Realizar busca
test

Conheça os cursos de políticas públicas do Insper

Para quem se interessa por pautas que impactam diretamente a qualidade de vida e bem-estar da população e tem como objetivo profissional assumir uma atuação prática para melhorar esse cenário, fazer um curso de políticas públicas aparece como uma boa alternativa.

Para quem se interessa por pautas que impactam diretamente a qualidade de vida e bem-estar da população e tem como objetivo profissional assumir uma atuação prática para melhorar esse cenário, fazer um curso de políticas públicas aparece como uma boa alternativa.

Essa é uma área que oferece muitas oportunidades, seja nas esferas ambiental, econômica, social ou educacional.

Tire suas dúvidas sobre os cursos de políticas públicas do Insper e escolha o melhor caminho para sua carreira.

 

O que são políticas públicas?

A Constituição Federal Brasileira estabelece, entre outros pontos, direitos comuns a todos os cidadãos, sem qualquer distinção. Entre eles, podemos citar os acessos à educação, à saúde, ao saneamento básico, à segurança, ao transporte, entre outros.

Para garantir que esses direitos cheguem à população é que existem as políticas públicas. De forma resumida, elas são as ações formuladas pelo Poder Legislativo, controladas pelo Poder Judiciário e aplicadas pelo Poder Executivo, com o objetivo central de servir à sociedade de acordo com a legislação.

 

O que é o curso de políticas públicas?

Quem tem interesse em trabalhar com políticas públicas pode optar por qualquer curso de graduação, uma vez que elas englobam todas as esferas da sociedade.

No entanto, para se especializar nessa área, uma pós-graduação deve ser o caminho. Ao escolher um curso de políticas públicas, o profissional é direcionado para o aprimoramento de suas capacidades e a aquisição de novas habilidades para atuar com melhor performance em organizações governamentais, privadas ou no terceiro setor.

 

Quais são os cursos de políticas públicas oferecidos pelo Insper?

cursos de políticas públicas do Insper

O Insper desenvolveu cursos de pós-graduação direcionados para o estudo de políticas públicas. São eles:

Master em Gestão Pública

Esta pós-graduação lato sensu tem o objetivo de desenvolver profissionais do setor público, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo e já possuem ampla experiência na área de gestão pública. Os objetivos do curso são:

  • Análise de problemas públicos, planejamento e orçamento, organizações e arranjos interorganizacionais, inovação no setor público e uso de evidências no ciclo de políticas públicas;
  • Capacidade de liderança política, gestão de desempenho comunicação e negociação;
  • Análise aprofundada, em grupo, de experiências da gestão pública selecionadas pela complexidade dos desafios e bons resultados.

 

Programa Avançado em Gestão Pública

O Programa Avançado em Gestão Pública desenvolve as habilidades práticas necessárias para atuação profissional de gestores, conectando diversas áreas do conhecimento e integrando as diferentes áreas da gestão pública. Ao fim dessa pós-graduação presencial, o aluno será capaz de:

  • Saber formular problemas públicos e planejar soluções efetivas e sustentáveis de forma estruturada e pautada em evidências;
  • Identificar recursos, processos e agentes envolvidos em cada um dos problemas públicos;
  • Aplicar ferramentas de gestão mais adequadas a cada situação e de forma prática e eficiente para potencializar as soluções identificadas;
  • Identificar alternativas para os problemas públicos e apontar soluções a serem implementadas de forma direta ou por meio de parcerias.

 

Mestrado

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas é destinado preferencialmente para profissionais em início ou transição de carreira e tem como objetivo capacitar o estudante para:

  • Entender os limites das políticas públicas para a concepção adequada das mesmas, envolvendo atores públicos, privados e ligados ao terceiro setor;
  • Identificar e compreender os problemas do setor público, oferecendo soluções e iniciativas baseadas em dados e em evidências, com o apoio de indicadores de desempenho que levem em conta as necessidades da população;
  • Avaliar de forma rigorosa, baseado em evidências, as políticas públicas implementadas e propor ajustes, quando necessário.

 

Educação Executiva

Insper desenvolveu um amplo portfólio na Educação Executiva com cursos de curta e média duração, voltados ao setor público e com foco no aprimoramento de profissionais que atuam em organizações governamentais, privadas ou no terceiro setor.

Confira abaixo todos os cursos de curta e média duração na área de políticas públicas.

Acelerando a Transformação Digital no Setor Público

É estudado o panorama das tecnologias e da transformação digital, juntamente com seus impactos na sociedade e no Estado. A partir disso, o objetivo é construir uma visão sistêmica das oportunidades e desafios para os governos.

Ciências Comportamentais, Nudges e Políticas Públicas

São analisadas as principais teorias que dão base à abordagem das ciências comportamentais, além de oferecer ferramentas para um estudo prático e aplicado.

Compliance e Governança no Setor Público

Apresenta ferramentas práticas para a criação e/ou o aprimoramento de sistemas de integridade (compliance) no setor público.

Como Cobrir Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono

Focado na cobertura jornalística das mudanças climáticas e no mercado de carbono. São estudados os principais conceitos, dados e fontes da agenda climática nacional e global, trazendo exemplos de como apresentar informações de maneira confiável e envolvente, além de mostrar caminhos para obter recursos para esse tipo de cobertura.

Comunicação no Setor Público

O aluno tem a oportunidade de interagir com um público experiente e engajado nas temáticas de gestão pública. Boa parte da turma é composta de estudantes do Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP), já que o curso é uma disciplina dessa pós-graduação do Insper – é possível aproveitar os créditos dessa disciplina no PAGP, caso queira ingressar posteriormente nessa pós-graduação.

Concessões e PPPS: Fundamentos e Elementos-Chaves

Apresenta a lógica de estruturação de um projeto de concessão e de Parcerias Público-Privadas (PPP), propiciando aos participantes que estão no início dessa jornada a compreensão dos diferentes tipos de arranjos entre o setor público e o privado, bem como os principais desafios jurídicos e financeiros de projetos dessa complexidade.

Concessões e PPPs: Tópicos Avançados

Este curso tem como objetivo o entendimento dos principais obstáculos e a discussão de como buscar alternativas para transformá-los em oportunidades. Para isso, temos como foco profissionais do setor público e do privado que já enfrentam esses entraves (ou desejam evitá-los) nos seus diferentes projetos.

Dados Espaciais para Análise de Políticas Públicas

Este curso, desenvolvido em parceria e lecionado em grande parte por Matthew Ingram, especialista no tema na Universidade de Albany, State University of New York, oferece uma introdução aos dados espaciais e aos softwares que trabalham com eles.

Dados e Política Urbana

A revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo servirá como fio condutor dos tópicos tratados, permitindo à turma o cotejo entre aspectos teóricos e práticos relacionados às políticas urbanas.

Economia para não economistas

É um curso baseado na apresentação de casos reais, a partir dos quais o aluno será apresentado ao universo da economia e suas variáveis para entender como identificar as diversas relações, aprender noções básicas de micro e macroeconomia e técnicas de análise de dados.

Estratégias de negociação empresa-governo

Conheça as principais técnicas e ferramentas que o profissional de relações governamentais necessita para aprimorar sua atuação.

Estado contemporâneo: teoria normativa a governança democrática

O curso tem como foco a compreensão das relações entre Estado e sociedade, a partir de três dimensões fundamentais.

Finanças Públicas e Gestão Fiscal: o que Jornalistas Precisam Saber

O curso apresenta conceitos e ferramentas para que profissionais de jornalismo promovam uma cobertura qualificada do processo de gestão e planejamento orçamentário-financeiro no Brasil, contribuindo para ampliar a cidadania fiscal.

Gestão de Equipes Remotas no Setor Público

O curso tem como objetivo trabalhar conexões conceituais que estimulem alguma transformação, no curto prazo, na realidade dos participantes, trazendo ferramentas práticas para liderar equipes remotas e ao mesmo tempo propondo uma reflexão mais ampla do papel do líder em momentos de grande incerteza.

Gestão de Políticas e Projetos com Base em Evidência

O curso apresenta as múltiplas razões para se basear em evidências na gestão de políticas públicas, esclarecendo diversos aspectos para que os participantes sejam efetivamente capazes de atuar com embasamento.

Gestão de Produto para Criadores de Conteúdo

Ensina aos profissionais de mídia as estratégias necessárias para se colocar em curso a mudança de mentalidade necessária para a criação de produtos digitais e de informação baseados nas melhores práticas do mercado.

Gestão e Governança no Agronegócio

Ao final deste curso o estudante será capaz de diagnosticar e propor ajustes na condição financeira de negócios agrícolas, aperfeiçoar o desempenho econômico utilizando conceitos e ferramentas apropriados em gestão de riscos, em linha com os objetivos dos acionistas e dentro de boas práticas de governança.

Gestão Orçamentária para Resultados de Estados e Municípios

Apresenta as principais técnicas e ferramentas que o profissional de planejamento, gestão e monitoramento orçamentário necessita para aprimorar sua atuação e promover estratégias bem sucedidas.

Governança e Compliance no Setor Público em Contexto de Crise

O curso ajuda a compreender as noções de governança, transparência, legitimidade, responsividade e eficiência em um contexto de compliance e integridade no setor público diante de situações de crise.

Inovação e transformação no setor público: desafios para uma prática disruptiva

Este curso apresenta conceitos e ferramentas fundamentais, além de casos práticos, para que os gestores compreendam as dificuldades de introdução da inovação no setor público e possam contribuir na elaboração de estratégias para superá-las.

Inovação no setor no público: pessoas, dados e tecnologia.

Num mundo em transformação acelerada, o setor público tem o desafio de aproveitar o potencial da digitalização à medida que encara problemas novos e complexos. O curso tem o objetivo de formar gestores que lideram transformações públicas para potencializar e ampliar o acesso da população a direitos.

Inovação urbana: novas formas de fazer cidade

É destinado a profissionais do setor público, privado e do terceiro setor que tenham interesse em conhecer os princípios que norteiam a tomada de decisão no campo do urbanismo, bem como seus principais dilemas e trade-offs.

Inteligência Artificial aplicada à Comunicação

Ajuda os participantes a entender os potenciais dessa tecnologia. Como ela funciona, quais são as suas limitações, as principais ferramentas disponíveis e os usos de caso.

Introdução às Políticas Públicas

O curso apresenta conceitos introdutórios e uma visão geral sobre o funcionamento das políticas públicas em diversas áreas, estimulando a reflexão dos alunos sobre os dilemas, oportunidades e tensões inerentes à gestão de políticas públicas.

Instituições judiciais

Traz discussões importantes sobre o sistema de justiça, suas relações com os demais poderes e os grandes desafios da judicialização das políticas públicas.

Laboratório de Impacto Socioambiental

Oferece ao aluno a experiência prática, tecnicamente embasada no desenho de um painel de monitoramento de indicadores de impacto.

Mensuração de impacto social

Desenvolvido para formar lideranças que busquem desenvolver o entendimento dos conceitos e metodologias envolvidas na avaliação de impacto. Para isso, são apresentadas ferramentas que possibilitam conectar ações, produtos e resultados e discutidas metodologias de mensuração de impacto experimentais ou quasi-experimentais, caracterizadas pelo uso de grupos de comparação.

Planejamento e acompanhamento de orçamento público

Para quem não trabalha diretamente com finanças públicas, mas tem interesse em entender melhor os processos, escolhas e dados disponíveis. Por meio de aulas interativas e práticas, esclarecemos a linguagem, os instrumentos e as técnicas utilizadas no processo de planejamento e acompanhamento de orçamento público.

Políticos, Instituições e Estruturas (inglês)

Este curso discute teoria e as mais recentes contribuições empíricas da Ciência Política. Os alunos são encorajados a debater a metodologia e contribuições substantivas da literatura para elaborar hipóteses sobre as graves falhas de representação democrática do Brasil.

Políticas Públicas e Desigualdades: Gênero, Raça e Sexualidade

A partir de fundamentos e uma visão geral sobre o funcionamento das políticas públicas nas áreas de raça e gênero, o curso estimula a reflexão dos alunos sobre os dilemas, oportunidades e tensões inerentes à gestão de políticas públicas nessa área, além de abordar caminhos como capacitação, inclusão digital e parcerias para gestão local.

Políticas Públicas e Interseccionalidade

O curso aborda a interseccionalidade dentro dos estudos de teoria crítica racial e de teoria feminista, em especial a negra, e destaca os principais desafios, críticas e perspectivas de abordagens sobre interseccionalidade em análises e estudos de políticas públicas.

Programa Executivo em Gestão de Pessoas no Setor Público

Este curso foi desenhado de forma a aprimorar, na alta liderança de órgãos governamentais, a capacidade de atribuir, à gestão de pessoas, seu enfoque estratégico no alcance dos objetivos do governo.

Relações entre Organizações Públicas e Privadas em um Mundo Conectado

O curso se propõe a capacitar os alunos para analisar os desafios e a importância das relações entre organizações públicas e privadas no Brasil, em um período no qual ambas estão conectadas pelas redes sociais.

Relações governamentais no Brasil

Propicia um ambiente de troca de experiências para montar estratégias adequadas para conquistar aliados internos e viabilizar parcerias externas. O objetivo central deste curso de curta duração é analisar os desafios e a importância das relações governamentais no Brasil, além de integrá-las à estratégia de negócio.

 

Quais são as vantagens dos cursos de políticas públicas do Insper?

cursos de políticas públicas do Insper

Os cursos de pós-graduação em políticas públicas do Insper contam com professores renomados, que estão entre os melhores do país. A metodologia oferecida é centrada no aluno, com exemplos práticos e reais.

A diversidade de perfil, tanto dos alunos quanto do corpo docente, é outro ponto valorizado no Insper, o que proporciona diferentes pontos de vista e uma rica troca de experiências.

Para completar, o Insper conta com uma infraestrutura completa, que inclui a Biblioteca Telles, os laboratórios e os campus.

 

Quem pode fazer os cursos de políticas públicas do Insper?

Qualquer  profissional que atue em organizações governamentais, privadas ou no terceiro setor.

 

Quanto custa o mestrado em políticas públicas do Insper?

Confira, abaixo, a planilha com os valores do mestrado:

À vista R$ 77.537,94 R$ 58.153,45
18 parcelas R$ 4.643,65

R$ 83.585,69

R$ 3.482,74

R$ 62.689,27

24 parcelas R$ 3.574,44

R$ 85.786,47

R$ 2.680,83

R$ 64.339,85

30 parcelas R$ 2.934,38

R$ 88.031,27

R$ 2.200,78

R$ 66.023,45

 

Como é o processo seletivo para o mestrado em políticas públicas do Insper?

Antes de qualquer coisa, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Graduação em curso de nível superior
  • Leitura fluente em língua inglesa
  • Adesão ao Código de Ética e Conduta do Insper
  • Interesse em transformar a gestão pública brasileira por meio de políticas públicas consistentes e voltadas ao interesse coletivo

O processo seletivo para ingresso segue as seguintes etapas:

  1. Formulário de admissão;
  2. Documentos para o processo seletivo;
  3. Entrevistas;
  4. Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão;
  5. Matrícula.

 

Existe programa de bolsa de estudos para o curso de Políticas Públicas?

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas conta com oportunidades de bolsas de estudo parciais ou integrais. Para isso, é necessário que o candidato informe se deseja participar do processo de concessão no momento de sua inscrição no processo seletivo.

O Insper analisará se o perfil do candidato se encaixa para concessão de bolsa parcial ou integral, tendo como base os seguintes aspectos:

  • Qualificação – ter sido aceito no curso dentro do critério específico de seleção de alunos;
  • Diversidade – considerar a importância de ter candidatos que emprestem à turma distintas correntes de pensamento e experiências profissionais;
  • Impacto Social – apresentar alinhamento da experiência profissional aos objetivos do programa e com característica que sugira motivação pessoal e potencial de geração de impacto social;
  • Necessidade – a concessão da bolsa é condição necessária para a participação do candidato que, por afazeres diversos ou limitações financeiras, necessitaria de um estímulo adicional para se dedicar integralmente ao curso;
  • Comprometimento – contribuir para o sucesso do programa incluindo a obrigação de restituir os recursos recebidos na hipótese de interrupção do estudo (salvo se motivada por força maior).

Essa análise terá como base a avaliação das seguintes informações:

Quer se dedicar à carreira na área de políticas públicas? Então, conheça o curso de Gestão de Políticas Públicas do Insper.

 

 

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade