O objetivo do programa, que terá início em maio, é preparar profissionais para uma cobertura qualificada do mercado de compra e venda de valores mobiliários
Michele Loureiro
Nos últimos sete anos, cerca de 90 empresas abriram capital no Brasil na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Apenas em 2021, ano de recorde de aberturas, foram 40 estreias no mercado de capitais. Em contrapartida, em 2022, não houve nenhuma oferta pública inicial de ações (IPO). Justamente para compreender esse universo e as particularidades das finanças dessas companhias, o Insper e o Instituto Veja lançam o curso online Mercado de Capitais e Sistema Financeiro Nacional para Jornalistas.
O programa, com início em maio de 2023, tem como objetivo apresentar os principais conceitos e a dinâmica das operações no mercado de capitais, por meio da discussão de exemplos práticos e casos reais. A ideia é que os profissionais de jornalismo garantam informações e subsídios para realizar uma cobertura qualificada tanto do mercado de capitais quanto das instituições que normatizam, regulamentam e supervisionam esse mercado.
Segundo Ricardo Humberto Rocha, professor de Finanças do Insper, o cronograma do curso visa discutir o mundo das finanças e traduzir o impacto contemporâneo dos mercados de capitais. “É um curso enxuto e relevante para jornalistas que desejam aprimorar sua cobertura. Além de falar de mercados de capitais, vamos abordar questões como cenário econômico internacional, o que impacta o Brasil, quais as principais variáveis de mercado, como se dá o crescimento do PIB, como a taxa de juros afeta a economia e como o Copom realiza o processo de fixação da taxa”, diz Rocha.
O programa também abordará tópicos como as vantagens e desvantagens da abertura de capital, as principais operações de captação de recursos, a importância da governança corporativa, quem são os órgãos reguladores do mercado de capitais e o que vem pela frente em termos de tendências e inovações.
Para Danielle Caldeira, diretora do Instituto Veja, o cenário atual traz grandes desafios ao jornalismo, que precisa ser ágil, aprofundado e baseado na apuração dos fatos. “O Curso Veja de Jornalismo Avançado nasceu com o objetivo de estimular o desenvolvimento da atividade jornalística no Brasil, capacitando jornalistas para a cobertura relevante de temas complexos”, afirma Danielle.
O curso acontecerá a distância e incluirá uma atividade presencial — um jantar com painel de debates que contará com a participação de especialistas renomados no tema. O encontro será uma oportunidade especial de networking com os principais jornalistas e especialistas do país.
Danielle destaca que há patrocinadores parceiros, que viabilizam a oferta de bolsa de 100% aos jornalistas aprovados no processo seletivo. “Escolhemos o Insper como nosso principal parceiro de educação por ser uma das principais referências em ensino do país, que tem garantido a excelência acadêmica e rigor no desenvolvimento dos conteúdos, com alto nível de satisfação dos jornalistas participantes”, afirma Danielle.
O curso sobre mercado de capitais reforça a parceria entre o Insper e o Instituto Veja. No ano passado, já foram realizados os cursos de Finanças Públicas e Gestão Fiscal e de Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono.
“Com essa formação rápida em mercado de capitais, por meio de aulas online bem interativas e que discutirão aspectos concretos, tenho certeza de que vamos atrair ótimos jornalistas dispostos a qualificar o debate público sobre o assunto”, diz Vinícius Barqueiro, coordenador de programas no Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, responsável educacional do projeto.
As inscrições para o curso podem ser feitas até dia 19 de abril pelo site do Insper. Para participar, é necessário ter formação superior completa ou experiência comprovada como jornalista ou como profissional de comunicação.
Outro diferencial no curso é o projeto aplicado. Esta atividade poderá ser feita individualmente ou em grupo com feedback dos docentes. Cada programa tem o seu próprio projeto e permitirá ao participante praticar as ferramentas e os conceitos apresentados durante as aulas síncronas.