Realizar busca

Conheça a imobiliária digital Lounge.161, que será acelerada pela FOKS

Enzo Pravatta, fundador da startup especializada em apartamentos compactos para investidores, receberá mentoria de Nassim Ghosn, da Conta Simples, e Leonardo Francuci, da Casafy

Enzo Pravatta, fundador da Lounge.161

Enzo Pravatta, fundador da startup especializada em apartamentos compactos para investidores, receberá mentoria de Nassim Ghosn, da Conta Simples, e Leonardo Francuci, da Casafy

 

Bruno Toranzo

 

A Lounge.161 é uma startup que nasceu em 2020, na sala da casa de Enzo Pravatta, aluno do curso de Economia do Insper. A empresa se define como a primeira imobiliária digital especializada em apartamentos compactos com foco em venda para investidores. “No primeiro semestre de 2022, vendemos 29 apartamentos para investidores, com o valor médio de transação de 350 mil reais”, diz Pravatta, 20 anos, fundador da startup que receberá o acompanhamento da FOKS, aceleradora do Insper dedicada a alunos e ex-alunos.

A Lounge.161 só trabalha com imóveis localizados na cidade de São Paulo. “Nossas vendas estão concentradas nas zonas sul e oeste, com destaque para Faria Lima, Pinheiros e Vila Mariana”, diz Pravatta.

Em São Paulo, a metragem média das unidades de 1 dormitório caiu 40% em dez anos, de acordo com a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio). No mesmo período, os apartamentos de 2 dormitórios perderam mais de 13 metros quadrados — de 57,5 m² para 42,3 m², em média.

Nos bairros de classe média e de classe média alta, a tendência é haver cada vez mais compactos. De 2014 a 2020, entre os novos apartamentos, foram 250 mil lançamentos compactos. Somente no ano passado, 60% dos lançamentos em São Paulo foram de imóveis com essas características. Os endereços mais buscados pelo mercado estão nos Jardins, em Pinheiros e na Vila Mariana — esses dois últimos também identificados por Pravatta.

“Os investidores buscam os compactos pela facilidade de revendê-los. A liquidez é mais alta do que a observada no restante do mercado. Também é possível alugar, já que os compactos estão entre os favoritos para locação”, diz o empreendedor. Levantamentos recentes indicam que há 1,25 milhão de investidores imobiliários no Brasil, e 47% deles preferem apartamentos compactos.

A Lounge.161 já tem 140 incorporadoras em sua plataforma online, com 600 imóveis à venda. O diferencial é disponibilizar para o investidor todo esse portfólio das incorporadoras em um único lugar. “Recentemente, passamos a trabalhar também com Quinto Andar e Loft, oferecendo ainda mais opções para nosso cliente”, afirma Enzo Pravatta.

Esse conhecimento de mercado se deve em parte à sua sócia e irmã, Juliana Pravatta, que possui expertise no mercado imobiliário por ter trabalhado em empresas como a Vitacon. “O conhecimento dela, alinhado ao meu de marketing digital e agora de negócios, devido ao curso de Economia, tem ajudado no dia a dia. Começamos em 2020 com apenas três colaboradores. Já temos 12.”

 

CEMP e FOKS

Fez parte dessa evolução da startup o suporte dado pelo Centro de Empreendedorismo (CEMP) do Insper, por meio de encontros periódicos agendados pela equipe de especialistas com Pravatta. A partir de agora, com o crescimento inicial da empresa, o que inclui a geração consistente de receita, o empreendedor receberá o apoio da aceleradora FOKS para levar a Lounge.161 a um patamar de consolidação no mercado. “Vamos realizar uma rodada de investimento, para conseguir aumentar os nossos resultados da aceleradora, para depois chegarmos aos fundos de venture capital”, diz Pravatta.

“Terei como mentores Nassim Ghosn, da Conta Simples, e Leonardo Francuci, da Casafy, que vão compartilhar suas trajetórias de sucesso no empreendedorismo”, afirma o empreendedor. “Minha expectativa é alta com esses encontros, que vão possibilitar aprendizado, por meio de experiências práticas, para enriquecer o serviço prestado pela Lounge.161.”

Com a aceleradora FOKS, Pravatta espera melhorar a conversão de vendas; aproximar-se de fundos de venture capital ou capital de risco; estruturar o time; melhorar a retenção dos investidores na plataforma; e criar um produto adequado às necessidades dos clientes ou potenciais clientes — o chamado PMF (Product Market Fit). “A pergunta que precisamos responder é qual produto ou serviço deve ser criado para automatizar o investimento em apartamentos compactos. Estamos atrás dessa solução ideal”, diz Pravatta.

Conheça a Lounge.161: https://www.lounge161.com.br

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade