Combate a fraudes nos pagamentos deve movimentar mais de 100 bilhões de dólares no mundo em 2027
Bernardo Vianna
O mercado global de detecção e prevenção de fraudes no comércio eletrônico alcançou um valor estimado em 34 bilhões de dólares em 2021. Segundo dados reunidos pelo site Statista, é esperado que esse valor continue crescendo ao longo dos próximos anos, podendo ultrapassar a marca de 100 bilhões de dólares até 2027.
Estima-se que, em todo o mundo, as perdas das lojas online decorrentes de fraudes no pagamento tenham alcançado 41 bilhões de dólares em 2022, superando o ano anterior. Esse valor, segundo projeções, deve atingir os 48 bilhões de dólares até o final de 2023.
As restrições de movimento introduzidas em todo o mundo para combater a pandemia da covid-19 levaram a um aumento sem precedentes no comércio eletrônico, abrindo uma janela para fraudadores oportunistas, impacto que foi sentido globalmente. Em 2020, mais de 38% de todos os golpes no mundo foram relacionados a compras online. Em 2021, três quartos dos vendedores online relataram o aumento desses ataques em comparação com o período anterior à crise sanitária. Esse fenômeno, no entanto, afetou cada região de maneira diferente, com a parcela da receita de comércio eletrônico perdida por fraude sendo maior na Ásia e na América Latina naquele ano.
De acordo com os registros recolhidos, o tipo mais comum de fraude de comércio eletrônico é aquele conhecido como “fraude amigável”. Esse tipo de golpe ocorre quando um cliente conscientemente conclui uma compra com seu cartão de débito ou crédito e, em seguida, contesta essa compra junto ao banco para obter um reembolso. Em 2021, quase 40% das lojas online no mundo inteiro relataram ter sofrido esse tipo de ataque.
Conforme as medidas de isolamento social causadas pela pandemia foram se tornando menos rígidas e as pessoas retomaram hábitos de consumo em lojas físicas, também os incidentes de golpes em compras online diminuíram, representando três em cada dez transações de comércio eletrônico de janeiro a junho de 2022.
Perguntados sobre se pretendem modificar a quantidade de dinheiro investida na prevenção de golpes em compras online em 2023, três quartos dos entrevistados expressaram a intenção de aumentar esse orçamento até certo ponto. Em países como Brasil, Austrália e Canadá, mais de 80% dos comércios eletrônicos planejam aumentar seus gastos na prevenção de atividades fraudulentas. Entre os países incluídos no estudo, o México se destacou como aquele com maior expectativa de diminuição dos orçamentos dedicados ao combate a fraudes.