Em média, 70% dos usuários de sites de comércio eletrônico não concretizam a aquisição de itens que adicionam no carrinho de compra. Saiba os principais motivos
Um grande número de potenciais consumidores navega em sites de comércio eletrônico, adiciona um ou mais produtos no carrinho de compras, mas acaba não efetivando a transação. É uma situação que ocorre com muita frequência. O Baymard Institute, uma empresa americana especializada em experiência de usuário online, fez um levantamento de 46 estudos realizados em diversos países sobre o abandono de carrinhos em e-commerce. O resultado: em média, 70% dos usuários não concluem a aquisição dos itens que adicionaram no carrinho de compra online.
De acordo com o Baymard Institute, grande parte dos abandonos de carrinho é natural e inevitável. Isso acontece porque muitos usuários navegam em sites de comércio eletrônico como se estivessem olhando vitrines das lojas. Eles estão apenas analisando as opções disponíveis, comparando preços e salvando itens para decidir mais tarde. Ou seja, eles estavam apenas navegando pelos sites e ainda não estavam prontos para comprar.
O problema são os abandonos de carrinho que ocorrem na fase de checkout, quando o consumidor já mostrou uma clara intenção de realizar a compra, mas, por alguma razão, acabou desistindo no último momento. Segundo uma pesquisa realizada pelo Baymard Institute com consumidores nos Estados Unidos, quase metade (48%) das desistências ocorre por causa do custo elevado de frete, impostos e taxas.
O Baymard Institute identificou também muitos problemas de usabilidade do site de comércio eletrônico. Por exemplo, 17% dos consumidores desistiram de fechar a compra porque o processo de checkout era demorado ou complicado, e 13% abandonaram o carrinho porque o site travou ou apresentou outro problema técnico.
Segundo uma estimativa do Baymard Institute, levando-em conta as vendas combinadas de comércio eletrônico nos Estados Unidos e na União Europeia, existe um potencial de aumento de 35% na taxa de conversão de compra somente com a melhoria do fluxo e design do processo de checkout. Isso representaria um aumento de 738 bilhões de dólares em vendas online por ano nesses dois mercados.