Os principais obstáculos são a falta de confiança e de profissionais habilitados para avaliar e utilizar dados para decisões de negócios
Bernardo Vianna
As organizações que implementam processos de transformação baseados em dados podem aumentar suas chances de sucesso em até 27%, de acordo com um estudo da consultoria francesa Capgemini. A avaliação faz parte da publicação Data Driven Organizations: Boosting change success with data, para a qual foram entrevistados mais de mil profissionais e gerentes de diversas áreas e de todas as regiões do mundo.
Segundo os dados reunidos pela consultoria, um alto nível de maturidade de dados em uma organização pode aumentar em 27% as chances de sucesso em processos de transformação dos negócios. Ao mesmo tempo, contar com lideranças orientadas por dados pode fazer essa variável subir 23%, enquanto a existência, na organização, de uma cultura orientada a dados pode fazer as chances de sucesso crescer 26%.
O estudo avalia que empresas que baseiam suas decisões de gestão em dados também se beneficiam de maior transparência, de maior número de oportunidades de participação e de um melhor senso de controle entre os funcionários.
De acordo com as respostas dos gestores entrevistados, as organizações buscam encontrar, na análise de dados de seus negócios, direções para acelerar a tomada de decisões (44%), ampliar a transparência (42%), avaliar a satisfação dos funcionários (38%), munir-se de argumentos para melhor comunicar decisões aos funcionários e convencê-los (38%) e, entre outros, avaliar comportamentos internos (35%).
O grau de maturidade do letramento em dados das organizações, por outro lado, ainda é um obstáculo: 79% dos funcionários entrevistados admitiram não se sentir totalmente confiantes em relação a suas habilidades com dados. Além disso, apenas 4,8% das empresas se descrevem como maduras em dados, 46% se consideram capacitadas para dados e 45,8% afirmam dominar apenas competências básicas.
De acordo com a publicação da Capgemini, as empresas não estão dispostas a permanecer nesse estado de maturidade de dados. A análise de mais de 48 milhões de anúncios de emprego mostra que os empregadores dão cada vez mais importância ao letramento em dados e à habilidade de analisá-los e de trabalhar a partir dessas análises. Em comparação com o estudo anterior, de 2018, a demanda das empresas por funcionários com tais habilidades cresceu 62%.