Composto por módulos, o novo Master in Business Management (MBM) desenvolve as habilidades relevantes para que executivos em início de carreira se posicionem bem no mercado
Tiago Cordeiro
Profissionais com até três anos de experiência, que trabalham em empresas de médio ou grande porte ou empreendem. Têm perfil de liderança e buscam integrar práticas inovadoras e conhecimentos acadêmicos de alto padrão para acelerar a evolução de suas carreiras. E procuram por um curso ágil, em que possam acrescentar expertise de acordo com suas demandas pessoais e seu momento profissional.
Foi pensando neste perfil de aluno que o Insper lançou o novo Master in Business Management (MBM), seu primeiro curso de especialização modular na área de gestão. “É um programa multidisciplinar, que desenvolve conhecimentos e habilidades de forma independente, sem perder a visão integrada característica da instituição”, diz o coordenador dos programas de pós-graduação lato sensu, David Kallás, professor do Insper desde 2005 e que há 28 anos atua com estratégia, avaliação de desempenho e processos de gestão em empresas de grande, médio e pequeno porte, inclusive startups, no Brasil e na América Latina.
O programa tem por objetivo ampliar o conceito de formação profissional, indo além das fronteiras do básico. “Os cursos MBM são uma categoria consagrada para jovens profissionais”, aponta Kallás.
No programa, que tem início em janeiro e está com as matrículas abertas, os alunos vão cursar um currículo básico, com carga horária total de 396 horas, dedicado a complementar a formação adquirida na graduação, especialmente no caso de quem não cursou graduação em Administração e está migrando de outras áreas, como as Engenharias. É formado por três certificações obrigatórias: Excelência em Gestão (Business Excellence), Experiência em Equipes (Teamwork Experience) e Liderança em Equipes Ágeis (Leadership in Agile Teams).
Na sequência, os estudantes poderão acessar certificações temáticas em Empreendedorismo e Inovação (Entrepreneurship and Innovation), Gestão de Marketing (Marketing Management), Gestão de Projetos (Project Management), Gestão de Equipes (Leadership in Teams) e Análise de Dados (Data Analytics). Não há trabalho de conclusão de curso, o TCC, mas sim projetos integradores aplicados em organizações reais.
Aliás, se for do interesse do aluno, ele vai poder cursar todas as cinco especializações. Pode também optar por realizar apenas uma delas, dispensando o módulo básico. Neste caso, não alcançará o status de pós-graduado, mas receberá um certificado Insper equivalente ao conhecimento específico que adquiriu.
É possível também alcançar a pós-graduação sem cursar o Business Excellence. Para isso, o aluno precisa comprovar excelência em seus conhecimentos em gestão. Deverá, nesse caso, fazer os outros dois módulos obrigatórios e dois módulos específicos.
No caso do aluno que deseja cumprir uma trajetória equivalente a uma pós-graduação, o Insper desenvolveu trilhas prontas, que facilitam a transição entre um módulo e outro. “Trabalhamos com projetos integradores, aliados a casos práticos, que orientem os jovens profissionais na busca pelos melhores resultados”, detalha Kallás.
Dentro de uma certificação, o aluno só pode se matricular no módulo seguinte caso tenha sido aprovado no anterior. Para concluir o Master, o aluno precisa obter quatro certificações: Business Excellence, Teamwork Experience, Liderança em Equipes Ágeis e uma das cinco certificações especialistas. As aulas são presenciais, realizadas durante a semana.
Independentemente do caminho que cada aluno decida trilhar, o novo MBM tem por objetivo explorar aspectos integradores do universo corporativo, tais como gestão de negócios, liderança e teamwork.
Ao final do curso, os alunos do Master in Business Management estarão aptos a liderar e atuar em equipe, implementar estratégias comportamentais colaborativas que contribuam para atingir os objetivos comuns das equipes, pensar de forma crítica, pensar de forma computacional, fazer gestão do negócio, dominar as boas práticas de gestão do ponto de vista de estratégia, marketing e operações, gerar valor sustentável e atuar de forma estratégica.
Entre os muitos diferenciais do Insper, que é uma das principais e mais reconhecidas escolas de negócios do mundo, incluem-se uma série de certificações relevantes. Foram concedidas por entidades do porte da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), a principal associação certificadora de escolas de negócios no mundo, da Association of MBAs (Amba), uma associação certificadora inglesa que credencia programas de MBA de forma global, e a Acreditação Equis, uma certificação internacional emitida pela European Foundation. O Insper pertence ao seleto grupo de escolas de negócios do mundo (menos de 1%) que possuem a Triple Crown (Amba + AACSB + Equis).