Com um currículo abrangente e uma programação flexível, o Master em Gestão Pública (MBA) oferecido pelo Insper é uma pós-graduação lato sensu que representa um investimento valioso para profissionais que buscam se destacar nessa área.
A formação oferecida nesse curso tem como objetivo principal capacitar líderes na gestão pública, para que possam avaliar e gerir políticas públicas de forma criteriosa, eficaz e eficiente, buscando sempre entregar resultados significativos para os cidadãos.
Os profissionais que procuram essa especialização geralmente já possuem ampla experiência na área de gestão pública e buscam elevar ainda mais suas habilidades e conhecimentos para enfrentar os desafios complexos que permeiam o setor público.
Uma das características mais distintivas desse programa – aliás, dos cursos oferecidos pelo Insper como um todo – é a sua ênfase na integração de teoria e prática. Os alunos não apenas adquirem conhecimento teórico sólido, mas também têm a oportunidade de aplicá-lo em contextos do mundo real.
A conexão com a prática é reforçada por meio de momentos de imersão em experiências bem-sucedidas de gestão pública que ocorrem uma vez por semestre.
Essas visitas de campo proporcionam aos alunos a oportunidade de interagir diretamente com diversos stakeholders do governo e da sociedade, permitindo-lhes conhecer a realidade operacional e discutir como as práticas bem-sucedidas podem ser aplicadas em outras áreas da gestão pública.
Essa abordagem ajuda a enriquecer o aprendizado e a construir uma compreensão mais profunda das complexidades do setor. E também possibilita um networking de qualidade.
Ao concluir o Master em Gestão Pública, os formandos estão bem equipados para fazer contribuições significativas para a sociedade e aprimorar a qualidade da governança pública no Brasil.
Neste texto você vai saber mais sobre a estrutura do programa deste MBA do Insper.
O Master em Gestão Pública do Insper é um MBA que tem duração de 12 meses, tornando-o uma escolha conveniente para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades sem comprometer muito tempo de suas carreiras. Durante esse período, os alunos participam de uma carga horária total de 360 horas.
As aulas ocorrem no formato weekend, quinzenalmente, às sextas-feiras, à noite (das 18h às 22h), e aos sábados, durante o dia (das 8h às 17h). Essa estrutura foi projetada com a praticidade em mente, permitindo que os alunos equilibrem o curso com suas responsabilidades profissionais. São cinco encontros presenciais e um encontro à distância por trimestre.
Além disso, há dois momentos de imersão durante o programa, ao final de cada semestre, nos quais os alunos conhecem e analisam experiências reais de gestão pública. São oportunidades para discussões envolventes e colaborativas, nas quais os alunos podem explorar desafios e soluções encontrados em diferentes contextos da gestão pública.
Este MBA do Insper foi cuidadosamente elaborado para abordar, ao longo de quatro trimestres, as principais áreas de conhecimento relevantes para a gestão pública moderna.
Os alunos aprendem a analisar problemas públicos complexos, dominam o planejamento e orçamento governamental, exploram organizações e arranjos interorganizacionais e estudam a inovação no setor público. A capacidade de usar evidências para informar o ciclo de políticas públicas é enfatizada, capacitando-os a tomar decisões informadas baseadas em dados sólidos.
Mas não para aí. O currículo abrangente destaca a importância de uma formação equilibrada, que aborda tanto os aspectos técnicos quanto os humanos da gestão pública.
Isso é fundamental, pois o sucesso na gestão pública exige não apenas um entendimento profundo das políticas públicas e do funcionamento das organizações governamentais, mas também habilidades interpessoais sólidas, como liderança, negociação e comunicação eficaz.
Essas habilidades são aprimoradas ao longo do curso de forma interdisciplinar e também em matérias específicas, como você pode conferir a seguir, na estrutura do programa:
A abordagem prática e aprofundada dessas disciplinas visa capacitar os alunos a aplicar seus conhecimentos na resolução de problemas públicos complexos.
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