Dois livros e um podcast que estimulam a reflexão sobre as adversidades enfrentadas por grupos marginalizados e a busca por justiça social
Coordenador da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, o professor Naercio Menezes Filho é pesquisador do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) e diretor do Centro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI). Também integra o Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), dedicado ao desenvolvimento da primeira infância, e está à frente das pesquisas de Vitimização na Cidade de São Paulo, que analisam os dados de criminalidade da capital paulista desde 2003.
O professor desenvolve pesquisas na área de Economia, com ênfase em capital humano e desigualdade. Entre os temas de seu interesse estão educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.
A pedido de InsperCultura, o docente indicou a leitura de dois livros — o romance Via Ápia, de Geovani Martins, e Deaths of Despair and the Future of Capitalism, de Anne Case e Angus Deaton, este último vencedor do Nobel de Economia em 2015 —, juntamente com o podcast Mano a Mano, apresentado pelo rapper e compositor Mano Brown.
Pode-se observar um ponto em comum entre essas diferentes sugestões: a análise das adversidades enfrentadas por grupos marginalizados e a busca por uma sociedade mais justa e equitativa. Os dois livros e o podcast permitem aos leitores e ouvintes expandirem sua compreensão do mundo e refletirem sobre os desafios e soluções que moldam nossa realidade atual.
Confira as indicações e os comentários do professor Naercio:
Via Ápia, de Geovani Martins (Companhia das Letras, 344 págs.)
“Este livro retrata de forma brilhante o cotidiano de jovens que crescem na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, usando a linguagem local. Fica claro para o leitor as dificuldades que os jovens das comunidades enfrentam para realizar seus sonhos, sua relação com a polícia e as possibilidades de mudar de vida.”
Deaths of Despair and the Future of Capitalism, de Anne Case e Angus Deaton (Priceton University Press, 312 págs.)
“Este livro descreve o grande aumento da mortalidade que houve nos últimos 20 anos nos Estados Unidos entre os homens brancos que não completaram o ensino superior. As causas principais dessas mortes são alcoolismo, suicídio e uso de remédios e drogas, chamadas pelos autores de ‘mortes por desespero’. Elas estão relacionadas com a falta de oportunidades para quem não completou a faculdade nos Estados Unidos. Isso está provocando uma desagregação das famílias e dos costumes nessa parcela da população, colocando em risco o futuro do capitalismo nos Estados Unidos. O livro traz boas lições para o caso brasileiro.”
Podcast protagonizado por Mano Brown, vocalista do grupo de rap Racionais MCs, que entrevista personalidades brasileiras, especialmente as negras, discutindo os desafios que os negros enfrentam na sociedade brasileira, os casos de sucesso em várias áreas e ações para reduzir a discriminação no Brasil.