Os professores Fernando Schüler e Leandro Consentino estimulam os estudantes de Administração e Economia a debater o fundamento ético de nossas escolhas
Leandro Steiw
O Prêmio Pensamento Crítico, realizado pela disciplina Pensamento Crítico e Ética, reconheceu os textos de quatro alunos do primeiro semestre das graduações em Administração e Economia do Insper. Como já é tradicional na disciplina, os estudantes devem assistir a um filme, participar do debate com um convidado e escrever um texto crítico baseado na teoria apresentada em aula.
Selecionados pelos professores Fernando Schüler e Leandro Consentino, os melhores trabalhos são publicados, posteriormente, no site do Insper — os escolhidos durante o segundo semestre de 2023 podem ser lidos, na íntegra, nos links disponíveis no final desta página. “Os textos do Prêmio Pensamento Crítico foram oriundos de uma reflexão acerca dos meandros da ética empresarial e de seus limites”, explica Consentino.
Os dois professores buscaram debater o fundamento ético de nossas escolhas, prezando sempre a ideia da cooperação e refletindo sobre a aplicação prática de um comportamento pautado na agência do indivíduo em busca da construção de um ambiente corporativo ético e responsável. A história do filme Má Educação, do norte-americano Cory Finley, foi relacionada ao fenômeno da ladeira escorregadia, abordado pelo escritor Bryan Borzykowski, e ao mito do Anel de Giges, proveniente da Grécia Antiga.
Nesta edição, os alunos também estudaram cases sobre o tema da ética empresarial e participaram de um debate com o CEO da Natura, Fábio Barbosa. “Barbosa é um renomado executivo, conhecido por ter comandado grandes empresas brasileiras e ter participação ativa na sociedade civil, justamente debatendo questões associadas à ética”, diz Consentino.
LEIA OS TEXTOS PREMIADOS
Prêmio Pensamento Crítico I
Turma A
Carolina Maluli de Carvalho Dias
Bad Education, and the Ethics of our Decisions
Turma B
Arthur Mouchalwat Manzano
Pequenas ações desonestas geram grandes desonestos
Turma C
Thiago Kenzo Bettamio Zaha
Turma D
José Marcio da Silva Nogueira Neto
The positive feedback loop hidden within small misdemeanors