Se você já possui conhecimentos, habilidades e atitudes que o capacitam para atuar em determinada área ou função, pode-se dizer que você possui competência para tal. Quando uma instituição de ensino afere essa competência e declara que você tem expertise naquilo, ela pode emitir uma certificação.
É isso o que o Insper faz, por meio de seis certificações. Quem passa por elas pode ter aulas com alguns dos melhores professores do país, em uma instituição diferenciada, com estrutura de qualidade e reconhecimento internacional, ao longo de um prazo relativamente curto, de seis a nove meses.
Neste artigo, vamos detalhar melhor quais são as certificações oferecidas pelo Insper.
Afinal, quais são as certificações oferecidas pelo Insper?
O Insper oferece um total de seis certificações, de áreas bastante diversas:
- Empreendedorismo e Inovação;
- Gestão de Marketing;
- Gestão de Projetos;
- Liderança e Gestão de Equipes;
- Análise de Dados;
- Business Excellence.
O que todas têm em comum é a duração de seis a nove meses, com aulas duas vezes por semana, à noite, permitindo conciliar o aprendizado com a jornada de trabalho.
Além disso, todas oferecem uma certificação complementar de 36 horas/aula com a temática Teamwork (Atuação em equipe), ao realizar uma primeira certificação, e Agile Teams (equipes ágeis), numa segunda vez.
Apesar de terem média duração, são cursos que permitem um aprofundamento no assunto, com professores reconhecidos no mercado de trabalho e muitas disciplinas voltadas para projetos práticos.
O aluno conclui a certificação efetivamente sabendo colocar a “mão na massa”, seja como gestor de marketing ou projetos, seja como analista de dados ou líder empreendedor.

Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:
Empreendedorismo e Inovação
Empreendedorismo e Inovação: a certificação é dividida em dois módulos. O primeiro (“Partida”) vai capacitar os alunos para:
- propor e desenvolver ideias de novos negócios ou inovações em negócios já existentes;
- aplicar conceitos de estratégia, empreendedorismo e inovação ao desenvolvimento de ideias de novos negócios e inovações;
- pensar em oportunidades de geração de valor financeiro, social e cultural, a partir de necessidades reais de pessoas e organizações;
- definir mercados potenciais e proposta de valor;
- desenhar modelos de negócios e testes de hipótese;
- utilizar tecnologias do ecossistema Insper para criar protótipos (MVP);
- elaborar pitch deck e apresentar para stakeholders.
Os alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo módulo (“Aceleração”), que vai capacitar para:
- desenhar segmentação de mercados potenciais e priorizar nicho de ataque;
- realizar entrevistas com clientes potenciais e mapear tarefas, jornadas e dores;
- desenvolver testes de hipótese, experimentos e estratégias de pivotagem;
- utilizar tecnologias do ecossistema Insper para criar protótipos (MVP), fazer experimentos e validar hipóteses sobre ideias de novos negócios e inovações;
- compreender a aplicação de métricas e indicadores, como custo de aquisição de clientes e life-time value;
- avaliar ideias e modelos de negócios com foco em escalabilidade, viabilidade técnica e viabilidade financeira;
- identificar alternativas de fundraising adequadas aos diferentes estágios do processo empreendedor.
Gestão de Marketing
Gestão de Marketing: a certificação é dividida em dois módulos. O primeiro (“Análise de Marketing”) vai capacitar os alunos para:
- identificar as principais oportunidades durante a coleta de informações e o trabalho de inteligência de mercado, de acordo com a estratégia empresarial;
- fazer a gestão dos indicadores de performance e retroalimentação para gestão estratégica da organização;
- desenvolver o planejamento estratégico de marketing para uma empresa real, utilizando a estrutura da escola, como o Hub de Inovação, o Centro de Empreendedorismo e o Laboratório de Ciências da Computação do Insper;
- definir as transformações necessárias para a competitividade, a eficiência e a evolução dos negócios, a partir de análises das bases de dados e digitalização de processos digitais que geram valor para os clientes
- analisar o contexto tecnológico e digital no qual a empresa está inserida e propor soluções para acelerar a transformação digital com objetivo de melhoria da eficiência e de uma melhor experiência dos clientes e consumidores
Os alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo (“Execução de Marketing e Excelência”), que vai capacitar para:
- materializar produtos, serviços, canais de vendas, comunicação e distribuição das ambições estratégicas da organização;
- definir os meios pelos quais a equipe responsável fará a entrega de valor a clientes e consumidores, garantindo o Go-to-Market ideal;
- desenvolver indicadores de desempenho para o acompanhamento da implementação do plano e a alimentação para painéis de gestão táticos e estratégicos;
- implementar o plano desenvolvido no módulo anterior da empresa real que foi definida como objeto de estudo.
Gestão de Projetos
Gestão de Projetos: a certificação é dividida em dois módulos. O primeiro (“Proposição de Valor/ Preparação para Mudança”) capacitará os alunos para elaborar propostas de projeto, técnica e economicamente viáveis, alinhadas à estratégia da organização, que demonstrem de forma clara o cliente como foco, a entrega de valor para o negócio e o planejamento de ações para envolver e preparar as diferentes partes interessadas para as mudanças necessárias à implantação do projeto.
Os alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo (“Entrega do projeto – Ágil | Clássico | Híbrido”), em que serão capacitados para a identificação e o emprego de técnicas de planejamento, execução e acompanhamento (ágeis, clássicas ou híbridas) compatíveis com o contexto do projeto e a cultura da organização, de forma a se alcançar os objetivos e os benefícios propostos.
No módulo, serão trabalhados os modelos tradicional e ágil de gestão de projetos, discutidas as condições para sua aplicação e a possibilidade de criação de um modelo híbrido, combinando diferentes abordagens. E esse é um grande diferencial de um bom gestor de projetos: dominar diferentes técnicas e ferramentas e saber combiná-las para a entrega dos melhores resultados.
Liderança e Gestão de Equipes
Liderança e Gestão de Equipes: a certificação é dividida em dois módulos. O primeiro (“Desenvolvendo Equipe”) capacitará os alunos para:
- elaborar um plano de desenvolvimento individual visando autoconsciência e desenvolvimento de suas capacidades relacionais;
- desenvolver um senso de time direcionado à performance sustentada e diferenciada;
- comunicar-se com qualidade no direcionamento e contextualização da equipe;
- liderar equipes em decisões, criação e resolução de problemas empregando dinâmicas adequadas à maturidade da equipe;
- superar desafios incertos por meio de processos inovadores e decisórios, considerando aspectos culturais essenciais ao negócio;
- desenvolver membros da equipe para colaboração e liderança.
Alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo (“Equipe Eficaz”), que vai capacitar para:
- compreender a relação entre atração de profissionais e satisfação no trabalho;
- selecionar incentivos de diferentes naturezas para alavancar desempenho profissional;
- propor alternativas para aprimoramento de processo de atração e retenção de profissionais;
- gerar engajamento no trabalho e mitigar intenção de deixar a empresa.
Análise de Dados
Análise de Dados: a certificação é dividida em dois módulos. O primeiro (“Transformando Negócios com Dados”) vai capacitar os alunos para:
- desdobrar uma estratégia de dados definida em ações integradas aos processos de transformação dos negócios;
- especificar requisitos e conduzir projetos orientados a dados alinhados ao objetivo do negócio;
- usar os dados como oportunidades de solução de problemas de negócio;
- participar de forma ativa na seleção de modelos preditivos, discutindo aplicações e avaliando o emprego deles em cenários de negócio.
Os alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo (“Crescimento direcionado por dados”), que vai capacitar para avaliar a incorporação de data analytics em processos de transformação organizacional voltados para o incremento de seus resultados, suportando processos decisórios de implantação.
Business Excellence
Business Excellence é uma certificação dividida em três módulos.
- Creating: no primeiro, o objetivo é preparar o aluno para analisar as vantagens competitivas, ler tendências, avaliar cenários macroeconômicos e características setoriais, além de criar estratégias ou modelos de negócios inovadores para o futuro das organizações. O foco será em Estratégia, Economia e Avaliação de Investimentos.
- Acting: no segundo módulo, o aluno se prepara para entender o cenário e agir. Com foco em Contabilidade, Operações, Marketing e Finanças, a proposta é desenvolver um plano de marketing e operações para guiar a execução da estratégia, alinhando esse ramo de conhecimentos ao das finanças corporativas, abrangendo a complexidade e a qualidade da tomada de decisão.
- Impacting: o último módulo da certificação desenvolve habilidades e conhecimentos para a avaliação de desempenho dos negócios. Com ênfase em Pensamento Crítico, Tecnologia, Dados, Finanças e Pensamento Computacional, o aluno se qualifica para implementar e gerir OKRs e automatizar a geração de informações de análise de performance, comparando e avaliando investimentos nas iniciativas organizacionais.

Escolha uma das seis certificações do Insper e diferencie-se no mercado de trabalho! Para saber mais sobre o processo seletivo, acesse a página das Certificações do Insper.
Leia também: