Realizar busca

A importância do aprendizado que vai além da sala de aula

A aluna bolsista Quézia Moura, do 6º semestre de Engenharia Mecatrônica, conta como as atividades fora da grade curricular estão ajudando a prepará-la para o mercado

 

Quézia Moura

A aluna bolsista Quézia Moura, do 6º semestre de Engenharia Mecatrônica, conta como as atividades fora da grade curricular estão ajudando a prepará-la para o mercado

 

Nascida em Fortaleza (CE), Quézia Moura tem 23 anos e cursa o 6º semestre da graduação em Engenharia Mecatrônica no Insper. Ela atua há três semestres como monitora da disciplina “Dispositivos que movem o mundo”, que aborda as grandezas físicas relevantes associadas ao funcionamento de dispositivos mecânicos como alavancas, engrenagens e polias. A função de Quézia é auxiliar os professores na correção dos exercícios, além de ajudar a tirar dúvidas dos colegas sobre essa disciplina oferecida na graduação de Engenharia. A cada semana, a estudante dedica em torno de quatro horas a essa atividade.

Quézia foi escolhida como monitora (ou “ninja”, como é conhecida internamente) dessa disciplina graças ao seu ótimo domínio dos conceitos de Física. Ela disse que, no início, ficou com receio de assumir a função. “Eu sempre fui muito tímida e achava que não iria conseguir transmitir meu conhecimento de forma efetiva para outros alunos”, conta. A experiência como monitora, no entanto, tem sido enriquecedora. “Sinto que tenho desenvolvido minhas habilidades de comunicação e que estou conseguindo ajudar outros alunos.”

A estudante diz que atuar como monitora é uma forma de consolidar seu conhecimento. “Para explicar conceitos aos alunos que estão com dúvidas, eu preciso compreendê-los de forma mais profunda. Alguns alunos podem usar uma abordagem diferente para resolver uma determinada questão, e eu acabo aprendendo também”, diz Quézia, que tem um dos melhores coeficientes de rendimento (CR) entre estudantes bolsistas do Insper, com média próxima de 9.

Quézia recebe bolsa nomeada pela B3 Social. Esse apoio permitiu que ela também tivesse uma vivência com os executivos da empresa apoiadora, compartilhando sua história de vida e sonhos para o futuro. A estudante conta que sempre gostou de aviões — seu desejo quando se formar é trabalhar na Embraer. Sua paixão por aeronaves a levou a participar da Aero Insper, entidade estudantil dedicada a fazer aeromodelos para competições. “Tive uma participação maior no início da Aero Insper. Cuidei da área de marketing, ajudei a criar o logotipo da entidade e fiz algumas publicações”, diz. “Depois que assumi a monitoria, percebi que essa atividade iria tomar mais tempo do que eu poderia dedicar. Por isso, hoje estou mais focada na monitoria.”

A estudante tem uma mentora, Heloisa Poletto, alumna de MBA Executivo que atua na área de marketing. “Heloisa começou a me orientar em 2021 e, desde então, mantemos conversas mensais. Apesar de atuar em uma área diferente da minha, a visão que ela oferece tem sido inestimável. Como ainda não estou inserida no mercado de trabalho, minha mentora tem me dado dicas de como me comportar nas entrevistas, o que tem sido especialmente importante no processo de busca por estágios de férias.”

Quézia já realizou dois estágios durante as férias escolares. O primeiro foi no ano passado, na empresa de securitização Virgo. E o segundo foi neste ano, na área de tecnologia do Banco Pan. Em ambos os estágios, Quézia pôde colocar em prática as habilidades em programação que adquiriu durante o ciclo básico do curso de Engenharia. “Nos dois estágios, utilizei programação, principalmente em Python, e algumas habilidades em Excel. Esse conhecimento me deu a oportunidade de realizar estágios mesmo sem ter concluído o curso.”

 

 

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade