Insper recebeu a 2023 CPR International Mediation Competition, que reuniu 18 times da Europa, dos Estados Unidos, da Ásia e da África
Tiago Cordeiro
Dos dias 30 de março a 1º de abril, o International Institute for Conflict Prevention & Resolution (CPR) realizou a edição deste ano do mais importante torneio de mediação do mundo. Pela primeira vez, o Insper foi escolhido para sediar o evento. A íntegra da 2023 CPR International Mediation Competition está disponível no YouTube.
“O evento foi extraordinário. O caso utilizado como base foi considerado muito rico e permitiu uma interação realista e complexa. E o mais importante: propiciou uma experiência pedagógica útil aos estudantes, independentemente do aspecto competitivo”, afirma Caio Farah Rodriguez, professor senior fellow do Insper na área de Direito, bacharel pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela Universidade Harvard e doutor pela USP.
Participaram 18 times da Europa, dos Estados Unidos, da Ásia e da África. A disputa se baseou em um caso fictício entre duas empresas de tecnologia parceiras, que se encontravam em situação de litígio.
As informações essenciais foram divulgadas antes do início da competição, mas, à medida que o evento se aproximava, novos detalhes foram compartilhados pela organização. Um time defendeu um dos lados; o outro advogou a favor da segunda empresa; e um terceiro atuou buscando a conciliação.
Os vencedores foram:
Melhor mediador
1º lugar – Lennox Kirianki – Universidade de Nairobi (Quênia)
2º lugar – Antonia Voit – Universidade de Viena (Áustria)
3º lugar – João Miguel Resende Oliveira – Universidade de São Paulo (Brasil)
Melhor cliente
1º lugar – Teresa Sihler – Universidade de Viena (Áustria)
2º lugar – Kessav Shankar – Escola de Direito Global Jindal (Índia)
3º lugar – Margaret Turchinski – Faculdade de Direito da Universidade Americana de Washington (Estados Unidos)
Melhor Conselho
1º lugar – Kevin Kimi Alexander – Escola de Direito Global Jindal (Índia)
2º lugar – Shashvat Chandra – Universidade Nacional de Direito (Índia)
3º lugar – Lukas Klewein – Universidade de Viena (Áustria)
Melhor negociador
1º lugar – Escola de Direito Global Jindal (Índia)
2º lugar – Universidade de Viena (Áustria)
3º lugar – Universidade Nacional de Direito (Índia)
Melhor trabalho em equipe
1º lugar – Escola de Direito Global Jindal (Índia)
2º lugar – Universidade de Viena (Áustria)
3º lugar – Universidade Nacional de Direito (Índia)
Melhor defesa escrita
1º lugar – Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil)
2º lugar – Faculdade de Direito da Universidade Americana de Washington (Estados Unidos)
3º lugar – Universidade Nacional de Direito (Índia) Escola de Direito da FGV São Paulo (Brasil) e Universidade Federal do Paraná (Brasil)
O professor Rodriguez informa que o Insper já se habilitou para sediar a próxima competição. “As tratativas para receber o evento no ano que vem já estão bem encaminhadas. Altíssima probabilidade. E já poderemos ter grupos de alunos nossos participando; nem precisam ser todos alunos do Direito. Faremos oficinas e treinamentos aos interessados”.
Um grupo de estudantes do Insper, em especial, já está bem posicionado para participar. “Os alunos Pedro Blundi, João Pedro Serafim, Laís Abud, Giovana Vilhena e Marina Angulo atuaram como voluntários e ficaram muito animados em compor um grupo para competir no Brasil e exterior. Foram elogiados pela organização.”