O encontro das oficinas de codesenho vai organizar as atividades do Park(ing) Day na Rua Uberabinha, ao lado do Insper, em 16 de setembro e do Dia Mundial sem Carro em 22 de setembro
Leandro Steiw
As ruas são o espaço público principal da vida urbana e os veículos automotores ocupam um espaço relevante na vida das grandes cidades. Mesmo que novas tecnologias tenham sido incorporadas para diminuir o impacto dos carros movidos a combustíveis fósseis, as políticas públicas caminham para a priorização de alternativas mais sustentáveis, seja por meio de tecnologias, seja por meio da diminuição do uso do transporte individual. Os carros elétricos, por exemplo, reduzem a emissão de gases, mas suas baterias ainda são dependentes de materiais raros e não renováveis. Há muito que avançar tecnologicamente.
Nesse sentido, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper realizará nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, às 12h, na sala 514 do Prédio 2, uma reunião das oficinas de codesenho relacionadas ao Park(ing) Day, um projeto cultural público e participativo iniciado em 2005 na Califórnia, nos Estados Unidos, e que ganhou abrangência mundial. A comunidade Insper é convidada para apresentar propostas de atividades a ser realizadas no dia em que as pessoas ocupam o lugar dos carros.
Desde 2005, no dia 16 de setembro, as pessoas aproveitam temporariamente as vagas de estacionamento nas ruas e as convertem em pequenos parques e lugares para arte, diversão e ensino. São Paulo é uma das cidades que há 10 anos participa dessa iniciativa de criar cidades mais inclusivas e sustentáveis. O Insper fará seu evento público na Rua Uberabinha, na Vila Olímpia, das 9h às 20h. Com a temática Reverdecendo a Cidade, serão realizadas atividades de lazer — com mobiliário de sombra e para as pessoas se sentarem —, atividades culturais e pedagógicas e um exercício-piloto para medir tecnologicamente o impacto do evento.
Laura Janka, coordenadora do Núcleo de Arquitetura e Cidades do Laboratório, conta que os objetivos do Park(ing) Day são promover o uso coletivo e sustentável dos espaços destinados aos carros e conscientizar sobre a importância de uma mobilidade urbana sustentável; ampliar os espaços públicos de encontro e interação entre vizinhança, estudantes, professores, colaboradores e trabalhadores das instituições públicas e privadas; e fomentar um diálogo acadêmico com o entorno. Além disso, pretende-se somar esforços ao projeto de requalificação da Rua Santo Amaro, no entorno imediato ao Insper, e às iniciativas da prefeitura de São Paulo de ampliar o espaço público por meio de soluções inovadoras de sustentabilidade.
A Rua Uberabinha foi escolhida por ser uma via de mão única com trânsito veicular ligeiro, porém com presença de pedestres, especialmente estudantes do Insper, da Universidade Anhembi Morumbi e de outras instituições acadêmicas das imediações. Também por servir de espaço de estacionamento em via pública sem pagamento de ocupação flutuante de carros, explica a professora Paulina Achurra, coordenadora de projetos do Laboratório Arq.Futuro de Cidades. Ou seja, de grande impacto no uso do espaço urbano.
Os números coletados pelo laboratório ajudam a entender a dimensão da presença dos carros em uma cidade do porte de São Paulo. Em 2011, a taxa média de ocupação dos automóveis nas ruas pesquisadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) se limitou a 1,4 pessoa por veículo. A frota veicular de automóveis na capital paulista tem 6 milhões de veículos, segundo o IBGE. Somada à superfície ocupada em vagas de estacionamento, seriam 7.500 hectares dedicados apenas para os carros ficarem parados, o que equivale a 44,6 vezes a área do Parque do Ibirapuera.
A comparação é elucidativa: nos 12 metros quadrados ocupados por um automóvel, cabem de seis a sete bicicletas estacionadas, uma sala com piano, um coral de 13 ou 14 pessoas ou uma horta capaz de produzir alimentos suficientes para sustentar uma pessoa durante um ano inteiro. A oportunidade de pensar as oportunidades de um uso sustentável das ruas do entorno do Insper, portanto, é enorme.
O evento organizado pelo Insper e pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades mostra como o espaço é precioso para diversas atividades humanas. E os estudantes poderão transformar, temporariamente, as vagas de estacionamento da Rua Uberabinha em territórios de lazer, encontro e pedagogia urbana.
Quem quiser participar é só se apresentar no próximo encontro, quarta-feira, às 12h na sala 514 do Prédio 2. Em caso de dúvida, entre em contato com as professoras Paulina Achurra (paulina.achurra@insper.edu.br) ou Laura Janka (LauraJZ@insper.edu.br).