Realizar busca
test

Encerramento do REP evidencia protagonismo de alunos do Insper na solução de problemas reais

Estudantes do 6º semestre de Administração foram reconhecidos por projetos desenvolvidos ao longo do último semestre

Estudantes do 6º semestre de Administração foram reconhecidos por projetos desenvolvidos ao longo do último semestre

 

João Barbosa

 

O Insper realizou, nesta quinta-feira (14), o encerramento da disciplina Resolução Eficaz de Problemas (REP) do segundo semestre de 2023. Estudantes do 6º semestre do curso de Administração foram premiados pelos trabalhos desenvolvidos na disciplina, que tem como principal objetivo mesclar o lado acadêmico com temas relevantes e dilemas do mundo real.

Ana Diniz, coordenadora do curso de Administração do Insper, relata como a vivência ao longo do semestre auxilia os estudantes no mercado de trabalho. “O REP é uma disciplina inovadora oferecida para os alunos e alunas de Administração do Insper. Ele ocorre no 6º semestre com o objetivo de que os alunos produzam respostas para problemas reais enfrentados pelas organizações e assim consigam contribuir para ampliar o valor dessas organizações, ao mesmo tempo que aprendem importante conceitos e técnicas da área de operações.”

Ao longo do semestre, 131 alunos se dividiram em 29 grupos para desenvolver soluções para diversas empresas parceiras do Insper. Os estudantes tiveram o auxílio de mentores na tomada das melhores decisões.

“Os mentores são consultores ou executivos, pessoas experientes, que já têm um background grande de projetos. Nesta edição do REP, 28 mentores ajudaram os alunos a terem um olhar mais prático para resolver problemas complexos das empresas, desenvolvendo habilidades e competências importantes para o mercado de trabalho”, explica Carolina Fouad Kamhawy, coordenadora executiva do REP e gerente de inovação do Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha.

Todo o conhecimento adquirido pelos estudantes no REP faz com que eles larguem na frente na busca de uma oportunidade de trabalho. “Durante toda a experiência do REP, os alunos têm contato com as empresas e os seus problemas. Essa é uma realidade que eles vão enfrentar nos estágios e futuros empregos. 80% dos alunos que concluíram o REP neste ano já estão com um estágio fechado ou até mesmo em um emprego”, diz Flavia Piazza, ex-coordenadora do curso de Administração e que liderou o projeto no início do segundo semestre deste ano.

 

Premiações

Foram premiados os cinco projetos que obtiveram as melhores notas, em uma avaliação conjunta da banca de professores e mentores. “A avaliação dos grupos é feita em cinco etapas: as notas das bancas (intermediária e final), uma prova sobre o método utilizado na disciplina e outras duas notas dadas pelos mentores, envolvendo um relatório e uma avaliação individual de cada aluno”, explica Fábio Tescari, professor responsável pela avaliação dos projetos.

O grande vencedor foi o grupo integrado por David Solomon Plese Waitzberg, Gabriela Ji Soo Yuh, Isabelle Bogari Akl, Juliana Shiba Ohara e Vinicius Augusto Salvetti Areco Chaves. A equipe analisou um problema identificado na empresa Saint-Gobain. “Nosso desafio era trazer soluções para a perda financeira atrelada às horas extras dos colaboradores. O grande problema foi entender a rotina e a operação de uma fábrica. Para tentar resolver isso, uma das soluções propostas pelo grupo foi a implementação de novas ações disciplinares por parte da empresa”, explica Gabriela.

Outras duas premiações entregues na cerimônia foram o Green Belt e o Yellow Belt, concedidas aos estudantes com média final na disciplina acima de 7. O aluno Lucas Cabrera, um dos reconhecidos da noite, relata que o desafio encontrado por ele e seu grupo envolvia o processo de tomada de decisões da empresa analisada. “Para resolver o desafio sugerimos, por exemplo, a revisão da tomada de decisão, passando da matriz para a vivência dos vendedores, criando metas mais justas”, conta.

 

Números do REP

Já se passaram 12 anos desde o início do REP, no segundo semestre de 2011. De lá pra cá, 3.032 alunos participaram de 628 projetos. Foram auxiliados por 199 mentores em 198 empresas.

Veja, abaixo, a relação dos melhores projetos do segundo semestre de 2023:

 

1º lugar

Empresa: Saint-Gobain Canalização

Mentor: Ana Paula Hornos

Alunos: David Salomon Plese Waitzberg, Gabriela Ji Soo Yuh, Isabelle Bogari Akl, Juliana Shiba Ohara, Vinicius Augusto Salvetti Areco Chaves

 

2º lugar

Empresa: EMS

Mentor: Isabel Vasconcellos

Alunos: Alice Maria Basile Branco, Ana Beatriz Santana, Bruno Mezzarano Faria Buschinelli, Isabela Vinocur Kocinas, Marcello Tadeu Sandes da Costa e Roger Caffagni Sant’Anna Sergio

 

3º lugar

Empresa: Hospital Santa Catarina

Mentor: Maria Theresa Vilela

Alunos: João Luca França Campos, José Vitor Caobianco, Maria Fernanda Chaves Guerra, Maria Luiza Chaves Rufino Ferreira e Murilo Fernando Canedo Costa

 

4º lugar

Empresa: J&T Express

Mentor: Eduardo Sá Freire

Alunos: Augusto de Marchi Benassi, Gabriel Fernandes Vieira de Farias, Gabriel Melo Marques de Carvalho, Maria Eduarda Giorgi Miranda e Maria Fernanda Pizarro Carvalho

 

5º lugar

Empresa: Saint-Gobain CSC

Mentor: Ulisses Viveiros

Alunos: Eric Camargo de Araujo, Jean Luc Besson, Lucas Brinkmann Steinhoff, Lucas Sales de Oliveira e Manuela Kfouri

 

Empresas participantes:

Better Dr!nks

Braskem

Castrol

Copa Energia

EMS

Edenred

GPA

Grupo Boticário

Hospital Santa Catarina

J&T Express

Minerva Foods

Rockwell Automation

Saint-Gobain Canalização

Saint-Gobain

SBA

Sertrading

Sipcam Nichino

Telhanorte

Tegra Incorporadora

Ultra

XP Investimentos

 

Confira a galeria de fotos do encerramento do REP do segundo semestre de 2023!

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade