Em evento, estudantes do 6º semestre de Administração são reconhecidos pela excelência na condução de projetos com organizações parceiras
Mentores, professores, representantes de empresas e alunos participantes do programa Resolução Eficaz de Problemas
Márcio Martins Araújo
Os desafios do mercado de trabalho estão cada vez mais complexos e exigem profissionais dinâmicos e capazes de solucionar problemas que vão além dos casos apresentados nos livros e discutidos em sala de aula. No Insper, o programa Resolução Eficaz de Problemas (REP) é o segredo para preparar os alunos a lidarem com as dificuldades efetivas das empresas e apresentarem soluções inovadoras.
Na cerimônia de encerramento do REP do segundo semestre de 2022, que aconteceu na quinta-feira, 15 de dezembro, estudantes do 6º semestre do curso de Administração foram homenageados por professores e mentores pelos bons trabalhos desenvolvidos na solução de problemas reais propostos pelas empresas parceiras do Insper.
“O REP não é só uma disciplina na qual se aprendem métodos de análises, de diagnósticos ou de resolução de problemas. É muito mais do que isso. O programa deixa aprendizados como lidar com incertezas e trabalhar com colegas que não têm as mesmas opiniões. E também é uma experiência rica porque os alunos estão dentro de uma empresa resolvendo problemas reais”, afirma André Duarte, professor do REP e da disciplina Estratégia da Cadeia de Suprimentos do Insper.
Nesta edição do REP, participaram 161 alunos, divididos em 28 projetos realizados com 23 empresas, e com o auxílio de 28 mentores. “O REP é uma amostra do quanto a formação de nossos alunos é potente na preparação para o mercado de trabalho. O fato de termos tantas empresas parceiras que confiam em alunos do 6º semestre para ajudar a achar soluções só reforça isso”, diz Flavia Piazza, coordenadora do curso de Administração.
A proposta inovadora do REP oferece oportunidades de relacionamento com figuras importantes do mercado e estimula o networking, o que é essencial para o desenvolvimento profissional dos participantes. “Foi uma ótima experiência porque a gente pôde ter o contato bem próximo com a empresa, fazer networking, e também aprender muito sobre a parte crítica e lógica, além de solucionar um problema”, diz a aluna Isadora Barbosa. “A gente vai até as empresas, conhece os representantes e trabalha em uma área. Foi muito desafiador, mas também muito construtivo”, completa a aluna Luiza Grassano.
Certificação Green e Yellow Belt Plan
Durante o evento, foi feita a entrega dos certificados nas modalidades Green Belt Plan e Yellow Belt Plan, que reconhecem a capacidade dos alunos para analisar e solucionar problemas com rigor metodológico e planejamento. As certificações são emitidas pela empresa Falconi Consultores de Resultado e pelo Insper.
“Chegar ao mercado tendo passado por essa experiência dá uma bagagem muito bacana. É de fato um diferencial prático e ajuda muito a assimilar rapidamente o dia a dia das empresas, a se conectar com as situações reais e também a reduzir a ansiedade do que é estar no mercado”, afirma Paulo Finatte, sócio da Falconi Consultores de Resultado.
Carolina Fouad Kamhawy, gerente de projetos do Hub de Inovação Paulo Cunha, enfatizou a importância da certificação para o ingresso no mercado de trabalho. “Quando coloca essa certificação no currículo e no LinkedIn, o aluno chega mais valorizado às empresas em que vai fazer o processo seletivo”.
Representantes da Falconi, coordenadores do REP e alunos que receberam o certificado Green Belt Plan
Números do REP
O REP também é uma iniciativa de inserção profissional. Após passarem pelo programa, nos semestres seguintes os alunos iniciam seus estágios.
Atualmente, dos estudantes do 7º e do 8º semestres de Administração, 93% estão estagiando ou trabalhando com mercado financeiro, consultoria, tecnologia, indústrias de bens e consumo e varejo. E 90% dos estagiários no último semestre do curso de Administração já receberam ou têm boas perspectivas de proposta de efetivação na empresa em que estão.
Desde o início do programa, no segundo semestre de 2011, já participaram do REP 187 empresas e 2.758 alunos. Ao todo, foram desenvolvidos 575 projetos por meio da disciplina, com apoio de 191 mentores.
Conheça os projetos, mentores e empresas destacados deste semestre:
REP – Projetos mais bem avaliados
1º Lugar
Empresa: SBA
Alunos: Diego Hidalgo Gordon, Eduardo Mahfuz Gualdani da Silva, Gustavo Willis Azevedo Cruz, Pedro Henrique de Assis Leal Ribeiro, Pedro Simioni Perdomo e Thiago Giaffone.
Mentor: Gabriel Ludewig
2º Lugar
Empresa: Alpargatas
Alunos: Carolina Pellegrino Castejón, Felipe Bandeira Corrêa de Mello, Isaac de Oliveira Machado, Maria Eduarda Balieiro Ramos e Ricardo Contrucci Rahme Amaro.
Mentor: Eduardo Matsushita
3º Lugar
Empresa: Saint Gobain – Isover
Alunos: Bruno Ognibene Lerario, Felipe Surita Garcez Guimarães, Fernando Vello Abdelmalack, Isabela Kothe Assunção e Laura Alves Casarin.
Mentor: Daniel Wada
4º lugar
Empresa: GPA
Alunos: Ana Carolina Shu, Enrico Nagib Jabbour, Felipe Medeiros Martinez, Luís Fernando Marcelino de Oliveira Veronesi, Ricardo Gargalak Peres Reis e Victor Hugo Fernandes Gimenes.
Mentora: Fabiane Almeida
5º lugar
Empresa: Better Drinks
Alunos: Gabriel Junqueira Pereira de Mello, Henrique Biasi Cabrera, Jacqueline Aguiar Correira, Luiz Sadao Kamada, Ricardo Brandão Castejón Ferreira e Sofia Hodas Ulian.
Mentor: Guilherme Mammana
Empresas participantes:
Alpargatas
Azul
B3
BASF
Better Drinks
Braskem
Castrol
Comgás
Dexco
Endered
GPA
HSC
Nestlé Nespresso
Nestlé Purina
Rockwell – Turma A
Rumo
Saint Gobain – Isover Brasil
Saint Gobain – Canalização
Saint Gobain – CSC
Saint Gobain – Tekbond
SBA
Scania
Ultracargo
VIA
Youse
Locaweb
Acesse aqui a galeria de fotos do evento.