Realizar busca
test

Jogos puxam crescimento do mercado de aplicativos para celular

Número de usuários de smartphones deve ultrapassar a marca de 7 bilhões em 2024, ampliando ainda mais o potencial desse negócio

Número de usuários de smartphones deve ultrapassar a marca de 7 bilhões em 2024, ampliando ainda mais o potencial desse negócio

 

Bernardo Vianna

 

O número de assinaturas de serviços de telefonia móvel ao redor do mundo ultrapassou, em 2021, a marca de 6 bilhões e a previsão é que continue crescendo. Em 2024, deverá atingir 7 bilhões e, em 2027, 7,6 bilhões de assinaturas. A projeção é da Ericsson, fabricante sueca de equipamentos de telecomunicação.

 

 

 

Atualmente, os países com maior número de usuários de smartphones são os Estados Unidos, a China e a Índia. No entanto, neste últimos dois, a taxa de penetração de smartphones é menor do que 70% da população, o que significa que ainda há muito espaço para crescimento.

Com mais usuários, cresce também o número de aplicativos baixados das lojas para os dispositivos móveis. A marca dos 200 bilhões de downloads foi batida em 2019, de acordo com dados da consultoria de inteligência de negócios Data.ai.

Em 2021, ano mais recente para o qual há dados disponíveis, foram contabilizados mais de 230 bilhões de downloads de aplicativos para smartphones. Isso representa um crescimento de cerca de 20% em relação a 2018.

 

 

A receita total gerada pelo mercado de aplicativos para celulares deve ultrapassar os 600 bilhões de dólares em 2025, com destaque para o segmento de jogos. É preciso considerar, no entanto, que aplicativos populares como Netflix e Spotify removeram a possibilidade de assinatura por meio das plataformas iOS e Android. Com isso, estima-se que a Apple e o Google tenham perdido 1,8 bilhão de dólares, em 2020, apenas em assinaturas que viriam do Netflix.

Em 2021, o app que mais faturou foi o TikTok, que sozinho gerou mais de 1,7 bilhão de dólares em receita, boa parte originada em sua versão chinesa, o Douyin. No mesmo ano, quatro jogos tiveram mais de 1 bilhão de dólares em receita em plataformas mobile: PlayerUnknown’s Battlegrounds Mobile, Honor of Kings, Genshin Impact e Roblox.

 

 

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade