Iniciativa da Fundação João Goulart, do Rio de Janeiro, premia as melhores monografias sobre gestão pública da cidade
O Insper, por meio do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP), vai conceder bolsas de estudo aos autores das três melhores monografias do 1º Prêmio Bora Falar do Rio, promovido pela Fundação João Goulart, órgão ligado à Secretaria de Fazenda e Planejamento da cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia de premiação está marcada para esta quarta-feira (17), na capital fluminense.
Para André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP, iniciativas como a do Prêmio Bora Falar do Rio coloca luz sobre os desafios e as possíveis soluções envolvendo a gestão de cidades. “A pesquisa aplicada nos permite identificar as políticas públicas que dão certo e as que não dão. Mais do que isso, é importante identificar as razões que fazem com que uma política deu certo ou não”, diz Marques.
“Não existe mais espaço para ‘achismo’ na gestão pública. De um lado, temos um país cada vez mais desigual. De outro, temos um amplo leque de políticas públicas implementadas no Brasil e no mundo e muito já foi avaliado para identificar o que (e por que) deu certo e o que (e por que) não deu certo”, afirma.
Puderam concorrer ao 1º Prêmio Bora Falar do Rio os trabalhos realizados e aprovados de 2016 a 2022 nas seguintes áreas temáticas: governança, orçamento e finanças, gestão de pessoas, planejamento, inovação, intraempreendedorismo, gestão de projetos, transparência, relacionamento com o cidadão, tecnologia aplicada à gestão pública, gestão de políticas públicas sociais e gestão de políticas públicas de infraestrutura.
Além de bolsas em cursos de educação executiva em gestão pública do Insper, os autores das monografias premiadas também receberão certificados e troféus e terão seus nomes publicados no Diário Oficial. As três melhores monografias vão ser publicadas em resumo expandido na Cidade iNova – Revista Carioca de Gestão Pública, da Fundação João Goulart.