A professora Bruna Arruda, da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, dá dicas de obras que mostram os desafios das mulheres em diferentes áreas e épocas
Paranaense de Maringá, Bruna Arruda é professora do curso de Engenharia no Insper desde 2018 e uma das coordenadoras da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão. Para ela, ser mulher negra, professora e engenheira em um país como o Brasil significa romper todas as barreiras e estigmas.
A professora Bruna é integrante e mentora do Coletivo Estudantil Raposas Negras e fundadora do movimento MNE (Mulheres Negras na Engenharia), cujo objetivo é atuar como uma rede de apoio para mulheres negras engenheiras e estudantes de Engenharia.
A pedido de InsperCultura, a professora Bruna dá sugestões de três filmes que abordam a questão da equidade de gênero, com personagens femininas marcantes. Ela escolheu os seguintes filmes: O Sorriso de Monalisa (2003), Estrelas Além do Tempo (2017) e A Vida e História de Madame C. J. Walker (2020).
Por que ela recomenda esses filmes, entre dezenas que já assistiu sobre a temática feminina? “São filmes ambientados em épocas distantes dos dias atuais, mas que mostram que ainda temos os mesmos problemas em 2022”, diz Bruna. “Eles mostram que o desafio da mulher é o mesmo em três áreas distintas: docência (O Sorriso de Monalisa), tecnologia (Estrelas Além do Tempo) e empreendedorismo (Madame C.J. Walker).”
A seguir, saiba mais sobre os três filmes, com comentários da professora Bruna:
Título original: Mona Lisa Smile
Direção: Mike Newell
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles
“Qual o papel de uma professora em uma sociedade conservadora? Qual a importância da representatividade feminina em todas as esferas da sociedade?
Algumas das respostas podem ser observadas de forma brilhante no filme Sorriso de Monalisa, que conta a história de Katherine Watson, uma professora em uma escola tradicional de mulheres que tenta romper com os padrões conservadores da época.
Katherine rompe os preconceitos e estigmas sociais da época, transformando a vida de suas alunas e incentivando-as a serem livres.”
Veja o trailer.
Título original: Hidden Figures
Direção: Theodore Melfi
Elenco: Allison Schroeder, Margot Lee Shetterly
“Ser mulher em espaços com predominância masculina é um desafio. A intersecção gênero e raça torna o ambiente ainda mais agressivo. Baseado em fatos reais, o filme Estrelas Além do Tempo demonstra como esses desafios podem ser superados.
O filme conta a história de três funcionárias negras que trabalham na Nasa, em uma época em que o racismo e o machismo eram ainda mais evidentes, tendo que provar sua competência diariamente e sendo discriminadas constantemente.
Muito se avançou no que diz respeito à presença de mulheres na área tecnológica, mas sabemos que a manifestação das diversas formas de preconceito ainda vem de encontro com essas mulheres, impondo obstáculos para o progresso em suas carreiras. E a situação piora quando falamos de mulheres negras.”
Veja o trailer.
Título original: Self Made: Inspired by the Life of Madam C.J. Walker
Direção: Nicole Asher
Elenco: Octavia Spencer, Tiffany Haddish, Carmen Ejogo
“O empoderamento da mulher negra é expresso neste filme em diversos prismas. Seja no empreendedorismo, seja no ativismo político e social. Mas é importante avaliarmos também os desafios desse empoderamento trazidos no filme: saúde mental das mulheres negras e também a violência doméstica.
O filme é baseado em uma história real, da vida de Madame C. J. Walker, que foi a primeira milionária negra self-made nos Estados Unidos.”
Veja o trailer.