Realizar busca
test

Quais os diferenciais do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper?

Corpo docente premiado, mentoria de carreira e aulas voltadas para a prática são algumas das vantagens do curso

Como bem disse o cientista de dados e professor do Insper, André Filipe M. Batista, a habilidade de trabalhar com dados é hoje tão imprescindível quanto ler e escrever

Ter capacidade analítica é uma demanda quase universal entre todas as carreiras. Numa profissão que lida com informação e comunicação, como o jornalismo, isso não poderia ser diferente.

Por essa razão, profissionais de diversas áreas do jornalismo estão buscando conhecimentos relacionados ao campo da ciência de dados, frequentemente ausentes nas grades curriculares de seus cursos de formação.

O Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper é uma opção interessante e repleta de diferenciais para quem pretende adquirir esses conhecimentos do zero e ainda se tornar um especialista valioso para o mercado,com a vantagem de ser uma pós-graduação lato sensu totalmente online e pensada para que o profissional possa conciliar os estudos com seu trabalho. Veja neste artigo todos os detalhes sobre o master.

10 diferenciais do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper

1. Aprimoramento do currículo

Essa pós-graduação é voltada tanto para recém-formados, que buscam investir em uma área em expansão, quanto para os comunicadores que já estão em um nível pleno ou sênior, já em meio de carreira, que desejam adquirir novos conhecimentos, aprimorar o currículo e se reposicionar no mercado.

Quem cursa um master como este torna-se apto a realizar projetos autônomos e ocupar cargos estratégicos em equipes de comunicação digital em diversas esferas, como: 

  • em organizações de mídia; 
  • organizações sem fins lucrativos; 
  • agências de relações públicas;
  • empresas de tecnologia;
  • e em muitos outros mercados.

Além disso, os pós-graduados podem aplicar as habilidades adquiridas em análise de dados, computação e design em uma ampla variedade de campos, que vão muito além do jornalismo tradicional. Por exemplo:

2. Aulas práticas

Como em todos os cursos do Insper, há uma preocupação muito grande em que os alunos coloquem a mão na massa, aplicando na prática todos os conhecimentos teóricos adquiridos. Os estudantes terminam o master com um portfólio próprio de projetos guiados por dados.

É como diz o cientista de dados e professor do Insper André Filipe M. Batista:

“Este MBA é uma imersão. Desde o primeiro dia, o aluno é desafiado a ver o que existe na área, como ele pode usar dados, e ele é inserido num contexto desafiador, porque a gente traz problemas do mundo real e começa a destrinchar como ele vai usar aquilo que ele teve em sua bagagem de formação, agora com novas ferramentas.”

A grade curricular do master está em linha com as melhores escolas de jornalismo, ciência de dados e design do mundo.

3. Trilha de aprendizado completa

A pós-graduação é formada por duas certificações independentes: em jornalismo de dados e automação e em data storytelling. Cada uma delas tem três trimestres de duração, que somam 490 horas de carga horária total. 

Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido competências para:

  • explorar bases de dados, extrair informações e apurá-las com técnicas investigativas digitais;
  • obter, avaliar consistência, organizar e desenvolver estratégias de análise para extrair insights de grandes bases de dados;
  • conceber e executar produtos guiados por dados e análises estatísticas;
  • desenvolver algoritmos de automação para melhorias em processos de trabalho editorial;
  • idealizar, projetar e prototipar visualizações de dados com foco em tarefas analíticas e comunicacionais;
  • aplicar princípios e boas práticas de UI-UX para desenvolvimento de narrativas e produtos digitais.

Como destaca a professora Natália Mazotte:

“O grande diferencial desse curso é a estrutura curricular que a gente montou, que foi baseada em muita pesquisa do que é o conhecimento de vanguarda em jornalismo de dados hoje no mundo, e também o corpo docente, que é formado por profissionais que têm uma enorme experiência no mercado de jornalismo e de comunicação.”

Infográfico com 10 diferenciais do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper

4. Corpo docente premiado

Os alunos do curso têm aulas com jornalistas de dados premiados e professores dos mais prestigiados programas do Insper.

Entre eles:

  • Barbara Marcolini: mestre em Entrepreneurial Journalism pela City University of New York;
  • Clarissa Xavier: doutora em ciência da computação, especialista em Processamento de Linguagem Natural;
  • Eduardo Cuducos: desenvolvedor na Shopify, cofundador da Operação Serenata de Amor e doutor em sociologia pela Universidade de Essex;
  • Natália Mazotte: mestre em Comunicação pela UFRJ e cofundadora da Escola de Dados;
  • Vinicius Sueiro: mestrando em design de interação na Universidade de Malmö e designer pela USP;
  • Adriano Borges Costa: doutor em Política Pública pela FGV. Pesquisador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

O coordenador do MBA é o Pedro Burgos, que também tem um vasto currículo na área:

“Formado em jornalismo pela UnB e mestre em Jornalismo Social pela City University of New York. Antes de chegar ao Insper, foi por dois anos Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), onde desenvolveu um projeto de medição do impacto do jornalismo (Impacto.jor), com apoio do Google News Initiative. Além do trabalho no Insper, é atualmente conselheiro da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). Como jornalista, passou por veículos como Superinteressante, Jornal do Brasil, Gizmodo Brasil, The Marshall Project, entre outros. Mais recente, como programador, desenvolveu projetos de automação do combate à desinformação para a agência de checagem Aos Fatos e o First Draft (EUA). É autor do livro “Conecte-se ao Que Importa – Manual da Vida Digital Saudável (2014).”

5. Mentoria de carreira

Como todos os alunos do Insper, os pós-graduandos do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling recebem orientação sobre vagas para se inserirem em novos mercados.

  • O time multidisciplinar Multi Insper oferece aconselhamento sobre diversos assuntos, desde a adaptação à escola, passando por saúde e bem-estar, otimização dos estudos, atendimento aos familiares etc.
  • O Núcleo de Carreiras ajuda na orientação profissional e no networking e funciona como uma ponte para oportunidades no mercado de trabalho.

6. Desenvolvimento de habilidades de liderança

O master incentiva os profissionais a irem além do básico, preparando-se para produzir projetos guiados por dados que entregam valor para diferentes indústrias.

Além disso, os alunos adquirem habilidades de liderança, aprendendo, por exemplo, a coordenar investigações jornalísticas e criar ferramentas de automação e narrativas visuais de alta complexidade.

7. Excelência de ensino reconhecida mundialmente

O Insper tem excelência de ensino e pesquisa reconhecida por certificações de importância internacional. Entre elas:

  • Certificação da AACSB, Association to Advance Collegiate Schools of Business, a principal associação certificadora de escolas de negócios no mundo. Menos de 5% das escolas de negócios do mundo possuem o selo.
  • Acreditação da Amba – Association of MBAs, que é a associação certificadora inglesa que credencia programas de MBA de forma global. O Insper tem seus programas de MBA Executivo certificados entre 167 programas de 72 diferentes países. No Brasil existem apenas cinco instituições certificadas e o Insper é uma delas.
  • Acreditação Equis, uma certificação internacional emitida pela European Foundation. O selo de qualidade é concedido às escolas que cumprem um padrão de excelência global. O Insper então passou a pertencer ao seleto grupo de escolas de negócios do mundo (menos de 1%) que possuem a Triple Crown (AMBA + AACSB + EQUIS).
  • Os cursos do Insper de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e de Computação possuem selo de qualidade concedido pela Comissão de Acreditação de Engenharia (Engineering Accreditation Commission) da ABET – acreditação atesta os programas universitários de ensino em ciências aplicadas e naturais, computação, engenharia e tecnologia de engenharia que atendem aos padrões exigidos para formar profissionais preparados para ingressar em áreas técnicas inovadoras e inseridas em tecnologias emergentes.

O instituto de pesquisa é signatário do “Principles for Responsible Management Education” (PRME), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) junto às escolas de negócios no mundo, que tem como missão promover a sustentabilidade empresarial e a responsabilidade social.

O Insper também recebeu diversos outros reconhecimentos na área da educação e da pesquisa. Seus cursos foram contemplados, por dez anos consecutivos, no ranking internacional do jornal Financial Times, que seleciona os melhores cursos de educação executiva do mundo, ao lado de outras instituições renomadas, como Harvard e Stanford.

8. Parcerias com universidades ao redor do planeta

Por ser reconhecido internacionalmente, o Insper tem parcerias com mais de 100 universidades ao redor do mundo. Seus alunos, tanto de graduação quanto de pós, podem fazer intercâmbio, dupla titulação e cursar programas de extensão em universidades renomadas em diversos países, como a Columbia University, London School of Economics, Universidade do Porto e várias outras.

9. Inclusão e acessibilidade

O Insper tem grande preocupação com acessibilidade e inclusão. Todo o campus é certificado pela ABNT e está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade. Além disso, preza pela acessibilidade digital, pedagógica e atitudinal.

Pensando na inclusão econômica dos jovens talentos, o Insper possui um programa de bolsas de estudo que já beneficiou centenas de pessoas, com bolsas parciais ou integrais.

10. Estrutura física diferenciada

Para aprimorar o conhecimento técnico e prático dos alunos, o Insper possui diversos laboratórios. A biblioteca tem acervo físico com mais de 30 mil obras e digital com mais de 11 mil, além de acessos a artigos científicos, periódicos e revistas especializadas.

Como funciona o Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper?

As aulas do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper são todas online

Antes de mais nada, esta pós-graduação é totalmente online, com aulas durante a semana, sendo algumas assíncronas, ou seja, com conteúdos que o aluno pode acessar no horário que preferir.

Todas as atividades das certificações foram pensadas para que o aluno consiga conciliar sua rotina de trabalho com os estudos.

Saiba mais sobre o curso a seguir:

Carga horária e dupla certificação

O Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling tem carga horária total de 490 horas, divididas em duas certificações com três trimestres de duração cada.

  • Certificação em Jornalismo de Dados e Automação: são 240 horas síncronas divididas entre oito disciplinas, com aulas e seminários, e 20 horas dedicadas ao projeto final do curso. As disciplinas incluem tópicos como pensamento computacional, análise de dados, transparência e ética no uso de dados, automação e machine learning, e mineração de dados.
  • Certificação em Data Storytelling: são 210 horas de duração divididas entre sete disciplinas e 20 horas para o desenvolvimento do projeto final. Nesta certificação, o aluno aprende sobre design de informação, desenvolvimento de aplicativos e programação web (HTML, CSS e JavaScript), narrativas imersivas e, claro, visualização de dados.

As duas certificações oferecidas são independentes, sendo possível cursá-las em momentos distintos. Depois que o aluno conclui ambas, ele recebe o diploma de pós-graduação lato sensu validado pelo MEC.

Dias e horários das aulas

Além das aulas síncronas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 22h30, o curso inclui uma programação assíncrona com vídeos e outros conteúdos para aprofundamento, além de exercícios semanais. 

A estimativa é de uma dedicação de 10 a 15 horas semanais de estudos, além das aulas síncronas.

Disciplinas

Certificação em Jornalismo de dados e automação

1º trimestre

  • Fundamentos e ética do Jornalismo de Dados (30h)
  • Análise exploratória de dados I: Estatística descritiva (30h)
  • Investigações guiadas por dados (30h)

2º trimestre

  • Pensamento Computacional (30h)
  • Análise exploratória de dados II: Pandas e Estatística inferencial (30h)
  • Mineração e análise de dados de redes, textos e imagens

3º trimestre

  • Algoritmos de automação (30h)
  • Machine learning para comunicadores (30h)
  • Projeto Final (20h)

Certificação em Data storytelling

1º trimestre

  • Dataviz Studio I (30h)
  • Programação Web (30h)
  • Gerência de Produtos Digitais (30h)

2º trimestre

  • Datavis Studio II (30h)
  • Desenvolvimento de aplicativos web (30h)
  • Geojornalismo (30h)

3º trimestre

  • Narrativas imersivas e tecnologias emergentes (30h)
  • Projeto final (20h)

A quem se destina o curso

O master é voltado para profissionais de comunicação e áreas correlatas que buscam se especializar desenvolvendo habilidades de programação, estatística e narrativas guiadas por dados, cada vez mais demandadas pelo mercado de trabalho.

Pré-requisitos

Como todo curso de pós-graduação, é preciso que o aluno tenha concluído a graduação.

Mas não é necessário ter experiência com dados ou programação para se inscrever no programa.

Os participantes serão avaliados ao longo da seleção e terão indicações de exercícios e leituras sobre Jornalismo de Dados para nivelar os conhecimentos básicos necessários para acompanhar as disciplinas obrigatórias.

Banner Campanha MJD

Ficou interessado em se inscrever nesse curso? Acesse a página do Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling do Insper para participar do processo seletivo para a próxima turma!

Quer saber mais a respeito de jornalismo de dados antes de se inscrever? Então, salve o link acima e leia estes outros artigos que preparamos:

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade