Bruna Helena Barros, que cursou o Mestrado Profissional em Políticas Públicas no Insper, chega à cúpula da organização que atua na formação de lideranças políticas
Michele Loureiro
Aos 36 anos, Bruna Helena Barros assumiu recentemente, ao lado de Rodrigo Matsumoto Cobra, a diretoria executiva do RenovaBR, escola de formação política suprapartidária, sem fins lucrativos, cujo objetivo é formar lideranças para qualificar a democracia. Antes de chegar ao comando da organização, criada por um grupo de empresários para promover a entrada de novos personagens na política, Bruna passou pelo Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPP) no Insper e trilhou uma carreira pautada pela busca de representatividade para a transformação.
“Eu me construí por meio da educação. Estudei em escola particular até a 5ª série e só me percebi negra quando fui transferida para escola pública, na 6ª série”, diz Bruna. “Foi então que comecei a notar as diferenças e que a educação pública estava aquém do que eu já conhecia. E, conforme eu ascendia, via menos pessoas como eu no mercado de trabalho. Por isso, fui procurar formas de engajar e promover transformação, e estou aqui.”
Formada em Contabilidade, Bruna trabalhou em uma grande empresa de consultoria e auditoria por oito anos e, paralelamente, buscou se especializar por meio de cursos de liderança voltados especificamente para a transformação. “Sempre pendi para a ótica pública e comecei a construir redes que me levaram a trabalhar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, com Patricia Ellen [titular da pasta entre 2019 e 2022]. Fui subsecretária de Empreendedorismo e secretária-executiva da pasta e fiz um trabalho breve em projeto de um partido político antes de assumir minha posição atual”, conta.
No meio dessa trajetória, ela cursou o MPP no Insper, de 2021 a 2022, e afirma que isso colaborou para o desempenho positivo na carreira. “Minha relação com o Insper começou antes mesmo de ser aluna. Já tive muitos colegas que estudaram na escola e sempre fiquei atenta às oportunidades que ela oferecia em relação a projetos. Entrar para o mestrado foi essencial para meu entendimento crítico e amplificou a possibilidade de vislumbrar a pequenicidade por trás de hipóteses que talvez possam parecer lógicas”, diz Bruna. “Ter uma base teórica sólida, referências e entender as metodologias de pesquisa para saber como avaliar impacto foi muito positivo para meu trabalho atual.”
Bruna, que assumiu a diretoria executiva do RenovaBR em outubro, é também conselheira do Legisla Brasil e uma das lideranças do Comitê de Políticas Públicas do Grupo Mulheres do Brasil. No novo cargo, suas principais atribuições são promover a comunicação com a sociedade e adotar uma abordagem estratégica de atuação mais transversal. “Os principais desafios são ampliar o conhecimento sobre a marca e realizar uma análise e avaliação do seu impacto. Somos uma escola que valoriza evidências baseadas em dados e que potencializa a atuação política com bom desempenho na gestão pública”, afirma.
O RenovaBR já iniciou o curso de preparação para as próximas eleições municipais, que acontecem em 2024. O curso aborda temas como ética e integridade política, políticas públicas, negociação e diálogo, papel de vereador e prefeito, finanças públicas, comunicação de campanha política, planejamento e estratégia, engajamento e gestão de crise, entre outros pontos. “Além da capacitação, nosso trabalho busca mensurar o quanto isso ajuda as lideranças que formamos a contribuírem direta ou indiretamente para a sociedade”, diz Bruna.