Encontro serviu para estreitar assuntos de comum interesse entre as duas comunidades acadêmicas
João Barbosa
O Insper recebeu, nesta sexta-feira (25), uma comitiva composta pela presidência, vice-presidência e diretoria executiva do sistema de universidades de Illinois, nos Estados Unidos, para fortalecer os laços entre ambas as comunidades acadêmicas.
Desde 2022, o Insper mantém uma parceria com a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC) nas áreas de educação e geração de conhecimento. O objetivo é fortalecer os cursos de Engenharia e Ciência da Computação do Insper, promovendo uma série de iniciativas estratégicas que envolvem, por exemplo, a formação de professores e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas.
Ao longo da conversa, o Insper, representado pelo presidente, Guilherme Martins, pelo vice-presidente acadêmico, Rodrigo Soares, pela head de Experiência Internacional, Andréia Ribeiro, e pela head de Relações Internacionais, Ana Carolina Souza, reforçou o seu compromisso de promover a transformação do Brasil por meio de formação de líderes inovadores e pesquisa aplicada.
Guilherme Martins avalia que o encontro serviu para estreitar ainda mais os assuntos de interesse em comum entre as duas instituições. “Esse encontro foi muito importante para falarmos sobre o Insper, mostrarmos o trabalho que estamos desenvolvendo na formação de líderes e na geração de conhecimento”, disse Martins. “Também pudemos entender qual o interesse que a Universidade de Illinois tem no Brasil. Algumas áreas, como agronegócio, saúde e mudanças climáticas, são também de interesse do Insper. Então, esse tipo de encontro propicia o compartilhamento de ideias e discussões em conjunto.”
A Universidade de Illinois em Urbana-Champaign faz parte de um sistema educacional fundado em 1867, no estado de Illinois. No seu universo de 470 mil alumni, há 24 ganhadores de Prêmio Nobel.
Para o futuro, o Insper quer que a expertise da Universidade de Illinois seja aproveitada no desenho de cursos de graduação e pós-graduação que mesclem Data Science e Ciência da Computação com outras áreas do conhecimento, como Negócios, Economia, Filosofia e Engenharias.