[{"jcr:title":"Insper tem participação decisiva no programa Criança Feliz"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Insper tem participação decisiva no programa Criança Feliz","jcr:description":"A metodologia da iniciativa foi impactada por um curso desenvolvido pela instituição, um trabalho que agora ganha reconhecimento em um evento do governo do Ceará"},{"subtitle":"A metodologia da iniciativa foi impactada por um curso desenvolvido pela instituição, um trabalho que agora ganha reconhecimento em um evento do governo do Ceará","author":"Ernesto Yoshida","title":"Insper tem participação decisiva no programa Criança Feliz","content":"A metodologia da iniciativa foi impactada por um curso desenvolvido pela instituição, um trabalho que agora ganha reconhecimento em um evento do governo do Ceará   Tiago Cordeiro   No dia 28 de março, o governo do Ceará vai realizar um evento para premiar os municípios locais de acordo com seu desempenho no [Programa Mais Infância](https://www.ceara.gov.br/mais-infancia-ceara/) . Iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, da Secretaria de Educação do estado, que posteriormente passou a atuar em parceria com o [Programa Criança Feliz](https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/crianca-feliz) , do governo federal, o programa já beneficiou mais de 100 mil crianças no Ceará desde sua implementação, em 2015. A aula magna do evento será dada por  [David Kallás](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/david-kallas/) , professor do Insper desde 2005, coordenador dos programas de pós-graduação lato sensu da instituição e vice-presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac). É um gesto de reconhecimento do trabalho do professor, e do Insper como um todo. Afinal, a instituição desenvolveu, com o apoio da Fundação Bernard van Leer, um curso, o Programa de Formação em Planejamento para Implementação de Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância, que contou com lideranças de 24 estados, e produziu um [relatório](/content/dam/insper-portal/legacy-media/2019/11/Relatorio_Crian%C3%A7a-Feliz_2019-.pdf) em que consta um manual de gestão e monitoramento das iniciativas do Criança Feliz. “Em 2018, desenvolvemos um programa específico para os agentes públicos envolvidos com o programa Criança Feliz, uma iniciativa do governo federal lançada em 2016 e replicada em todos os estados da federação”, diz Kallás. “Nossa missão, além de fortalecer o networking, era contribuir para o desenvolvimento de planos de ação efetivos, baseados em uma metodologia eficaz.” Programas sociais voltados para a infância, afirma o professor, costumam ser conduzidos por gestores apaixonados pelo tema, mas que nem sempre conseguem seguir um raciocínio claro na implementação de soluções — e na capacidade de medir resultados. “O programa proporcionou um grande aprendizado aos participantes. Cada um deles trabalhou no sentido de identificar e priorizar problemas, elencar propostas de soluções e desenvolver planos de ação.” O sucesso da iniciativa foi tamanho que o grupo de WhatsApp criado entre os alunos continua ativo até hoje, diz o especialista. “À medida que as iniciativas avançam, os gestores compartilham dúvidas, boas práticas e casos de sucesso.”   Lições de afeto Uma das lutas dos participantes foi garantir a continuidade do programa, com a mudança no governo federal depois das eleições presidenciais de 2018. De fato, em outubro de 2021, a ação completou cinco anos de atuação, com 1,2 milhão de famílias atendidas e 50 milhões de visitas, em 2.910 municípios de todos os estados. Apenas no período entre 2019 e 2021, mais de 230 mil gestantes e um milhão de crianças foram atendidas, com 42 milhões de visitas realizadas. É o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância. Em 2019, venceu o WISE Awards, um dos principais prêmios internacionais do mundo na área da educação da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação. As crianças atendidas são estimuladas nos aspectos de linguagem, cognição, vínculos afetivos e socialização. Sempre defendendo a perspectiva de que é possível trabalhar com as crianças com materiais simples, disponíveis em casa, sem investimentos caros. Uma garrafa pet com grãos de feijão dentro, por exemplo, pode ser usada para contar, ou para produzir sons. “Cada aluno desse curso tinha o potencial de provocar um impacto positivo enorme. Sabemos que a primeira infância é uma fase crucial para o desenvolvimento de adultos bem formados e saudáveis”, afirma Kallás. “O programa é interessante, ensina gestantes e pais a brincar, dar amor e afeto. O retorno das famílias emociona. São crianças que passavam a se desenvolver, no físico e no cognitivo. Foi gratificante trabalhar num projeto tão relevante, que muda a vida das pessoas.”  "}]