Em dezembro, o Hub participou do encerramento das disciplinas do REP (Resolução Eficaz de Problemas, foto acima) e do PFE (Projeto Final de Engenharia). Os eventos marcaram não somente o fim do ciclo de projetos no ano, como também celebraram o sucesso e a dedicação dos alunos. A prospecção para o primeiro semestre de 2024 está em pleno andamento, com 28 projetos já recebidos. O comitê acadêmico se prepara para iniciar a análise e a validação das propostas promissoras.
No mês de novembro, foram realizadas as bancas finais dos projetos acadêmicos do segundo semestre de 2023. Em parceria com empresas como Grupo Boticário, J&T Express e Minerva Foods, o Hub acompanhou as apresentações dos alunos. Foi. iniciado o ciclo de avaliações para medir a satisfação de mentores, alunos e parceiros, enquanto os projetos do 1º semestre de 2023 estão em implementação.
Em 10 de novembro, o Hub promoveu o Insper Day em colaboração com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis (Secovi-SP). Participaram do evento representantes de imobiliárias, da construção civil, incorporadoras, engenheiros e arquitetos. Durante o encontro, foram apresentadas iniciativas do Hub em projetos acadêmicos, pesquisa e desenvolvimento. Também foi realizado um tour pelos laboratórios de engenharia, computação e inovação. Discutiu-se a oportunidade de envolvimento em eventos, desafios e hackathons. Empresas interessadas em parcerias com o Hub podem agendar uma conversa por meio do link Agende uma conversa.
Em 29 de novembro, o Consórcio de Inovação em Saúde do Insper com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o InovaHC do Hospital das Clínicas lançou o Centro de Ciência para a Longevidade. Durante o evento foi anunciada a criação da Aceleradora de Startups de Longevidade. O programa de aceleração incluirá uma etapa inicial de três meses de consultoria para definições de OKRs (Objectives and Key Results) das startups, seguida por seis mentorias coletivas de negócios. Essas mentorias serão conduzidas remotamente a cada 15 dias, enquanto as reuniões para a etapa de consultoria acontecerão mensalmente. O projeto também oferecerá oportunidades adicionais e conexões sob demanda, gerenciadas pelo PMO (Project Management Office) do Hub.
O DemoDay da aceleradora FOKS, realizado em 17 de novembro no Hub de Inovação e Empreendedorismo do Insper, apresentou as startups mais inovadoras do mercado formadas no ecossistema da instituição. Nessa etapa, as startups RECRUT.AI, Surfs’Up Club e Ana Health concluíram o ciclo de aceleração, mostrando suas soluções criativas.
O Hub marcou presença no DeepCamp, onde participou de uma mesa de discussões sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo. O evento, voltado para pesquisadores e startups científicas em estágios iniciais, foi uma oportunidade para estabelecer conexões, debater melhores práticas e mostrar o papel do Insper como um ator importante no cenário de inovação.
O Hub Insper participou da 10ª edição da CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), promovida pela Associação Brasileira de Startups. Foi a primeira vez que o Hub instalou um estande em grandes eventos, com o objetivo de apresentar sua atuação e fornecer informações sobre os cursos oferecidos. Durante o evento, o coordenador executivo do Hub, Rodrigo Amantea, e a alumna Fernanda Nascimento compartilharam insights em uma palestra sobre o tema “Human Skills para Empreendedores”.
O Projeto Inova Braskem II, em parceria com a empresa petroquímica, teve sua finalização marcada pela ida de uma equipe do Hub ao polo de Triunfo, no Rio Grande do Sul, para uma apresentação aos patrocinadores do projeto. Os resultados foram elogiados não apenas pelo avanço nas pesquisas e desenvolvimento na área de manufatura aditiva, mas também pelo impacto positivo na formação dos alunos. Os depoimentos de Dillan Passos Bernardes, pesquisador da Braskem, do professor Alex Bottene, do Insper, e de Alexandre da Luz, advanced materials & 3D printing manager da Braskem, mostraram a relevância e o sucesso dessa parceria tripartite envolvendo a empresa, a instituição de ensino e o Hub de Inovação.
A 12ª edição da Roda de Conversa do Women in Tech, promovida em parceria com o Centro de Gestão e Políticas Públicas, teve Vivian Satiro, pesquisadora e coordenadora executiva do Observatório de Liderança da Gestão Pública, como convidada especial. O evento se integrou ao momento de confraternização do curso sobre Mulheres Líderes na Arena Pública.
Em colaboração com o movimento Open the Doors, o Hub de Inovação do Insper apoiou a 3ª edição do evento Upload!, que buscou mostrar a importância de assegurar a equidade de gênero no ecossistema de inovação. O evento contou com a participação do programa Women in Tech e evidenciou o compromisso do Insper com a promoção da diversidade e inclusão no campo da tecnologia.