Secretários, subsecretários e diretores executivos participaram do Programa Executivo em Inovação e Articulação Política
Leandro Steiw
Representantes do alto escalão do governo do estado de Goiás participaram do Programa Executivo em Inovação e Articulação Política, do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper, entre 27 e 29 de novembro. A atividade faz parte do projeto LiderAção, do governo goiano. Para promover ações de desenvolvimento de lideranças para os servidores públicos, a Secretaria de Administração firmou parceria com o CGPP e a Fundação Lemann.
A primeira turma foi constituida por secretários, subsecretários e diretores executivos. Professor-líder da trilha de inovação no setor público do Insper, Manuel Bonduki diz que o curso discutiu a importância de governos estaduais terem um portfólio de projetos de inovação, antecipando tendências (como usos da inteligência artificial no governo) e dirigidos à melhoria contínua. Ao mesmo tempo, permitir tanto a inovação de baixo pra cima, a partir da experiência dos servidores, quanto a direcionada com base nas metas das lideranças do governo.
Nesse contexto insere-se o debate sobre articulação política, conduzido pela professora Patrícia Tavares. “A inovação está relacionada intrinsecamente à transformação e, para transformar, é necessário mobilizar os atores com o poder”, explica Bonduki. “É preciso conseguir ler o ambiente e entender como aquelas transformações são vistas pelos vários atores. É fundamental entender aonde se quer chegar e como se chega a esse lugar de transformação a partir da discussão sobre dinâmicas de poder.”
Bonduki destaca a contribuição da professora Allyne Andrade e Silva no tema de interseccionalidade e inovação. O valor público da inovação também passa pela questão de compreender como grupos específicos na população são afetados de forma particularmente relevante pelas políticas públicas, comenta Bonduki.
A acolhida da primeira turma aumentou a expectativa nos resultados da imersão. “Estamos bem confiantes no programa como um todo e nos próximos passos que deverão ser dados ao longo de 2024”, diz Vinícius Barqueiro, coordenador de educação executiva no CGPP do Insper. “Nossa missão é transformar a gestão pública brasileira, por isso é uma grande responsabilidade fazer parte desse programa e dialogar e aprender com a gestão pública de Goiás, contribuindo também para que o estado desenvolva políticas públicas baseadas em evidências e consiga trazer uma transformação que gere valor aos seus cidadãos.”
Barqueiro ressalta o interesse do Insper em abrir oportunidades semelhantes a outras administrações estaduais e municipais. “Sempre enfatizamos que é uma das nossas missões fazer programas customizados para a realidade de cada estado e município, e também no âmbito federal”, afirma.
Para Roberta Rodrigues Costa, diretora executiva da Escola de Governo de Goiás, o Programa Executivo em Inovação e Articulação Política proporcionou três dias intensos de imersão, trocas de experiências e aprendizado. “Pela primeira vez conseguimos reunir titulares da alta gestão do Estado de Goiás em uma mesma sala de aula, com acesso a temáticas estratégicas e atuais, ministradas por professores experientes e altamente qualificados, que conduziram as discussões com maestria”, diz Roberta.
A Escola de Governo, vinculada à Secretaria de Estado da Administração, é responsável pela coordenação do LiderAção. “O formato mais prático e dinâmico do curso permitiu que os participantes tivessem espaço para compartilhar experiências relacionadas à realidade de suas áreas de atuação e promoveu maior integração entre pares, uma visão mais ampliada dos problemas e consequentemente maior sinergia e engajamento na construção de soluções”, afirma Roberta.
Nathalia Bustamante, coordenadora de relacionamento com universidades da Fundação Lemann, ressalta os resultados da parceria técnica com o Insper e o estado de Goiás. “Todo o desenho do programa foi feito com muito cuidado pela equipe do Insper, agregando sua expertise e levando em consideração as necessidades específicas dos parceiros”, diz Nathalia. “Estamos certos de que essa vivência impactará positivamente a atuação das lideranças com seus times e, por consequência, as entregas realizadas pelo governo à população.”