Depois de passar pelo Facebook e pelo Google, Reinaldo Freitas, formado em Administração, participa de trajetória de expansão da startup americana VidMob
Quem estudou no Insper há alguns anos pode ter visto um rapaz vendendo palha italiana à base de chocolate e biscoito, feita por ele mesmo, nas avenidas movimentadas próximas à escola, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. Também pode ter experimentado a guloseima em alguns eventos realizados no Insper. O jovem era Reinaldo Freitas, que vendia doces para complementar sua renda na época em que fazia o curso de Administração no Insper.
Nascido na Bahia, Freitas se mudou para São Paulo em 2014. “Venho de uma família humilde e juntei dinheiro para poder vir para São Paulo”, conta. “Meu sonho era estudar no Insper, mas não tinha como pagar a mensalidade. Aí fiquei sabendo que havia a oportunidade de obter uma bolsa de estudos e me inscrevi.”
Deu certo. Freitas conseguiu uma bolsa integral e iniciou o curso de Administração no Insper em 2016. Quatro anos depois, tornou-se a primeira pessoa na família a ter um diploma universitário. “Sempre digo que as pessoas não devem ter medo de sonhar”, diz Freitas. “Há muitas oportunidades que podem mudar a nossa vida. É só ir atrás e não desistir.”
Vale esclarecer que o Programa de Bolsas do Insper foi criado em 2004 com o objetivo de viabilizar o acesso de jovens talentos a uma formação de excelência. As bolsas são concedidas para todos os cursos da graduação: Administração, Economia, Direito, Ciência da Computação e Engenharias. O programa é oferecido em duas modalidades. A primeira é a bolsa de estudo integral, que cobre 100% do valor das matrículas e mensalidades. O valor pago não é restituível, e o candidato deve ter renda familiar mensal por pessoa de até 1,5 salário-mínimo, entre outros requisitos. A outra modalidade é a bolsa de estudo parcial, que cobre de 30% a 80% do valor das matrículas e mensalidades. Nesse caso, o valor é restituível após um ano de formado, e o candidato deve ter renda familiar mensal de até 6 salários-mínimos por pessoa, entre outros requisitos.
No caso de Freitas, ele conta que sua vida mudou ao ter a oportunidade de estudar no Insper com uma bolsa de estudos. Depois de terminar a faculdade, ele começou sua carreira profissional com o pé direito. Em janeiro de 2019, foi convidado a trabalhar na área comercial do Facebook, onde ficou durante dez meses. “Pude aproveitar minha experiência em vendas e o conhecimento que adquiri no Insper”, afirma. No final do mesmo ano, Freitas foi selecionado para integrar a equipe comercial de outro gigante do setor de tecnologia, o Google.
Foram dois anos e meio de uma experiência marcante. Freitas orientava os clientes sobre como conquistar os melhores resultados com marketing digital e outras estratégias para promover o alcance das marcas e as vendas. De novo, a experiência com empreendedorismo contou pontos. “Isso sem falar em toda a bagagem cultural e de conhecimento sobre economia que adquiri durante a faculdade”, lembra.
Como muitos outros alunos do Insper, Freitas deu início a sua trajetória profissional em uma área em ascensão — e em uma das maiores empresas do mundo. A receita da Alphabet, dona do Google, chegou a 282 bilhões de dólares em 2022. “Sempre gostei da área de tecnologia e inovação”, diz Freitas.
Em março do ano passado, Freitas deu um novo passo em sua carreira. Ele aceitou um convite para fazer parte do time da VidMob, uma startup americana especializada em inteligência criativa. A companhia vem recebendo diversos aportes — e segue em plena expansão. No ano passado, a empresa captou 110 milhões de dólares junto a investidores como o ID Fund, Drive by Draftkings, Proof e eGateway.
Pioneira na utilização de inteligência artificial e machine learning para medir o desempenho de publicidade, em texto, vídeo e foto, a startup vem investindo em sua estratégia de expansão internacional e desenvolvimento de produtos.
“Achei muito interessante a possiblidade de poder participar do crescimento de uma startup focada em inovação com presença global e ajudar a construir uma reputação de marca e negócios”, diz Freitas, que exerce o cargo de strategic client associate. “Hoje, cuido de grandes clientes.”
Freitas destaca as habilidades analíticas que desenvolveu no Insper e a capacidade de cumprir tarefas com agilidade, sem perder o foco, como ingredientes fundamentais da construção de sua carreira. O conhecimento em estratégia empresarial e finanças representa outro ponto relevante desenvolvido durante o curso.
Não menos importante, a oportunidade de interagir e conviver com pessoas de diversas origens e níveis socioeconômicos constitui outro ativo essencial, na visão de Freitas. “No Insper, convivi com gente de vários estados e classes sociais e aprendi a navegar por diferentes opiniões e modos de ver a vida. Tudo isso está sendo muito importante para mim, tanto na vida profissional quanto na pessoal”, afirma.