Experiência de aprendizagem inédita e imersiva conta com docentes da Columbia University e do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper
Márcio Martins Araújo
“GovTech Fellows: Inovação e Tecnologia para Lideranças do Desenvolvimento Sustentável” é o novo curso do Insper, lançado em parceria com a Columbia Global Centers | Rio de Janeiro. O programa tem duração de 40 horas, com encontros remotos e também presenciais na sede do Insper, em São Paulo.
O curso é voltado para lideranças de órgãos públicos, de organizações não governamentais e de GovTechs (startups que ofertam soluções tecnológicas para governos), e tem por objetivo aprofundar conhecimentos para o desenvolvimento de projetos de inovação na agenda de sustentabilidade, com foco em meio ambiente e redução de desigualdades sociais.
Bruna Mattos, gerente de projetos da Fundação Brava, uma das apoiadoras da iniciativa, explica a relevância do curso. “A formação liderada por Insper e Columbia University traz uma contribuição inédita e estratégica porque combina três elementos primordiais: a visão global e local do problema, o que há de mais avançado em termos de conteúdo sobre sustentabilidade socioambiental, e o compromisso em formar uma turma de alunos diversa, inclusive, regionalmente”, afirma.
Conduzido por docentes do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper e da Columbia University, o programa aborda temáticas em perspectiva global e nas especificidades dos desafios do Brasil. As aulas são em português e em inglês, mas com tradução simultânea para o português.
Vinícius Cassio Barqueiro, coordenador de cursos de curta duração do CGPP do Insper, destaca as estratégias didáticas envolvidas no desenho do curso para que os objetivos do programa sejam atingidos. “Planejamos estimular o debate e garantir uma formação prática. Os participantes vão trabalhar a partir de cases, desenvolvendo uma visão holística para desenhar soluções aplicáveis às suas realidades. A formação é, também, uma oportunidade de construir o espaço para a criação de uma rede capacitada e integrada de profissionais que trabalham com o tema”, diz.
Tom Trebat, diretor da Columbia Global Center Rio, avalia que essa capacitação em parceria com o Insper veio num momento crucial para o debate sobre o clima no Brasil e no mundo. “Além de estar alinhada com a missão de Columbia no Brasil de capacitar lideranças nos temas de maior relevância global, assunto que envolve riscos catastróficos para nosso planeta comum, será uma oportunidade única para as novas lideranças se aprofundarem nas questões de inovação e sustentabilidade e colocarem o aprendizado em prática nas suas respectivas regiões”, analisa.
Para sua viabilização, o programa conta com o apoio da Fundação Brava, do Instituto Humanize e do Instituto Arapyaú, o que garante ao curso até 30 bolsas de estudos nas seguintes modalidades: integral, que corresponde a 100% do valor do curso e despesas de hospedagem e passagem (exclusiva para alunos das regiões Norte e Nordeste do país), ou parcial, que cobre de 50% a 75% do valor total do curso.
A iniciativa do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper com a Columbia Global Centers beneficiará o aluno participante na formulação, na implementação e na avaliação de políticas públicas, além de propor ferramentas de inovação e transformação do setor público. “Acreditamos que essa proposta será muito efetiva para formar o que chamamos de lideranças verdes, ou seja, pessoas convencidas de que a mudança climática é uma ameaça existencial, urgente e grave, que somente poderá ser combatida com o compromisso efetivo de toda a sociedade e com o uso de soluções inovadoras e transformacionais”, completa Bruna Mattos.
As inscrições ficam abertas de 9 de novembro a 8 de dezembro de 2022, ou até o preenchimento das 30 vagas. As candidaturas e os pedidos de bolsa serão avaliados de maneira contínua pelo comitê de seleção, formado por representantes do Insper, de Columbia e das fundações parceiras, com anúncios de resultados até janeiro de 2023.