Alunos relatam experiência de aprendizado em curso de curta duração ministrado pelo ex-presidente do Insper. A próxima turma do curso está prevista para novembro
Leandro Steiw
A primeira turma do curso Economia para não Economistas em 2023, realizada em maio, terminou com excelentes recomendações dos alunos. Promovido pelo Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, o curso é conduzido pelo professor Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e teve participação especial de Zeina Latif, sócia-diretora da consultoria Gibraltar e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo. A próxima edição do curso está prevista para os dias 13 e 14 de novembro.
A relações-públicas Nathalia Gorga Falsetti considerou o curso muito melhor do que esperava. “Justamente por apresentar uma economia muito pouco sistemática e extraordinariamente vulnerável, mutável e humana”, disse. “Nenhuma provocação feita pelo Marcos Lisboa tem uma resposta óbvia e, de fato, nos faz pensar. Além disso, suas histórias e anedotas são diferenciais que dão um ritmo dinâmico e leve às aulas.”
Na agência Fato Relevante, Nathalia atende a conta da corretora XP Investimentos. “Economia para não economistas é para qualquer pessoa que deseja assimilar esse tema global tão complexo e essencial para entender o contexto em que vivemos, como chegamos até aqui e o que há para ser feito, sempre tendo em vista o teste de hipóteses e a reação da sociedade às regras”, afirmou Nathalia. “A Economia, conforme aprendi com Marcos Lisboa, vai muito além de inflação e juros. Ela reflete nossos comportamentos, crenças e tantas outras condições e fatores inimagináveis.”
As instigações de aula também foram lembradas pela jornalista Thais Herédia, especializada na cobertura de assuntos econômicos. “Marcos Lisboa faz provocações superinteressantes sobre a forma de pensar e compreender a economia”, disse Thais. “Ele convoca os alunos a refletir sobre as causas e os efeitos, não sobre conceitos ou fórmulas. E oferece ferramentas para acompanhar o que acontece aqui ou em outro país de maneira racional, desapaixonada e inteligente.”
Mestrando em Economia pelo Insper, Eduardo Inojosa Gonçalves de Barros fez o Economia para não Economistas em 2020 e apareceu na sala de aula para reencontrar o professor Lisboa. “Estava me formando no curso de Direito e, após o curso no Insper, decidi mudar completamente meus objetivos de carreira”, recordou. “Me formei em Direito, tirei a OAB, mas sabia que não queria mais advogar. Me encantei pelo raciocínio econômico e pela forma como foi apresentado pelo Marcos Lisboa no curso, de uma forma intuitiva.”
Desde então, Barros começou o Mestrado Profissional em Economia do Insper e está prestes a submeter a sua dissertação. “Recomendo o Economia para não Economistas para todos, principalmente para aqueles que querem entender o raciocínio lógico econômico. As aulas são incríveis e relatam, através da História, o sucesso e fracasso do crescimento econômico de países e a evolução da ciência Economia.”
O curso Economia para não Economistas utiliza-se da apresentação de casos reais, que permitem ao estudante conhecer o universo da Economia e suas variáveis. Direcionado a comunicadores e tomadores de decisão, atende profissionais que queiram entender os princípios da economia e interpretar dados, desenvolvendo senso crítico às questões econômicas do Brasil. O ritmo das aulas não foge à descrição dos egressos. “Tento fazer isso mesmo: conversar com os alunos, observar suas reações e pensar casos que os ajudem a entender os temas”, explicou Lisboa.