Posicionamento do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper em relação aos fatos lamentáveis ocorridos na capital federal em 8 de janeiro
O Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper tem como missão “melhorar a sociedade, formando pessoas, gerando conhecimento e influenciando gestão e políticas públicas com base em evidências e de forma apartidária”.
Temos como nossos valores, desde o início das atividades do Centro, no início de 2017, a geração de Impacto Social, o Rigor Analítico nas produções cientificas e acadêmicas, a Ética em todas nossas ações, a defesa da Democracia como valor universal a ser prezado e respeitado, a defesa e promoção da Diversidade nos seus mais amplos aspectos e a Excelência tanto em ensino como pesquisa.
O respeito à posição ideológica de cada um é inerente à democracia. E promover o debate qualificado e de alto nível, com respeito às diferentes visões, é fundamental para a construção de uma sociedade democrática. Não há, e nem deve haver, espaço para debates que usem como base de argumentação apenas opiniões, gostos e informações rasas. Não há espaço para fake news.
Por isso, todos aqueles que desejam colaborar com a elaboração de boas políticas públicas — ter acesso e contribuir com conteúdo de qualidade, baseados em fatos e dados —, encontram e encontrarão no Insper um espaço de acolhimento. E isso independe da posição ideológica de cada um. Quem desejar se capacitar continuamente sempre terá espaço em nossas salas de aula, presenciais ou virtuais.
E diante de um debate qualificado, todos têm o direito de concordar ou discordar dos que estão à frente dos Três Poderes. Mas quem foi eleito o foi em um trâmite amplo e democrático. Temos, então, o dever de respeitar o resultado de eleições comprovada e reconhecidamente legítimas e, sim, auditadas pelas autoridades de direito.
Infelizmente, vimos fatos lamentáveis na capital federal na tarde e noite de domingo, 8 de janeiro de 2023. Cenas amplamente divulgadas demonstram atos de barbárie, de imposição violenta, de vandalismo. Fatos que envergonham o país e ofendem valores que defendemos como um Centro de difusão de Ensino e Pesquisa.
Nesse sentido, assim como o Insper já se manifestou no dia seguinte, o Centro de Gestão e Políticas Públicas repudia com vigor, veemência e indignação cívica as atitudes criminosas ocorridas em Brasília ou em qualquer canto do país. Esperamos, para o bem desta e de futuras gerações, que todos os que participaram, direta ou indiretamente, dessa deplorável ação sejam exemplarmente punidos na forma da lei, base do nosso pacto social e da nossa civilização.
Que, a partir da geração e disseminação de conteúdos de qualidade, possamos pautar debates que contribuam para a melhoria das políticas públicas em nosso país. Não temos mais tempo a perder com discussões que apenas nos desviam dessa direção. Que assim possamos, dirigentes, alunos e alunas, ex-alunos e ex-alunas, professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, em conjunto com nossos parceiros e com a sociedade civil, de forma ampla e contributiva, caminhar em direção a essa missão de melhorar nosso querido Brasil.