O novo programa avançado foca em marketing baseado em dados como motor da transformação digital e estratégica nos negócios
Michele Loureiro
O Insper será palco da Marketing Week na próxima semana, dos dias 13 a 15 de junho. O evento promoverá encontros de grandes profissionais do mercado para tratar de temas que envolvem liderança, tecnologia e negócios — sempre com o marketing como protagonista dos debates. Nomes como Andrea Napolitano, CEO e cofundadora da AKIPOSSO+, Diego Bonna, fundador da Newtail e sócio da Rappi, e Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário, fazem parte da programação.
A ideia é discutir tendências, compartilhar experiências e falar sobre as perspectivas futuras da área diante das intensas transformações do mercado. O evento também marcará o lançamento do Programa Avançado em Marketing de Negócios, a pós-graduação do Insper que aborda o marketing baseado em dados e como motor da transformação digital e estratégica nos negócios.
David Kallás, professor e coordenador executivo da Pós-graduação Lato Sensu do Insper, diz que a instituição tem mais de uma década de experiência no tema, mas ao longo dos últimos anos redesenhou o curso para atender às novas demandas do setor. Ele assinala que o programa já foi apresentado para diversos CMOs, profissionais de liderança de marketing de empresas brasileiras, e o retorno foi bastante positivo acerca do conteúdo.
“Temos uma rotina de rever temas e conteúdos e nos debruçamos sobre esse curso para remodelar o material trazendo aspectos novos com base nos desafios e contexto de mercado, como a questão digital de marketing e o uso de dados. Para esse curso, nós apostamos em uma aproximação forte com o mercado, com a presença de executivos o tempo todo no programa, e no aprofundamento do ponto de vista de negócios e estratégia”, diz Kallás.
Luiz Fernando Turatti, professor de Estratégia e Marketing do Insper e sócio da Lunica Consultoria, afirma que “o lançamento do curso durante a Marketing Week já revela o teor desta pós-graduação, que visa promover a tangibilização entre o conceito e a prática por meio de debates de casos reais”.
Ele afirma que a realização de encontros recorrentes com pessoas relevantes da área é um dos pontos fortes do programa avançado. “Há ainda outros três diferenciais importantes para quem deseja fazer esse curso: a reputação do Insper, que tem um rigor reconhecido pelo mercado; o conteúdo extremamente atualizado, que contempla os impactos da transformação digital; e o foco em data-driven marketing”, afirma.
O professor diz que, em ao menos um terço do curso de 18 meses, haverá um mergulho no marketing orientado por dados, que guia as tomadas de decisão dos profissionais da área e aposta em um viés quantitativo, não mais guiado por fatores subjetivos.
“Não podemos ignorar as transformações do marketing nos últimos anos. Há pouco tempo, o consumidor era mais influenciado pela mensagem da propaganda realizada pelo fabricante. Hoje, esse consumidor está em uma rede e não vive mais uma relação binária com as empresas. Ele é impactado por diversas frentes, como opiniões de outros consumidores, mídias sociais e influencers. A complexidade das relações é muito maior hoje em dia”, avalia.
Para Turatti, o marketing é uma ciência que deve ser precedida de questões quantitativas para a tomada de decisões. “Atualmente, tudo é feito com base em dados. Você pega aspectos como histórico de vendas e posicionamento de concorrentes no mercado e aplica algoritmos que ajudam a conseguir decisões estratégicas em frentes como preço e canal, por exemplo. Não há mais ações apenas por intuição.”
O professor acredita que a nova pós-graduação do Insper é ideal para ajudar o profissional a lidar com essa dinâmica baseada em indicadores. “Tudo muda muito rápido. Por exemplo, há uma omnicanalidade em tempo real: um consumidor que está no corredor do mercado abre o site do concorrente ali mesmo e vê os preços. Ou mesmo a questão do preço dinâmico em determinados mercados a depender da demanda. Como lidar com isso? O curso ajuda nessas estratégias”, afirma.
A carga horária do Programa Avançado em Marketing de Negócios (Advanced Program in Business Marketing) é de 360 horas/aula, ao longo de um ano e meio, divididas em seis módulos trimestrais, todos com aulas presenciais.
No programa do curso, os alunos vão aprender a desenvolver foco orientado para resolução de problemas das organizações. Os participantes também serão capacitados a entender as implicações da tecnologia e o papel estratégico do marketing no processo de transformação digital, além de lidar com as principais ferramentas para coleta, tratamento e análise de dados para a tomada de decisão baseada em dados e evidências mercadológicas.
De acordo com Kallás, a ideia é que ao fim do curso os participantes possam compreender e analisar, de forma crítica, o papel e o impacto das novas tecnologias no marketing e nos negócios e elaborar soluções que possibilitem a criação de valor para os diversos stakeholders de forma ética e sustentável.
Para saber mais sobre o Programa Avançado em Marketing de Negócio, clique aqui.