Evento gratuito é oportunidade para companhias terem insights e expandirem conexões com a academia e outros players do mercado
Michele Loureiro
“Visitar o Insper e falar sobre inovação é uma oportunidade de ver além do que acontece da porta para dentro da empresa. Esse contato acadêmico permite ter ideias e insights relevantes, que nos ajudam a solucionar os desafios corporativos.” A fala de Murilo Giacomassi de Morais, consultor de inovação aberta e transformação digital da Suzano Papel e Celulose, ajuda a resumir a relevância do Open Day, evento que oferece uma imersão prática da inovação pelas instalações do Insper e é uma iniciativa do Hub de Inovação e Empreendedorismo da escola.
A Suzano desempenha um papel crucial na inovação, investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para o setor, como a produção de celulose de eucalipto, e se destaca pela liderança em questões de ESG (ambientais, sociais e de governança), adotando práticas sustentáveis em sua cadeia de valor, promovendo o desenvolvimento social e valorizando a governança corporativa.
Cerca de 50 representantes da companhia, de áreas como indústria, backoffice e florestas, participaram da primeira edição do Open Day, no final de junho, e planejam estreitar os laços com a instituição. “Nós temos contato com hubs de inovação e startups, mas foi a primeira vez que tivemos uma imersão na academia. A visita superou as expectativas e despertou interesse na turma de embaixadores da Suzano. Por isso, pretendemos dar andamento em alguma parceria com o Insper para tratar de inovação”, diz Giacomassi de Morais.
A aproximação com o segmento corporativo é um dos objetivos do Open Day, que recebe empresas para visitas guiadas gratuitas ao Hub e coloca a instituição como agente impulsionador para as companhias que desejam se manter à frente da curva da inovação e expandir suas conexões com a academia e outros players do mercado.
“O Open Day visa apresentar a nossa infraestrutura e o time do Hub para que a gente possa compreender e trazer as necessidades do mercado para dentro do Insper”, diz Carol Fouad, gerente de Inovação do Insper.
Ela conta que os alunos e docentes da instituição podem aportar conhecimento e ajudar as companhias a resolverem problemas de forma disruptiva, usando o conhecimento teórico e a prática para realizar projetos em laboratório com acompanhamento dos professores.
“O Open Day é uma das formas de impulsionar a inovação em setores como indústria, agronegócio, saúde, varejo e bens de consumo. Recebemos uma série de empresas para tratar de inovação tecnológica, novos produtos e inovação incremental”, diz Carol.
Além de as empresas participarem de um evento exclusivo e estratégico, com visita aos laboratórios da instituição e de parceiros, o programa prevê uma apresentação de oportunidades de negócios, serviços e programas que o Hub oferece, destacando oportunidades de Open Innovation para as empresas participantes.
David Palácio, community manager do Hub de Inovação e Empreendedorismo do Insper, afirma que a possibilidade de networking e parcerias estratégicas também estão na lista de vantagens. “O Open Day é uma oportunidade que permite que as empresas estabeleçam conexões com outras participantes, pesquisadores e potenciais parceiros estratégicos, abrindo portas para colaborações futuras”, diz.
Além disso, ele afirma que a visita aos laboratórios oferece uma imersão nas últimas tecnologias. “Há aprendizados sobre FabLab, Realidade Virtual e TecLab, por exemplo, o que oferece às empresas uma visão prática das ferramentas que podem revolucionar suas práticas e impulsionar projetos de inovação”, finaliza.
Para participar do Open Day no Hub de Inovação do Insper, as empresas podem se cadastrar por meio do e-mail hub@insper.edu.br ou entrar em contato via Whatsapp por meio deste link , diretamente com a equipe responsável pelo evento. O processo é simples e transparente, com informações detalhadas sobre data, horário e requisitos de participação.