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Conheça 9 negócios que faltam no Brasil

Observar tendências em outros mercados é um caminho para quem está em busca de inspiração para empreender em novos nichos

Observar tendências em outros mercados é um caminho para quem está em busca de inspiração para empreender em novos nichos

 

Em 2021, foram criadas mais de 1.400 startups no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups. Atualmente, o país tem cerca de 14 mil pequenas e médias empresas de base tecnológica, distribuídas por 710 cidades. Mas ainda há muitos mercados a explorar.

Novos nichos têm surgido em países como os Estados Unidos, a França e o Reino Unido, para atender às diferentes necessidades dos consumidores. Veja uma lista com nove negócios que ainda não existem ou estão apenas engatinhando no Brasil:

 

1. Lojas inclusivas

Lojas de roupas com marcas que podem ser usadas por todos os gêneros, sem distinção, têm crescido no exterior. O negócio tem apelo principalmente entre as gerações mais jovens. Até as celebridades aderiram à onda. A cantora Rihanna lançou em 2018 a Savage X Fenty, marca inclusiva de lingerie com uma rede de lojas físicas nos Estados Unidos. A ideia é atender a diferentes gêneros e tamanhos. A empresa foi avaliada em cerca de 3 bilhões de dólares este ano.

 

2. Dropshipping

O termo vem do inglês “drop” (“largar” ou “soltar”) e “shipping” (que significa “remessa”). O empreendedor cria uma loja online ou uma página na internet para vender determinados produtos comprados de terceiros. Ou seja, não há necessidade de manter um estoque próprio de mercadorias. O fabricante do produto se encarrega do envio ao cliente. É preciso apenas enviar o pedido ao fornecedor. O lucro vem da diferença de preço entre o valor cobrado pela loja online e o valor do produto. A canadense Shopify, que mantém uma plataforma de lojas online, é uma das empresas que estimula a criação de negócios no modelo de dropshipping.

 

3. Horta indoor

Que tal ter uma horta no apartamento? A startup francesa Prêt à Pousser apostou na ideia. Há, no entanto, uma tecnologia por trás do negócio. A empresa criou cápsulas com sementes e adubo de vegetais e ervas — o pacote inclui também um aparelho que emite a quantidade de luz necessária para as plantas crescerem dentro de casa e flutuadores de água. O negócio deslanchou na pandemia, diante das limitações de mobilidade.

 

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4. Aluguel de motorhome

Trata-se de um mercado que movimenta cerca de 114 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos, segundo a Associação da Indústria de Veículos Recreativos, mas ainda não é muito desenvolvido no Brasil. O setor vem sendo impulsionado pela demanda por experiências diferentes durante viagens de férias.

 

5. Chef particular

No conceito de experiências mais inclusivas, o propósito é oferecer os serviços de um chef de cozinha para proporcionar uma experiência culinária a grupos de amigos ou familiares. O formato já é sucesso no exterior. O conceito envolve também a oferta de produtos especiais, como vinhos de vinícolas exclusivas, queijos artesanais e outros alimentos difíceis de serem encontrados em supermercados comuns.

 

6. Aluguel de roupa

Para que comprar um vestido que vai ser usado só uma vez? Essa é a ideia de empresas como a americana Rent the Runway, especializada no aluguel de roupas. Há desde marcas de grife até outras mais voltadas ao dia a dia. O faturamento da empresa no ano passado chegou a 203 milhões de dólares, 29% a mais do que em 2020. Outra iniciativa que tem dado certo no exterior é o delivery de roupas, sapatos e acessórios. O conceito ganhou impulso durante a pandemia.

 

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7. Seguro instantâneo

A britânica Lemonade desenvolveu o conceito do seguro instantâneo, em que a análise do perfil do cliente é feita por meio de inteligência artificial. A empresa eliminou a burocracia — e a demora — utilizando sistemas de análise de dados em vez de corretores de seguros. O objetivo é ampliar o acesso ao seguro e atrair diferentes segmentos, tanto entre pessoas físicas quanto pequenas e médias empresas.

 

8. Viagens diferentes

Agências de viagens europeias buscam nichos, oferecendo experiência para consumidores exclusivos. Há diferenciais como voos de balão nos alpes suíços seguido por jantares com chefs famosos e giros em Ferraris. Consumidores com necessidades especiais também entraram no radar das agências. A Travelyes, por exemplo, se especializou em programas para cegos.

 

9. Consultoria para mães

Outro negócio em ascensão no exterior é o de consultoria para pais e mães de primeira viagem. A ideia é preparar a casa para receber o bebê, com especial atenção a móveis, tapetes, cortinas e tomadas. Consultoria de estilo é outro segmento em alta. Nesse caso, é realizada uma avalição do guarda-roupa do cliente e recomendações sobre tipos de roupas, sapatos e acessórios mais condizentes com o perfil e necessidades do consumidor.

 

Cuidados

Investir em conceitos ainda pouco explorados no Brasil pode ser uma chave para o caminho do crescimento, mas é preciso tomar alguns cuidados. Mapear o mercado, estudar a precificação e desenvolver estratégias de marketing são fundamentais. Fazer um plano de negócio é outro ponto essencial.

 

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