Evento no Rio de Janeiro discutiu temas como liderança, transversalidade, intraempreendedorismo, inovação e cultura de dados
O Congresso Carioca de Gestão Pública aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro. O evento, realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e organizado pelo Instituto Fundação João Goulart, foi o primeiro sobre o tema no âmbito da administração municipal no estado. O Insper foi um dos apoiadores do evento, que discutiu a gestão pública carioca a partir dos pilares de Pessoas, Projetos e Métodos, destacando temas como liderança, transversalidade, intraempreendedorismo, inovação e cultura de dados.
“É um grande prazer estar aqui com a Prefeitura do Rio nesta parceria já bastante longeva. A missão do Insper é capacitar a gestão pública e melhorar o país, e este evento vai totalmente ao encontro dessa nossa missão”, disse André Luiz Marques, coordenador executivo do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper.
O professor Milton Seligman, assessor institucional do CGPP, participou da mesa de abertura da sessão sobre gestão pública, no dia 8. “O Rio de janeiro, como uma cidade símbolo do Brasil, dá um exemplo, logo no final de um ciclo eleitoral, reunindo servidores e pessoas interessadas na gestão pública para discutir os desafios que temos pela frente”, disse Seligman. “Todos nós brasileiros precisamos olhar o que está sendo discutido aqui, porque será extremamente importante para os dias que virão.”
O Congresso Carioca de Gestão Pública marcou também os 10 anos do Instituto Fundação João Goulart e do Programa Líderes Cariocas, cujo objetivo é capacitar líderes para gerenciar os problemas municipais de maneira mais efetiva, otimizando o uso dos recursos públicos e melhorando a prestação de serviços aos cidadãos. Estiveram presentes no evento o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko, e a presidente do Instituto Fundação João Goulart, Rafaela Bastos. “O Congresso é uma oportunidade para dialogarmos sobre a gestão pública e as boas práticas cariocas em paralelo com experiências do Brasil todo. O carioca precisa saber que, para a vida melhorar, a gestão pública tem que estar em pauta”, afirmou Rafaela Bastos.