Em parceria com Instituto Unibanco, curso discutiu avaliação de impacto de programas educacionais com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
Michele Loureiro
Toda iniciativa socioambiental — seja uma ação, seja um projeto ou uma intervenção — é planejada e implementada para modificar variáveis de relevância social ou ambiental, como o nível de pobreza, o desemprego ou resultados educacionais. Compreender os resultados das iniciativas é fundamental para identificar as boas práticas e, assim, alavancar os projetos e as políticas públicas.
O Insper oferece regularmente formações com o objetivo de desenvolver o entendimento sobre o que é uma avaliação de impacto, quais as razões para avaliar diferentes iniciativas socioambientais e quais metodologias podem ser utilizadas para avaliar. Além disso, a instituição também realiza cursos pontuais para analisar iniciativas específicas. Um exemplo disso foi o recente curso Avaliação de Impacto de Programas Educacionais, com uma turma específica para os servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
“Realizamos o curso de oito horas, com 38 servidores, a fim de formar lideranças que desejam desenvolver o entendimento sobre os conceitos e as metodologias envolvidas na avaliação de impacto de programas educacionais, bem como sua importância”, diz Laura Muller Machado, professora do Insper que conduziu o curso ao lado de Ricardo Paes de Barros, também docente, com uma abordagem focada no caso do programa Jovem de Futuro, que busca promover a aprendizagem de jovens do Ensino Médio a partir de ações para o fortalecimento da gestão educacional.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais tem firmado com o Instituto Unibanco, desde 2019, uma parceria para implementar o Jovem de Futuro, que é uma tecnologia educacional, certificada pelo MEC, no estado, enquanto estratégia de fortalecimento do Ensino Médio. “Aprofundar o conhecimento sobre avaliação é fundamental para o estado atingir seus objetivos”, diz Laura. Ela explica que essa formação específica teve como foco formar lideranças do setor público para práticas de monitoramento da eficácia, eficiência e efetividade tanto dessa tecnologia educacional quanto de outras ações que visam à melhoria da educação pública.
Neste contexto de avaliação de iniciativas socioambientais, o Insper lança o curso Mensuração de Impacto Social, que terá sua primeira turma em julho, com o objetivo de formar lideranças de terceiro setor, setor público e fundos de investimento de impacto que desejam compreender os conceitos e metodologias envolvidos na avaliação de impacto.
Quando se formam iniciativas para solucionar problemas socioambientais, a avaliação de impacto é usada para verificar se essa finalidade está sendo cumprida. Esse valor é medido, principalmente, por meio de mudanças e transformações da realidade que ocorrem durante ou após a realização de uma ação, podendo ser um desenvolvimento, um crescimento ou a melhoria de uma situação específica.
Em resumo, o método de avaliação de impacto consiste em analisar a eficiência, a relevância, a sustentabilidade e o impacto de um projeto social. Com a avaliação de impacto, é possível quantificar as pessoas que o projeto beneficia, de que forma, em quantas e quais regiões. Além disso, é possível encontrar pontos de melhorias para correção de rota e próximas ações.
Com o curso de curta duração do Insper, de 20 horas, a ideia é que os participantes consigam identificar resultados relevantes para as populações focalizadas pelo projeto e discutir estratégias de estimação do impacto de programas socioambientais em situações práticas, além da viabilidade da aplicação delas.
Ao final do curso Mensuração de Impacto Social, os alunos serão capazes de diferenciar os conceitos de insumo, atividades e resultados, dentro de um contexto de teoria da mudança, além de compreender o conceito de impacto social, como um contraste entre o que irá ocorrer (factual) e o que iria ocorrer caso ação não fosse adotada (contrafactual). Além disso, o programa do curso inclui o conhecimento de estratégias factíveis para mensurar em situações práticas o impacto social e para discutir a viabilidade prática de uma avaliação.
Para se inscrever, é necessário ensino superior completo e sólido raciocínio lógico e analítico. Também é desejável conhecimento básico em estatística. As inscrições podem ser realizadas neste link.