Realizar busca
test

Empreendedorismo e Inovação: vantagens de uma certificação nessas áreas

Curso de média duração ajuda profissionais que querem iniciar seus próprios negócios e chama a atenção do mercado

Uma certificação em empreendedorismo e inovação é o caminho mais curto para quem deseja adquirir habilidades únicas para montar um negócio do zero ou para chamar a atenção do mercado de trabalho com sua capacidade de inovar processos, produtos, serviços ou ideias.

Esse curso de média duração, inclusive, pede menor investimento de tempo e de dinheiro se comparado a uma pós-graduação.

Uma certificação em empreendedorismo e inovação prepara o profissional para:

  • seleção de mercado-alvo;
  • mapeamento e seleção de oportunidades latentes ou explícitas de stakeholders;
  • resolução de problemas – desenvolvimento de solução para problemas do negócio;
  • comunicação – argumentação e retórica para defender elementos da proposta de valor;
  • identificação dos objetivos e das necessidades do negócio;
  • formalização de processos para solução de problemas do negócio.

Trata-se de um curso fundamental para quem deseja empreender, iniciando uma empresa do zero, ou para aquele profissional que atua em uma organização e quer inovar, seja por meio do desenvolvimento de novos processos, produtos ou ideias de negócios.

Confira, neste artigo, as principais vantagens de fazer essa certificação.

Uma certificação em empreendedorismo e inovação traz quais vantagens?

1. Conhecimento estratégico

A capacidade de inovar é uma das mais requisitadas no mundo dos negócios. Trata-se de um conhecimento estratégico que pode ser aprendido e que envolve, entre outras habilidades, a compreensão de métricas e indicadores e o uso de tecnologias para criação de protótipos e testes de novas ideias.

Uma certificação em inovação qualifica profissionais de diversas áreas, com perfis e formações diferentes, em uma competência útil e valorizada no mercado de trabalho: a capacidade de olhar além e buscar mudanças que tragam benefícios e alavanquem os negócios.

2. Atenção do mercado

Quantos profissionais você conhece que realmente são capazes de inovar? E quantos desses têm essa capacidade testada e atestada por uma instituição de ensino superior?

Possuir uma certificação que diga que você tem competência em empreender e em inovar é um diferencial no mercado de trabalho, que certamente abre oportunidades profissionais como poucos outros cursos são capazes de fazer.

3. Atrair novos negócios

Uma certificação em inovação prepara o aluno para definir mercados potenciais, desenhar modelos de negócios novos e priorizar nichos de ataque, dentre outras habilidades essenciais para atrair novos negócios ou expandir o rol de clientes.

Essa é a base e um dos principais objetivos de uma boa certificação.

4. Relacionamento

Durante a certificação em empreendedorismo e inovação, os alunos têm contato com outros estudantes que, assim como eles, são profissionais em busca de crescimento na carreira.

Criar um networking com essas pessoas abre o leque de oportunidades para migrar de função ou cavar novas possibilidades, mais promissoras, na carreira.

Como é a certificação em inovação do Insper?

O Insper possui uma certificação em Empreendedorismo e Inovação, dividida em dois módulos. O primeiro (“Partida”) vai capacitar os alunos para:

  • propor e desenvolver ideias de novos negócios ou inovações em negócios já existentes;
  • aplicar conceitos de estratégia, empreendedorismo e inovação ao desenvolvimento de ideias de novos negócios;
  • pensar em oportunidades de geração de valor financeiro, social e cultural, a partir de necessidades reais de pessoas e organizações;
  • definir mercados potenciais e proposta de valor;
  • desenhar modelos de negócios e testes de hipótese;
  • utilizar tecnologias do ecossistema Insper para criar protótipos (MVP);
  • elaborar pitch deck e apresentar para stakeholders.

Os alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo (“Aceleração”), que vai capacitar para:

  • desenhar segmentação de mercados potenciais e priorizar nicho de ataque;
  • realizar entrevistas com clientes potenciais e mapear tarefas, jornadas e dores;
  • desenvolver testes de hipótese, experimentos e estratégias de pivotagem;
  • utilizar tecnologias do ecossistema Insper para criar protótipos (MVP), fazer experimentos e validar hipóteses sobre ideias de novos negócios e inovações;
  • compreender a aplicação de métricas e indicadores, como custo de aquisição de clientes e life-time value;
  • avaliar ideias e modelos de negócios com foco em escalabilidade e viabilidades técnica e financeira;
  • identificar alternativas de fundraising adequadas aos diferentes estágios do processo empreendedor.

Banner CTA Certificações

Ficou interessado em fazer uma certificação em Empreendedorismo e Inovação? Conheça o programa oferecido pelo Insper!

Leia também:

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade