
O professor do Insper foi escolhido por uma das mais respeitadas instituições de econometria aplicada do mundo
Leandro Steiw
O economista Sergio Firpo, professor titular da cátedra Instituto Unibanco do Insper, foi eleito fellow da International Association for Applied Econometrics (IAAE), uma das mais respeitadas instituições de econometria aplicada do mundo. Ele conta que não sabia que seu nome havia sido submetido à eleição. “Fui pego de surpresa”, disse Firpo. A IAAE atua na divulgação de assuntos de econometria e suas aplicações em vários campos da economia. Uma de suas publicações mais conceituadas é o Journal of Applied Econometrics, periódico científico bimestral de alcance mundial.
A IAAE busca reconhecer econometristas por sua excelência em pesquisa. Atualmente, conta com pouco mais de 200 fellows em todo o mundo. Os fellows são eleitos pelos próprios colegas selecionados anteriormente. Um candidato será eleito somente se receber pelo menos 30% dos votos dos fellows ativos.
De acordo com o site da IAAE, para que uma indicação seja considerada, o requisito é que o candidato tenha pelo menos cinco publicações nas principais revistas de econometria ou nas principais revistas gerais de economia e estatística. Espera-se que os artigos publicados em revistas econômicas ou estatísticas gerais contenham trabalho econométrico aplicado significativo.
Neste ano, a entidade escolheu 23 novos fellows. Firpo é o segundo brasileiro da lista (o outro fellow brasileiro é João Victor Issler, professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas).
Firpo já era fellow da Econometric Society e research fellow do Institute for the Study of Labor, da Global Labor Organization e do Center for Evaluation and Development. Neste ano, o economista foi nomeado para o cargo de secretário de Monitoramento e Avaliação para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas, órgão ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento.
PhD em Economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, Firpo pesquisa temas referentes a educação e ensino médio no Brasil e atua também com pesquisa microeconometria, avaliação de políticas, economia do trabalho, economia do desenvolvimento e economia política empírica.