
Trabalhos apresentados reforçam o amadurecimento pessoal e acadêmico dos alunos participantes
Márcio Martins Araújo
Nos dias 28 e 29 de setembro aconteceu o 1º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica do Insper. Alunos da graduação em Administração, Direito, Economia, Engenharias e Ciência da Computação compartilharam os resultados de seus projetos sobre diversos temas desenvolvidos ao longo de um ano e os próximos passos a serem seguidos para a ampliação da pesquisa.
O simpósio reflete a tradição do Insper em apoiar a produção e a difusão de conhecimento desenvolvidos por estudantes em todos os estágios da vida acadêmica, incluindo os primeiros anos da graduação. Nesta primeira edição, foram apresentadas mais de 20 pesquisas. Separadas por macrotemas, as exposições foram mediadas pelos professores Bruno Varella Miranda, Joice Miagava, Ana Diniz, Fabio Ferraz Júnior, Guilherme de Almeida e Marcelo Hashimoto.
“A ideia de criar o simpósio com apresentações simultâneas é resultado do fato de que os programas de iniciação científica e tecnológica vêm crescendo. Nesse ano foram mais de 20 trabalhos e no ano que vem serão mais de 40. É importante reconhecer esse legado do Insper, mas também salientar que o processo de incorporação da iniciação científica como uma trajetória viável para estudantes da escola vem ganhando cada vez mais força”, diz Bruno Varella Miranda, coordenador do programa de Iniciação Científica.
Arthur Martins de Souza Barreto, aluno da Engenharia de Computação, apresentou alguns resultados de sua pesquisa sobre implementação quântica do algoritmo de box fitting para detecção de trânsitos planetários. Um dos objetivos de seu trabalho foi produzir um método na linguagem de programação Python, para depois montar uma rede neural em inteligência artificial que melhorasse o desempenho e pudesse ser usado em computação quântica.
“Essa é uma pesquisa que estou também trabalhando paralelamente desde o início do ano com um time de pesquisadores da Universidade de Illinois. Ano que vem eu vou participar do Summer Research Program em Illinois para poder continuar com eles essa pesquisa que estamos desenvolvendo conjuntamente”, diz Arthur, que participa da pesquisa de detecção de exoplanetas do professor do Insper Luciano Silva, seu orientador na iniciação científica, em parceria com Laxmikant Kale e Lawrence Rauchwerger, do Grainger College of Engineering, da Universidade de Illinois.
Livia Brigido, aluna da Engenharia Mecatrônica, direcionou sua pesquisa para a melhoria no acesso à informação pública por meio de um sistema integrado para obtenção, armazenamento e visualização de dados do mercado nacional de concessões e parcerias público-privadas. “Utilizo métodos de programação para que essa base de dados sirva para novas análises e melhorias nas regulamentações das parcerias público-privadas, tanto nacionais como internacionais. A ideia é entregar melhores ferramentas e tecnologias para serem empregadas futuramente”, afirma.
A aluna do curso de Direito Luna Zagari fez uma análise sobre as ações e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. “O STF tem a competência de fazer o que a gente chama de declaração de inconstitucionalidade, podendo tirar uma lei do ordenamento jurídico caso considere não ser compatível com a Constituição. Fiz uma pesquisa doutrinária sobre adaptação conforme o que diz a Constituição e analisei o uso concreto dela no caso das pesquisas com células-tronco embrionárias humanas”, diz.
Marianne Ribeiro fez uma pesquisa sobre prática em gestão de recursos humanos voltada para a análise da força de trabalho digital. Interessada em conhecer como funciona a produção de pesquisa e o ingresso no mundo acadêmico, decidiu desenvolver o projeto de iniciação científica para aprender novos métodos e teorias de modo a conhecer um mundo que extrapola a sala de aula. “A iniciação científica nos dá várias oportunidades para conhecer as diversas formas de produção de pesquisa, como também nos proporciona uma relação com o professor orientador muito legal, que nos ajuda a entender mais o que é o mundo acadêmico”, afirma a aluna do curso de Administração.
O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica é a oportunidade para alunas e alunos de graduação interessados em produzir pesquisa científica ou de desenvolvimento em tecnologia e inovação. Cada estudante tem seu primeiro contato com pesquisa acadêmica na graduação e recebe bolsa financiada pelo Insper ou pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
No entanto, é apenas uma parte de um projeto maior do Insper de fomentar cada vez mais a atividade de pesquisa durante a graduação. “A ideia é dar oportunidade para todos os alunos de graduação para fazerem pesquisa junto aos professores de diversas áreas de modo a desenvolver habilidades que são importantes não só para a carreira acadêmica, mas também para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho”, explica Cristine Pinto, diretora de pesquisa do Insper.
“Na pesquisa, os alunos têm a oportunidade de pensar sistematicamente e desenvolver habilidades cognitivas, socioemocionais e de apresentação, de forma a aprender a lidar não só com o público acadêmico, mas também com gestores e formuladores de políticas públicas. Os alunos desenvolvem uma cooperação e uma sistematização de diferentes formas de trabalho que os preparam para os desafios da vida profissional e acadêmica”, conclui Cristine.
Construção de estruturas de controle de luminosidade baseado em estruturas botânicas
Aluna: Alessandra Yumi Carvalho Ogawa | Orientador: Paulo de Paiva Rosa Amaral | Co-orientadora: Silvia Titotto (UFABC)
Desenvolvimento de dispositivo para monitoramento de oxigenação sanguínea com infravermelho próximo
Aluna: Barbara Martins Damasceno | Orientadora: Ana Carolina de Magalhães | Co-orientador: Rickson Coelho Mesquita (Unicamp)
Biodesign De Um Sistema Muscular Pneumático
Aluno: Felipe Junqueira Moraes | Orientador: Fábio Turri
Obtenção de dados primários em favelas de São Paulo para análise de conforto térmico
Aluno: Fabricio Neri Lima | Orientadora: Juliana Miranda Mitkiewicz
Moral e economia nas obras de Tomás de Mercado – as bases da ‘escolástica tardia’ na gênese do pensamento econômico
Aluna: Maria Fernanda Pizarro Carvalho | Orientador: Louis José Pacheco de Oliveira
Crescer Aprendendo: uma avaliação de impacto
Aluno: Victor Manoel Alves | Orientadora: Cristine Campos de Xavier Pinto
Impacto da pandemia de COVID-19 na educação brasileira
Aluno: Julio Cesar Ballen Mugnol | Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho
Interpretação conforme a Constituição e a jurisprudência do STF: o caso das pesquisas com células-tronco embrionárias humanas
Aluna: Luna Zagari Borba Franco | Orientador: Rafael Scavone Bellem de Lima
Interpretação conforme a Constituição e a jurisprudência do STF
Aluna: Giulia Beatriz Brombine A. Rodrigues | Orientador: Diego Werneck Arguelhes
Qual deve ser o programa básico de uma disciplina introdutória em Direito e Tecnologia cujo tema é a regulação de novas tecnologias?
Aluna: Luisa Pereira Carneiro | Orientador: Ivar Alberto G. M. Lange Hartmann
O grau de deferência do poder judiciário as decisões proferidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar
Aluna: Daniela Matos dos Santos | Orientadora: Luciana Yeung Luk Tai
Implementação Quântica do Algoritmo de Box Fitting para Detecção de Trânsitos Planetários
Aluno: Arthur Martins de Souza Barreto | Orientador: Luciano Silva
Inteligência artificial explicável (XAI) na área médica
Aluno: Arthur Cisotto Machado | Orientador: Maciel Calebe Vidal
Estudo Analítico com base em Engenharia reversa dos malwares mais utilizados por crackers no Brasil em 2021
Aluno: Matheus Silva Melo de Oliveira | Orientador: Rodolfo da Silva Avelino
Melhoria no acesso à informação pública: A aplicação de um sistema integrado para obtenção, armazenamento e visualização do Mercado Nacional de PPPs e Concessões
Aluna: Livia Brigido do Nascimento | Orientador: Sandro Cabral
Caracterização de peças para otimização do processo de deposição de metais com energia direcionada (DED)
Aluna: Luísa Manzig Kyrillos | Orientadora: Joice Miagava
Simulação computacional do comportamento dinâmico em máquinas CNC
Aluno: Enrico Lopez Borges de Carvalho | Orientador: Raphael Galdino dos Santos
Introdução de novos modelos de coleta seletiva e de upcycling para agregação de valor a resíduos poliméricos da indústria de bens de consumo
Aluno: Giovanni Augustho Rozatti | Orientador:Alex Camilli Bottene
Análise avançada de transferência de calor em uma transmissão continuamente variada (CVT)
Aluno: Rafael Ribeiro da Silva | Orientador: Paulo Roberto Bufacchi Mendes
O impacto de características das músicas na memória das marcas de propaganda audiovisuais
Aluna: Barbara Reis Prado | Orientadora: Giuliana Isabella
Força de trabalho digital: um modelo para pesquisa e prática em gestão de recursos humanos
Aluna: Marianne Ribeiro Cruz | Orientador: Edvalter Becker Holz
A relação entre entidades estudantis, funções executivas e competências socioemocionais: um estudo exploratório no impacto do desempenho acadêmico
Aluna: Ana Clara Gonçalves Torres | Orientadora: Luciana Campos Lima