve destaque nos noticiários por causa da VinFast, sua primeira montadora de carros, criada em 2017 com a ambição de disputar o concorrido mercado global de carros elétricos.

Na terça-feira, 15 de agosto, as ações da VinFast dispararam em sua estreia na bolsa americana Nasdaq, elevando seu valor de mercado para acima da precificação de algumas das maiores montadoras do mundo. Após a estreia no mercado, a VinFast foi avaliada em cerca de US$ 85 bilhões. Enquanto isso, a BMW e a Volkswagen têm um valor de cerca de US$ 69 bilhões cada. A Ford vale cerca de US$ 48 bilhões e a GM, US$ 46 bilhões. Em termos de capitalização de mercado, a Tesla ainda é a maior montadora do mundo, com US$ 739 bilhões, enquanto a concorrente chinesa BYD está avaliada em US$ 93 bilhões.

A VinFast é parte do Vingroup, o maior conglomerado do Vietnã. O grupo foi fundado pelo empresário Pham Nhat Vuong, que já era a pessoa mais rica do Vietnã e viu sua fortuna pessoal multiplicar por oito com a disparada das ações de sua montadora. Agora a fortuna de Vuong é estimada em mais de US$ 44 bilhões.

Vuong é uma figura proeminente no mundo dos negócios e é reconhecido como um dos principais empreendedores do Vietnã. Depois de estudar engenharia geoeconômica na Rússia, ele se mudou para a Ucrânia, no início dos anos 1990. Lá, Vuong abriu um negócio de macarrão instantâneo, posteriormente vendido para a Nestlé, em 2010. De volta a Vietnã, construiu um império diversificado sob o guarda-chuva do Vingroup, que atua em negócios diversificados, como imóveis, resorts, escolas, shopping centers, saúde, tecnologia e muito mais. A empresa com sede em Hanói faturou US$ 4,4 bilhões no ano passado.

A fábrica da VinFast fica na cidade portuária vietnamita de Hai Phong e foi construída em tempo recorde com a expertise da alemã Siemens. Totalmente digital, a unidade foi erguida em apenas 21 meses, metade do tempo normal, e foi projetada para ser facilmente escalável para futuras expansões. Tem capacidade de produção de 250 mil carros por ano (além de 250 mil scooters elétricos por ano), com meta de atingir 1 milhão de unidades por ano cada um. A fábrica já recebeu US$ 9,3 bilhões em investimentos, de acordo com um documento divulgado em junho. Vuong prometeu injetar mais US$ 2,5 bilhões para reforçar a fabricante de veículos elétricos, incluindo US$ 1 bilhão de sua fortuna pessoal.

Em setembro de 2022, a VinFast começou a entregar seu primeiro lote de 100 SUVs totalmente elétricos para clientes locais, com as entregas do veículo nos Estados Unidos se iniciando em dezembro do mesmo ano. Apesar do alto valor alcançado por seus papéis, a montadora vietnamita ainda não registrou lucro. A receita no primeiro trimestre de 2023 caiu 49% em relação ao mesmo período do ano passado, o que resultou em um prejuízo líquido de US$ 598 milhões. Em 2022, a empresa fechou com um prejuízo de US$ 2,1 bilhões.

Embora a VinFast tenha conseguido entregar 11.300 veículos elétricos no primeiro semestre deste ano, ainda ficou aquém das impressionantes 889.000 entregas de veículos da Tesla no mesmo período. A VinFast tem outros desafios pela frente. A concorrência no mercado de veículos elétricos é acirrada, com players estabelecidos como a Tesla e concorrentes emergentes como a BYD disputando a supremacia. Líderes de mercado recorreram a reduções de preços para impulsionar as vendas, tornando um ambiente difícil para recém-chegados como a VinFast.

Atualmente, o modelo VF 8 da VinFast, com capacidade para cinco passageiros, tem preço inicial de US$ 46.000 no mercado americano, enquanto o modelo básico de cinco passageiros da Tesla, o Model Y, é vendido a partir de US$ 47.740. Vale destacar que os veículos da Tesla nos Estados Unidos são elegíveis para um crédito tributário federal de US$ 7.500 — os veículos da VinFast não se qualificam para esse benefício fiscal por não serem fabricados no país. Como parte de sua estratégia para competir no mercado americano, a VinFast está construindo uma fábrica na Carolina do Norte. A instalação de 728 hectares é projetada para produzir até 150.000 veículos por ano e tem previsão de início das operações em 2025. Os investimento na fábrica são estimados em US$ 4 bilhões.

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade