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Para entender o fenômeno dos influenciadores de investimento

Especialistas em economia e comunicação debatem o papel desses novos agentes no evento “Jornalistas e influenciadores no mercado de capitais”, no dia 26 de setembro

Especialistas em economia e comunicação debatem o papel desses novos agentes no evento “Jornalistas e influenciadores no mercado de capitais”, no dia 26 de setembro

 

Leandro Steiw

 

Os influenciadores fazem parte de um fenômeno que atrai cada vez mais audiência no mundo todo. Muitos dos investidores no mercado financeiro, principalmente os jovens, seguem os conselhos de profissionais que atuam nas redes sociais. No Brasil, as postagens de 277 dos principais influenciadores de investimentos são acompanhadas por 91,5 milhões de seguidores, segundo o relatório FInfluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais, uma parceria da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

No dia 26 de setembro, às 18h, o Insper realizará o evento Jornalistas e influenciadores no mercado de capitais, no Auditório Steffi e Max Perlman. O tema será debatido por Amanda Brum (jornalista e gerente executiva da Anbima), Ana Estela de Sousa Pinto (editora de economia do jornal Folha de S.Paulo), André Lahóz Mendonça de Barros (economista e coordenador executivo de Marketing e Comunicação do Insper), Carlos Eduardo Lins da Silva (livre-docente, doutor em Comunicação e autor de diversos livros sobre jornalismo, comunicação e relações internacionais), Charles Mendlowicz (economista e host do podcast “Os Economistas”) e Vanessa Adachi (jornalista, cofundadora e editora-chefe do Reset, veículo digital de jornalismo econômico).

A segunda edição do relatório FInfluence indica, por exemplo, que publicações a respeito de produtos financeiros geram mais curtidas, comentários e compartilhamentos do público, prevalecendo sobre assuntos gerais do universo financeiro. É uma sinalização de que as pessoas querem sugestões didáticas sobre investimentos, em detrimento de conceitos de economia e finanças. Foram analisadas 406 mil postagens publicadas no Instagram, no Twitter, no YouTube e no Facebook.

Os produtores de conteúdo são a categoria mais relevante no ranking de influenciadores, elaborado com as informações do relatório. São profissionais que tratam de investimentos específicos, passando por análises de mercado e dicas de ações. Estes e outros resultados da pesquisa serão discutidos no evento do Insper, que também será transmitido online.

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