Os autores das três melhores monografias sobre a administração pública carioca ganharão bolsas de estudo para curso de gestão pública na escola
Leandro Steiw
A Fundação João Goulart lançou o 1º Prêmio Bora Falar do Rio, que vai contemplar as melhores monografias de graduação sobre a gestão pública carioca. O projeto tem o apoio do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper. Poderão concorrer os trabalhos realizados e aprovados de 2016 a 2022 nas seguintes áreas temáticas: governança, orçamento e finanças, gestão de pessoas, planejamento, inovação, intraempreendedorismo, gestão de projetos, transparência, relacionamento com o cidadão, tecnologia aplicada à gestão pública, gestão de políticas públicas sociais e gestão de políticas públicas de infraestrutura.
As três melhores monografias receberão bolsas em cursos de educação executiva em gestão pública do Insper, além de serem publicadas em resumo expandido na Cidade iNova – Revista Carioca de Gestão Pública, do Instituto Fundação João Goulart, entre outras premiações. A fundação é um órgão da prefeitura ligado à Secretaria de Fazenda e Planejamento. “Temos muito foco nos conceitos de inovação, intraempreendedorismo e transversalidade. O Bora Falar do Rio agrega esses três conceitos, no sentido de cada vez mais falarmos com outros atores da sociedade, não só dentro da prefeitura e do serviço público”, diz Pedro Arias Martins, coordenador de Projetos e Transversalidade da fundação.
Segundo Martins, a ideia é buscar contribuições na academia, por meio de alunos de graduação que também estão estudando, fazendo projetos, criticando e propondo soluções dentro das universidades. “O prêmio reforça essa transversalidade e cria as conexões em busca de insights, para que possamos inovar dentro da prefeitura do Rio”, afirma.
O prêmio pretende motivar os cidadãos a estudar a gestão pública na academia, seja diretamente nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública, seja nos demais cursos, olhando para a gestão pública como um objeto de estudo relevante de investigação. “Sabemos que há muita gente querendo inovar, apresentar novas ideias, levar projetos à frente. Esperamos conseguir captar projetos, estudos e críticas interessantes, para pensar em novas soluções para a cidade do Rio de Janeiro”, explica Martins.
A parceria com o Insper nasceu da aproximação com instituições do terceiro setor, empresarial e acadêmico. “Sabemos que o Insper é uma instituição de renome no ensino, na pesquisa e na extensão. E se mostrou muito aderente ao projeto, querendo contribuir”, diz Martins. As inscrições para o Bora Falar do Rio vão até o dia 3 de abril de 2022. Mais informações estão disponíveis nesta página.