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Difusão do conhecimento aproxima a agropecuária de soluções para desafios ambientais

Curso do Insper Agro Global debateu políticas públicas e iniciativas privadas que podem elevar o Brasil ao protagonismo em segurança alimentar, climática e energética

Curso do Insper Agro Global debateu políticas públicas e iniciativas privadas que podem elevar o Brasil ao protagonismo em segurança alimentar, climática e energética

 

Leandro Steiw

 

O mundo está diante de desafios que ameaçam a segurança alimentar, climática e energética. As soluções são complexas e exigem conhecimento, como demonstrado no curso Agro e Meio Ambiente: Desafio Climático Global e Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, realizado pelo Insper Agro Global, do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP), em parceria com a Columbia Climate School e o Columbia Global Center do Rio de Janeiro. “O Brasil pode ser um player importante dessa nova era biológica, na qual os recursos naturais e as soluções baseadas na natureza ganham cada vez mais importância”, diz Camila Dias de Sá, coordenadora do curso e pesquisadora do Insper Agro Global.

Camila explica que o desenho do programa surgiu de uma demanda externa. “Alguns profissionais dominam a questão ambiental e outros conhecem bem o setor do agronegócio, mas há carência de pessoas com entendimento mais qualificado sobre essa interface entre agro e meio ambiente”, afirma. O curso foi uma chance de qualificar o debate sobre o impacto das mudanças climáticas, ainda não totalmente mensuráveis, e a necessária adaptação para eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes.

Embora 75% das emissões globais de gases do efeito estufa sejam oriundas da queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e as emissões de metano da pecuária no Brasil têm se tornado muito mais visíveis para o público externo, observa Camila. Em parte porque, no caso do Brasil, cerca de 50% das emissões vêm do desmatamento e 25% da agropecuária. “A vantagem é que, na agropecuária, existem oportunidades mais fáceis de gerar descarbonização do que a descarbonização proveniente da transição energética de combustíveis fósseis para renováveis”, diz Camila.

Dados como esses ajudam a iluminar o potencial de descarbonização do país, que passa por intervenções no manejo da terra, na produção agropecuária, nas políticas públicas e na governança, entre outras. São ações que contribuem para a preservação ambiental e o aumento da produtividade, com menos ocupação de áreas e menor desmatamento de vegetação nativa, sem pôr em risco a segurança alimentar da população — 2,4 bilhões de pessoas não comem adequadamente no mundo, conforme a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Professores e alunos também discutiram a governança do mercado de carbono e a importância de desenhar políticas públicas com base em evidências. Como é característico nos cursos do Insper, os alunos se reuniram em grupos e analisaram iniciativas, estratégias, casos de negócios e políticas no nexo agroambiental. Os participantes tinham larga experiência nos assuntos abordados, e cada um foi integrado a grupos que cuidassem de temas que não fossem da sua especialidade.

Na sequência da apresentação dos trabalhos, especialistas debateram com os grupos. “A experiência permite à pessoa se debruçar sobre questões além das quais ela está acostumada no dia a dia, aproveitando a experiência dos colegas que estão em sala e que dominam determinados temas, para ajudar a construir conhecimento”, afirma Camila.

Projetos que desafiam com problemas reais fazem parte da proposta educacional de aplicação prática, inserindo os alunos no centro do processo de aprendizagem. “Enquanto são apresentados ao estado da arte das evidências científicas sobre mudanças climáticas, mercado de carbono e segurança alimentar, todos são conduzidos a fazer um projeto prático, algo importante dentro da nossa proposta de ensino e aprendizado”, diz Vinícius Barqueiro, coordenador de educação executiva no CGPP do Insper.

Para Barqueiro, o curso Agro e Meio Ambiente integra-se à estratégia educacional do CGPP em vários sentidos. Em primeiro lugar, por formar lideranças públicas e privadas de todos os cantos do Brasil sobre caminhos possíveis para desafios contemporâneos, com rigor científico e foco na aplicação prática. “Além disso, está em linha com o nosso constante fortalecimento de parcerias educacionais internacionais, somando-se aos demais projetos em colaboração global que temos desenvolvido no CGPP”, afirma Barqueiro.

Ele cita, entre outros, os programas GovTech Fellows (com a própria Columbia), Liderança Executiva pela Primeira Infância (Universidade Harvard), Programa de Verão e Hack and Learn (Universidade de Oxford) e Política Climática e Desenvolvimento (Fundação Konrad Adenauer Brasil).

 

Debate que enriquece

O Columbia Global Center estabeleceu-se no Rio de Janeiro em 2013, conectando a Universidade Columbia, dos Estados Unidos, e o Brasil e atuando em diversas áreas de conhecimento. Coordenadora-sênior de projetos da instituição, Maria Luiza Paranhos conta que, a partir do lançamento do Columbia Climate Hub Rio, há oito meses, as iniciativas na área de clima se intensificaram. E, mesmo em tão pouco tempo, foi possível desenvolver projetos e estabelecer parcerias robustas, como o curso Agro e Meio Ambiente com o Insper.

Uma das missões do Global Center e do Climate Hub é conectar especialistas — professores de Columbia e do Insper e todos os profissionais que participaram da primeira turma do programa — para ampliar o debate em torno de temas de relevância global e criar oportunidades de disseminação desse conhecimento.

Segundo Maria Luiza, a primeira turma reuniu pessoas experientes de diversos setores, o que tornou intensos os debates e a troca em sala de aula. “Foi uma experiência muito positiva, que validou a necessidade de manter essa discussão contínua e que abriu as portas para que novas edições do programa sejam oferecidas no futuro”, diz Maria Luiza.

Thomas J. Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio, complementa: “A nossa parceria de longa data com a Insper é, sem dúvida, uma das mais importantes do Columbia Global Center no Brasil. A mais recente colaboração mostrou o valor de Columbia e Insper na soma de forças para avançar nas fronteiras do conhecimento e na entrega de novas ideias dentro da sala de aula. Esperamos que haja muitas outras oportunidades futuras relacionadas com os temas mais relevantes para o Brasil e para o mundo”.

Os resultados da primeira turma animam para a organização de edições recorrentes do curso. Profissionais do setor público e da iniciativa privada de todas as regiões do Brasil se candidataram às vagas. “A elaboração do programa é muito rica, porque traz uma perspectiva muito forte de experiência local, conhecendo desafios específicos do Brasil, aliada a uma visão mais internacional, de casos e de exemplos práticos que podem ser importantes nessa construção local”, afirma Barqueiro.

Na abertura da programação, foi lançado o livro Sustainability Challenges of Brazilian Agriculture: Governance, Inclusion, and Innovation, organizado pelo Insper Agro Global em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Publicada em inglês, a obra está conectada ao curso e foca no público internacional.

“O livro é uma forma de fazer a lição de casa e conseguir dar mais evidência às práticas adotadas no Brasil que ainda são pouco conhecidas no exterior”, diz Camila. “Esse conhecimento científico precisa ser organizado e publicado para dar mais visibilidade internacional ao país. Há muita informação de políticas públicas e iniciativas privadas a consolidar.” O curso Agro e Meio Ambiente contou também com o patrocínio da Fundação Brava, que viabilizou bolsas de estudo, em especial, para líderes do setor público.

 

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