Allyson Pains
O Insper recebeu a certificação WELL Health-Safety, emitida pela consultoria International WELL Building Institute (IWBI), sediada em Nova York. O Insper é a primeira instituição brasileira do setor de educação a obter a distinção.
Lançado em 2014, o selo reconhece organizações que têm uma concepção de sustentabilidade centrada nas pessoas. Para isso, o Insper considera a adoção de padrões de excelência em prol da garantia de saúde, segurança e bem-estar de todos os membros da organização, sobretudo em relação à pandemia de covid-19.
A conquista da WELL Health-Safety representa também o êxito na resposta a um desafio que foi apresentado à escola. Thiago Otani, gerente de manutenção predial e obras do Insper, relata que inicialmente a adequação dos ambientes físicos gerou um sentimento dúbio na equipe: “Quando criamos a primeira versão do protocolo, o engajamento e a comunicação foram fundamentais para promover confiança, mas, por se tratar de algo muito novo, havia incertezas relacionadas à preparação dos espaços em resposta à covid-19”.
Durante o processo, o Insper teve seus protocolos de segurança avaliados minuciosamente por uma equipe formada por membros das áreas de saúde pública, medicina, arquitetura, design, governo e academia. Foram 23 critérios analisados com o objetivo de apurar se havia adequação dos cuidados aos padrões globais definidos pela IWBI.
A certificação conquistada atesta que o Insper investiu substancialmente na adaptação de suas instalações e operações, além de ter dedicado esforços à conscientização das pessoas em relação às boas práticas admitidas no campus. Em termos práticos, o selo legitima que o Insper:
Otani foi um dos responsáveis pela candidatura do Insper para a obtenção do selo. Ele entende que a postura ativa de pesquisa foi fundamental para definir parâmetros de segurança exemplares para a escola: “Nós revisamos e criamos novos protocolos e procedimentos para priorizar a saúde dos frequentadores do prédio e buscamos referências para validar e ampliar as nossas ações. Conseguimos elevar o controle das boas práticas que já adotávamos, como a gestão de qualidade do ar e da água. A partir de agora, nosso desafio é identificar novas estratégias para que todas as medidas continuem sendo executadas após o fim da pandemia.”
O recebimento do WELL Health-Safety é um motivo de orgulho. Depois de meses difíceis, que orientaram o surgimento de novos modos de agir na escola, é de grande satisfação o reconhecimento de que o caminho que o Insper traçou até aqui foi o melhor possível. Sem dúvida, a cooperação de todos foi fundamental para essa conquista.