A sigla quer dizer Master of Business Administration. Nesse formato, é um master voltado para executivos, com imersão, em algum nível, em estudos internacionais.
Essa imersão pode se dar por meio de:
A ideia é que, ao longo de um MBA Executivo Internacional, os alunos possam vivenciar as abordagens culturais, sociais e econômicas presentes em outros países, além de ampliar seu networking em uma escala muito maior.
Um MBA Internacional é principalmente voltado para profissionais que já possuem experiência de pelo menos cinco anos no mercado de trabalho, em funções executivas, ou que desejem atuar em cargos desse nível, como líderes e gestores de equipes multinacionais.
O ideal é que esse profissional e aluno tenha fluência em inglês – ou no idioma corrente do país no qual for estudar, seja ele qual for, se for um MBA com aulas fora do Brasil.
Um bom MBA Executivo Internacional vai preparar o aluno para aprender diversas habilidades fundamentais para que possa exercer um cargo de nível executivo em empresas que atuem em escala global:
Além disso, um MBA Executivo Internacional possui disciplinas com foco internacional, oferta de aulas ou viagens imersivas em outros países, troca de experiências com docentes ou outros alunos estrangeiros e networking com profissionais de várias nações.
O objetivo de um bom MBA Executivo Internacional é fazer com que os alunos cheguem ao final do programa capazes de:
Normalmente um interessado em cursar um MBA Executivo Internacional deve atender a determinados pré-requisitos, que são exigidos pela instituição de ensino.
Para cursar um MBA no exterior, costuma haver a exigência de testes de raciocínio, comprovação em proficiência no idioma daquele país, cartas de recomendação e essays.
O custo médio do MBA fora do Brasil é de 70 mil dólares por ano, além dos gastos com moradia, transporte e alimentação. Em alguns casos, há bolsas de estudo, que são bastante disputadas.
Já o MBA Executivo Internacional feito a partir de uma universidade brasileira também tem custos, que variam de instituição para instituição, e costuma ser necessário um teste de conhecimentos específicos ou, pelo menos, comprovação da proficiência em inglês.
Ficou interessado em cursar um MBA Executivo Internacional? O Insper oferece esse tipo de pós-graduação; conheça em detalhes o programa e saiba quais são as etapas para entrar.