O programa Master in Business Management (MBM) leva os jovens profissionais a desenvolver iniciativas de marketing com base em dados e foco na execução estratégica
Tiago Cordeiro
O marketing está na base da estratégia das organizações e direciona suas operações. Ajuda a identificar oportunidades de mercado, a definir a melhor estratégia operacional, considerando os clientes atuais, os potenciais e a melhor segmentação de mercado, a desenvolver produtos e serviços que gerem valor para clientes e para a sociedade e a encontrar a estratégia adequada em comunicação, com os parceiros, os colaboradores e os clientes.
Esta visão avançada da atividade, que utiliza a tecnologia para acessar dados estratégicos para as demais áreas da companhia, faz parte da trilha de marketing do Insper, como explica Alex Manduca, professor de Marketing e Gestão Estratégica de Canais para os cursos de pós-graduação do Insper. “Entender os recursos de que uma empresa precisa para entregar valor para o mercado é um dos maiores desafios da atualidade. E o marketing baseado em dados é capaz de fornecer as ferramentas necessárias para as organizações executarem essa missão”, diz Manduca.
Um novo curso da escola contribui com novas ferramentas para os profissionais cumprirem esse objetivo. Trata-se do Master in Business Management (MBM), o primeiro curso de especialização modular do Insper na área de gestão.
A estrutura do curso, que se inicia em janeiro de 2023 e está com matrículas abertas, coloca o aluno para participar de três disciplinas que compõem as certificações essenciais: Excelência em Gestão (Business Excellence), Experiência em Equipes (Teamwork Experience) e Liderança em Equipes Ágeis (Leadership in Agile Teams). Caso comprove excelência em conhecimentos de gestão, o aluno pode ser dispensado de cursar o módulo de Business Excellence.
Na sequência, os estudantes poderão acessar certificações temáticas em Empreendedorismo e Inovação (Entrepreneurship and Innovation), Gestão de Marketing (Marketing Management), Gestão de Projetos (Project Management), Gestão de Equipes (Team Management) e Análise de Dados (Data Analytics).
É possível cursar todas as cinco especializações, ou apenas uma delas, dispensando o módulo básico — neste caso, o aluno não alcançará o status de pós-graduado, mas receberá um certificado do Insper equivalente ao conhecimento específico que adquiriu.
O curso é voltado para profissionais com até três anos de experiência, que trabalham em empresas de médio e grande porte ou empreendem. Têm perfil de liderança e buscam integrar práticas inovadoras e conhecimentos acadêmicos de alto padrão para acelerar a evolução de suas carreiras. E procuram por um programa ágil, em que possam acrescentar expertise de acordo com suas demandas pessoais e seu momento profissional.
O programa tem o objetivo de ampliar o conceito de formação profissional, indo além das fronteiras do básico, desenvolvendo práticas valiosas para atuar em times e liderar equipes ágeis.
Ao final do curso, os alunos do Master in Business Management estarão aptos a liderar e atuar em equipe, implementar estratégias comportamentais colaborativas que contribuam para atingir os objetivos comuns das equipes, pensar de forma crítica, raciocinar de forma computacional, fazer gestão do negócio, dominar as boas práticas de gestão do ponto de vista de estratégia, marketing e operações, gerar valor sustentável e atuar de forma estratégica.
“O curso está diretamente ligado a uma nova visão de mercado, que aplica o marketing para as demandas mais estratégicas das companhias”, afirma Manduca. “Os novos profissionais podem contar com o MBM para aprender a construir cenários com base em dados gerados pelas estratégias de marketing.”