No Brasil, quase 75% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos têm gastos mensais para acessar produtos e serviços online
A maioria dos usuários de internet se dispõe a pagar todos os meses para ter acesso a um conteúdo digital de seu interesse. É o que revela um levantamento da empresa de pesquisa e análise de mercado GWI. Segundo o estudo, 71,5% dos usuários no mundo com idade entre 16 e 64 anos gastam um valor mensal para acessar algum tipo de conteúdo digital.
No Brasil, a proporção de internautas que pagam por um conteúdo digital todos os meses está acima da média global: 74,9%. Entre os países pesquisados, a China lidera as estatísticas, com 82,5% dos usuários de internet que se declararam como consumidores que pagam a cada mês para acessar um conteúdo digital.
O levantamento mostra também que as assinaturas de streaming de vídeo e música são as formas mais populares de conteúdo digital pago, refletindo o rápido crescimento de plataformas como Netflix e Spotify. Globalmente, 12,9% dos internautas têm gastos mensais com ebooks e 11,6% assinam serviços de notícias em meio digital.
A Statista, plataforma especializada em dados de negócios, estima que os usuários de internet no mundo gastaram quase 300 bilhões de dólares com conteúdo digital em 2021. Apesar do avanço dos serviços de streaming de vídeo e de música, os gatos com videogames representam mais da metade desse valor total global.