[{"jcr:title":"Alunos do Insper participam de seminário em Harvard sobre as bases da economia política moderna"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Alunos do Insper participam de seminário em Harvard sobre as bases da economia política moderna","jcr:description":"Parceria com o Abigail Adams Institute oferece aos estudantes a oportunidade de debater ideias fundamentais para compreender a sociedade contemporânea"},{"subtitle":"Parceria com o Abigail Adams Institute oferece aos estudantes a oportunidade de debater ideias fundamentais para compreender a sociedade contemporânea","author":"Ernesto Yoshida","title":"Alunos do Insper participam de seminário em Harvard sobre as bases da economia política moderna","content":"Parceria com o Abigail Adams Institute oferece aos estudantes a oportunidade de debater ideias fundamentais para compreender a sociedade contemporânea     Alunos do Insper, liderados pelo professor Fernando Schüler, participaram do seminário “Foundations of Modern Political Economy”, organizado pelo [Abigail Adams Institute](https://www.abigailadamsinstitute.org/foundations-of-modern-political-economy) , uma instituição acadêmica independente que promove a educação em artes liberais na Universidade Harvard. O evento ocorreu de 16 a 21 de julho no campus da universidade americana na cidade de Cambridge, em Massachusetts. A parceria com o Abigail Adams Institute tem como objetivo proporcionar aos alunos do Insper a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver análises sobre a formação do mundo contemporâneo. “O foco central do seminário foi aprofundar o debate no âmbito da teoria política e econômica, explorando as ideias que moldaram o mundo moderno, tanto no contexto da democracia constitucional quanto na economia de mercado”, diz Schüler, que é professor da cadeira de Pensamento Crítico e Ética no Insper. Ao longo do evento, do qual participaram alunos do Insper e de Harvard, foram debatidas questões essenciais para a compreensão da sociedade atual. “A política foi discutida em sua amplitude, incluindo a estrutura do Estado, as formas de governo, o conceito de justiça e as políticas distributivas. Tanto aspectos positivos quanto normativos foram abordados, assim como o estudo histórico das instituições e das ideias fundamentais que contribuíram para o cenário atual”, sintetiza Schüler. Cinco alunos de graduação do Insper participaram do seminário: Enrico Nagib, Lucas Arditti, Pedro Madureira, Ricardo Zacberg e Sofia Lucena. “Fizemos uma seleção interna no Insper, com a ajuda do professor Fernando Ribeiro. A seleção foi feita com base na redação de um dos temas abordados no seminário e numa apresentação oral rápida”, diz Schüler. Segundo ele, essa apresentação já serviu como uma preparação dos alunos, uma vez que a expectativa era que todos eles tivessem uma participação ativa durante o seminário. “O que torna esse seminário especial é a abordagem socrática que adotamos. No verdadeiro espírito de Sócrates, não é um espaço para palestras expositivas. O foco principal é o debate entre os participantes”, diz Schüler. “Para garantir a participação ativa e enriquecedora de todos, cada aluno recebeu um caderno digital com as leituras com dois meses de antecedência. A expectativa era que os alunos se preparassem bem, fazendo anotações relevantes e formulando duas ou três questões em cada sessão. E todos os alunos se saíram muito bem.”   Relatos dos alunos Um dos estudantes, Pedro Madureira, que está iniciando agora no 6º semestre do curso de graduação de Economia, comentou sobre sua participação no seminário. “Foi uma semana de grandes debates sobre filosofia política e economia e uma oportunidade para aprender com ótimos professores e interagir com alunos internacionais. O ambiente foi muito bom e nos proporcionou muito aprendizado”, relata. Pedro explica como se preparou para o evento. “O seminário consistia em debates socráticos, ou seja, todos deviam participar e todos deviam debater. Para isso, nos foi dada uma série de textos que precisávamos ler com antecedência. Eu me preparei durante mais de um mês, lendo muitos textos da lista e outros materiais que poderiam ajudar no meu repertório para eu ter um bom desempenho. Ler livros clássicos ou antigos não faz parte do meu dia a dia, mas foi um desafio que me agregou muito.” Outro aluno que participou do seminário, Enrico Nagib, do 5º semestre de Economia (e 7º semestre de Administração), também faz um balanço positivo de sua experiência. “O saldo da viagem foi muito enriquecedor, pois me proporcionou uma compreensão mais profunda sobre os pilares que sustentam o mundo democrático atual”, afirma. “Ao longo do evento, eu e demais participantes tivemos a chance de explorar leituras de pensadores clássicos, como Adam Smith e John Milton, até os contemporâneos, como Deirdre McCloskey e Michael Sandel — o que nos permitiu analisar de forma abrangente as bases históricas de discussões atuais no campo da economia política.” Segundo Enrico, sua participação no seminário foi facilitada pelo embasamento adquirido na trilha de humanidades do Insper. “As disciplinas de História do Pensamento Econômico, História das Instituições e do Capitalismo, Sociologia e Política e Pensamento Crítico e Ética foram essenciais para ampliar meu conhecimento e permitiram que eu participasse ativamente das discussões, trazendo informações relevantes e novas perspectivas”, diz o aluno. “Esse seminário não apenas fortaleceu minha compreensão sobre assuntos de interesse, mas também contribuiu para insights práticos a serem aplicados em nossa sociedade. Agradeço ao Insper e ao professor Fernando Schüler por proporcionarem um evento tão enriquecedor, na esperança de que mais oportunidades como essa surjam no futuro.” Para Schüler, o seminário promovido pelo Abigail Adams Institute em parceria com o Insper cumpre três propósitos importantes. Em primeiro lugar, oferece uma experiência internacional rica para os alunos, possibilitando-lhes o contato com uma universidade de renome e a interação com estudantes americanos, além de proporcionar uma semana de debates intensivos. Em segundo lugar, incentiva os alunos a lerem textos clássicos e se aprofundarem no conhecimento em filosofia política e economia, algo que nem sempre é possível no currículo regular. Por fim, o programa estimula o estudo de humanidades no Insper, equilibrando a formação técnica com uma perspectiva cultural mais ampla, permitindo que os alunos desenvolvam suas próprias visões e ideias. “Essa cultura mais ampla é fundamental para a formação de líderes capazes de lidar com questões sociais e corporativas demandadas pelo mundo de hoje. É esse o objetivo principal do seminário. Espero que a ideia frutifique e o seminário seja realizado todos os anos.”"}]