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Cultura organizacional: o que é e como implementar

Descubra neste conteúdo especial como melhorar a competitividade de empresas

Imagine uma prova de revezamento em que cada atleta corre para uma direção e na velocidade e na hora que quer? O resultado seria o caos.

Isso porque faltou uma ação coordenada para a equipe correr como grupo com o objetivo comum de cruzar a linha de chegada, seguindo as mesmas orientações, como realmente acontece nos revezamentos de verdade.

De modo um tanto semelhante, é o que a cultura organizacional faz pelas empresas, como explicamos a seguir.

O que é cultura organizacional?

A literatura acadêmica lista mais de 50 definições distintas sobre o que é cultura organizacional.

Resumidamente, significa a ordem social de uma organização que molda atitudes e comportamentos de todos que trabalham nela, independentemente do cargo que ocupam.

Essas normas, ancoradas em comportamentos e padrões sociais — que correspondem ao conjunto de normas, valores e missão da empresa — são compartilhados coletivamente e correspondem ao que é encorajado e aceito e, na contramão, do que é desencorajado e rejeitado nas relações entre os colaboradores.

Trabalho em equipe, confiança e respeito, criatividade e até mesmo a possibilidade de errar são alguns dos itens que as empresas indicam como fundamentais para a cultura organizacional.

Essas orientações são válidas para o relacionamento interno entre os próprios colaboradores e suas lideranças e para o relacionamento externo com fornecedores, empresas parceiras e consumidores, por exemplo.

Qual é a importância da cultura organizacional?

A cultura organizacional pode melhorar o clima organizacional, aumentar o engajamento dos funcionários e criar um maior nível de satisfação no ambiente de trabalho.

O resultado observado é que os trabalhadores desenvolvem suas atividades com mais dedicação, impactando diretamente a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Mas não é só isso.

Uma empresa que adota a cultura organizacional consegue administrar melhor os períodos críticos e os cenários econômicos que colocam em risco a sustentabilidade financeira de uma corporação, como na pandemia da Covid-19, quando a vacinação em massa era ainda um sonho distante para a população mundial.

A “Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021”, realizada com 3.200 lideranças e profissionais em  mais de 50 países pela PwC (uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria), mostrou que empresas com culturas organizacionais fortes geraram melhores resultados de negócios no início da pandemia.

Em um ano que exigiu mudanças profundas para as corporações do mundo todo, mais de dois terços dos entrevistados disseram que a cultura da sua organização ajudou a impulsionar iniciativas de mudança.

Oito pessoas em um escritórios dão as mãos como se quisessem demonstrar união e trabalho em equipe

Como implementar a cultura organizacional em uma empresa?

Os líderes são um dos principais canais para reforçar a cultura organizacional de suas equipes, mas não cabe exclusivamente a eles a responsabilidade de implementá-la.

O setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) e a comunicação interna, geralmente coordenada pela área de Marketing ou pelo RH, são essenciais para a divulgação dos valores, propósitos, processos e práticas corporativas de uma empresa e, ao mesmo tempo, para fortalecer os objetivos estratégicos.

O DHO e a comunicação interna precisam ter a clareza de que as ações para manter a cultura organizacional e o clima positivo na empresa são constantes e envolvem, por exemplo, treinamentos e campanhas direcionadas para quem já faz parte da folha de pagamento e para quem acabou de entrar na organização.

Afinal, não basta que sejam divulgados os valores empresariais, mas também que haja contrapartidas para que os colaboradores se desenvolvam profissionalmente e sejam acolhidos apropriadamente pelo seu valor.

As pesquisas do clima, também conhecidas como eNPS (método que permite medir o nível de satisfação dos funcionários), servem justamente para indicar opiniões, críticas e sugestões dos colaboradores à empresa. Assim, ela pode promover melhorias internas.

Quais são os tipos de cultura organizacional?

Há quatro tipos de cultura organizacional que foram formulados pelo autor e filósofo irlandês Charles Handy, especialista em comportamento e gestão organizacional:

  1. Cultura do Poder: com foco em resultados, o poder é centralizado na figura de um líder carismático. Esse tipo de cultura organizacional pode, porém, criar uma competição entre os profissionais e produzir conflitos internos.
  2. Cultura de Papéis: com foco no desempenho dos colaboradores e processos bem estruturados que devem ser respeitados. Os críticos dizem que não dá margem a mudanças e inovações.
  3. Cultura de Tarefas: com foco em resultados e na solução de problemas, os colaboradores estariam mais preparados para lidar com cenários diferenciados. A criatividade é valorizada, assim como a liberdade e a satisfação das equipes.
  4. Cultura de Pessoas: com foco na valorização dos colaboradores, há uma maior integração entre as equipes e incentivo ao crescimento profissional. A empresa, por sua vez, foca em ações para retenção de talentos e a formação de líderes para manter seu legado.

Exemplos de cultura organizacional nas empresas

Com 35 mil funcionários em 170 países, a IBM é uma das primeiras corporações que abraçou políticas centradas na pessoa no ambiente de trabalho.

Em 1915, o cofundador Thomas J. Watson encorajou os colaboradores a formar uma banda, que depois passou a ser uma concert band, depois uma orquestra e finalmente um coral.

O objetivo era manter a união e o ânimo das equipes. Outra curiosidade sobre o método IBM foi ter os Muppets como protagonistas em pequenos filmes da IBM para funcionários.

Outras empresas admiradas atualmente com a medição de parâmetros como a capacidade de atrair e reter talentos (reflexo da cultura organizacional); liderança e gestão de desempenho; boa estratégia, entre outros itens avaliados, foram listadas em 2021 pela Forbes.

Segundo o levantamento, as empresas que investiram em engajamento interno reduziram o turnover (rotatividade de colaboradores) e as reclamações sobre salários justos e equitativos, ao mesmo tempo que criaram uma vantagem competitiva no mercado.

As cinco empresas mais admiradas no mundo segundo a Forbes:

  1. Apple
  2. Google
  3. Berkshire Hathaway
  4. Johnson & Johnson
  5. Amazon

As cinco empresas brasileiras com melhor reputação segundo o Monitor Empresarial de Reputação Corporativa:

  1. Natura
  2. Ambev
  3. Magazine Luiza
  4. Grupo Boticário
  5. Google Brasil

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