Em evento, estudantes do 6º semestre de Administração são reconhecidos pela boa execução de projetos em organizações parceiras
Márcio Martins Araújo
Como superar os desafios e a complexidade do mercado de trabalho? Quais são os melhores métodos de análise e como definir bem o plano de ação e as metas a serem aplicadas diante dos problemas que surgem nas empresas? No Insper, a disciplina Resolução Eficaz de Problemas (REP) insere os alunos no dia a dia do mercado para aprenderem a lidar com as dificuldades efetivas dos projetos em que estão envolvidos e apresentarem soluções estratégicas e inovadoras aos parceiros do programa.
Na cerimônia de encerramento do REP do primeiro semestre de 2023, que aconteceu nesta quarta-feira, 21 de junho, estudantes do 6º semestre do curso de Administração foram homenageados por professores, mentores e representantes de empresas pelos trabalhos desenvolvidos na solução de problemas reais propostos pelas parceiras do Insper.
“O REP é mais do que uma disciplina, é uma experiência. É um programa que mostra aos alunos que o mercado é cheio de incertezas, carregado de complexidade que a gente tem de gerenciar e enfrentar”, afirma o professor André Duarte. “Nossos alunos se saíram muito bem nesse desafio. Por isso até brinco que desejo a eles muitos problemas pela frente, porque sei que eles vão conseguir resolvê-los todos.”
Desde o início da graduação em Administração, os alunos do Insper são incentivados a trabalhar com os métodos de resolução de problemas. No ciclo básico, que acontece nos três primeiros semestres, são desenvolvidas ferramentas de trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e orientação para resultado. Nos três semestres seguintes acontece o ciclo específico, no qual os projetos são desenvolvidos.
“O REP vem no fim do segundo ciclo trazendo a primeira experiência do mundo real e prepara os alunos para o início do terceiro ciclo, quando passarão a fazer as matérias eletivas e os estágios da graduação”, explica a professora Flavia Piazza, coordenadora do curso de Administração. “No final do curso, entregamos efetivamente egressos do Insper que atendem às necessidades do mercado.”
Nesta edição, participaram 131 alunos, divididos em 24 projetos realizados em 18 empresas, com o auxílio de 24 mentores. “O REP é o momento em que os alunos têm a oportunidade de escolher as áreas de atuação, testar e tomar decisões, mas eles contam com o apoio de uma grande equipe de professores e mentores que ajudam a percorrer os melhores caminhos e ter uma visão integrada do todo corporativo”, diz Carolina Fouad Kamhawy, coordenadora executiva do REP e gerente de inovação do Hub de Inovação.
A proposta do REP promove também oportunidades de relacionamento com figuras importantes do mercado e estimula o networking, essencial para o desenvolvimento profissional dos participantes. “A gente pôde conviver com o pessoal da empresa durante todo o semestre. Ter uma experiência lidando com um problema real e estar em contato com executivos é muito gratificante”, diz o aluno Nicolas Fliter. “Além do apoio da empresa, nosso mentor esteve conosco toda semana para nos ajudar e orientar a desenvolver a solução. Isso foi muito importante para que conseguíssemos chegar até aqui e entregar o projeto”, completa a aluna Bárbara Barbiero.
Durante o evento, os cinco projetos mais bem avaliados pela banca de professores e mentores do REP foram homenageados. Além disso, foi feita a entrega dos certificados nas modalidades Green Belt Plan e Yellow Belt Plan, que reconhece a capacidade dos estudantes participantes de analisar e solucionar problemas com rigor metodológico e planejamento. As certificações são emitidas pela empresa Falconi Consultores de Resultado e pelo Insper.
“Participei da concepção do REP, 11 anos atrás, e é uma alegria muito grande ver como o programa cresceu e se multiplicou em termos de produção de conhecimento e formação de lideranças empresariais capazes de solucionar problemas das empresas e fazer a diferença na nossa sociedade”, diz Flavio Souto Boan, sócio sênior da Falconi Consultores de Resultado.
Desde o início do programa, no segundo semestre de 2011, já participaram do REP 473 empresas e 2.885 alunos. Ao todo, foram desenvolvidos 599 projetos por meio da disciplina, com o apoio de 579 mentores.
Conheça os principais projetos, mentores e empresas participantes deste semestre:
1º lugar
Empresa: Saint-Gobain – Tekbond
Alunos: Bárbara Naves Barbiero, Beatriz Silva Matos, Gustavo Ghiraldelo Velloso, Luciana Juliana Costa Maffei, Nicolas Fliter e Nicole Riedel Lobo.
Mentor: Guilherme Mammana
2º lugar
Empresa: PagSeguro – Envio Fácil
Alunos: Eduardo Loureiro Prado, Enzo Geraldes Denardi, Gabriel Nunes Simões, Luca Landulfo e Manoela Hojaij Carvalho Ronchetti
Mentor: Marcelo Oliveira
3º lugar
Empresa: Banco Safra
Alunos: Alexandre Henrique Pinto de Oliveira, Gustavo Iochua Mejlachowicz, Maria Eduarda Garcia Flores, Pedro Henrique Soares Pereira e Yasmin Ottoni Bocatto
Mentor: Reginaldo dos Santos
4º lugar
Empresa: Saint-Gobain – PAM
Alunos: Ana Júlia Carvalho Marzola, João Junqueira Nobrega Scopel, João Paulo Bacili Corradi Mazzer, Maria Eduarda Miranda Alencar, Rhuan Rodrigues Lima e Sophia Rabelo de Queiroz.
Mentor: Eduardo Barros
5º lugar
Empresa: O Boticário – Marketing
Alunos: Arthur Kracochansky Livi, Beatrice Lundgren Montenegro de Meirelles, Lucas Lourenço dos Santos, Luiza Paiva Behs e Rodrigo Ferraz de Souza.
Mentora: Claudirene Ferreira
Empresas participantes:
Alpargatas
Alelo
Atlas Schindler
Grupo Boticário
Hospital Santa Catarina – Paulista
Locaweb
Mars
Minerva Foods
OdontoPrev
PagSeguro
Rockwell Automation
Safra
Saint-Gobain – PAM
Saint-Gobain – Sekuriti
Saint-Gobain – Tekbond
Ultra
UltraPrev
Tegra Incorporadora
Acesse aqui a galeria de fotos do evento.