O curso lançado pela escola no início deste ano está entre as iniciativas que passam a ser apoiadas pelas duas instituições filantrópicas, que atuarão juntas para acelerar projetos de educação e desenvolvimento de lideranças
O curso de Ciência da Computação do Insper, uma das principais instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil, passa a contar com mais um apoio financeiro para a sua atuação no desenvolvimento de profissionais qualificados em alta tecnologia. O novo apoiador é a parceria anunciada nesta segunda-feira (24/10) entre a Fundação Lemann, organização familiar com 20 anos de atuação e transformação social no Brasil, e a VélezReyes+, plataforma filantrópica lançada oficialmente no início de outubro pelo casal David Vélez e Mariel Reyes, fundadores do Nubank, com foco em contribuir para a igualdade de oportunidades para crianças e jovens na América Latina.
Com o novo apoio, o curso de Ciência da Computação do Insper reúne agora o seguinte grupo de doadores: Haddad Foundation, Telles Foundation, Fundação Lemann, Fundação Brava, Plataforma VélezReyes+ e Fundação Behring.
O Curso de Ciência da Computação é uma graduação de quatro anos que foi lançada no início de 2022. A turma pioneira está concluindo o seu primeiro ano com 34 alunos – haverá 44 vagas na próxima turma, cujo vestibular está com inscrições abertas. Um dos atributos do curso é a parceria feita pelo Insper com o Grainger College of Engineering, da University of Illinois Urbana-Champaign (UIUC). O Grainger College tem um dos cinco melhores programas de Ciência da Computação dos Estados Unidos e é um dos líderes globais na educação em Engenharia. A parceria também beneficia o curso de Engenharia da Computação que o Insper já mantém desde 2015.A instituição americana tem no seu departamento de Ciência da Computação mais de 100 professores e pesquisadores, 44 deles vencedores do NSF Career Awards (prêmio da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos). A UIUC foi fundada em 1867 no estado americano de Illinois e conta atualmente com quase 95 mil estudantes. No seu universo de 470 mil alumni, há 24 ganhadores de prêmios Nobel.
Oportunidades em educação e pesquisa
A parceria Insper-Illinois é guiada por dois pilares: educação e geração de conhecimento. No eixo da educação, a cooperação foca em aprimorar os níveis já altos de inovação e qualidade do currículo de computação do Insper, para formar os profissionais que vão liderar a transformação digital da economia. Um dos meios de fazer isso é o intercâmbio entre estudantes das duas instituições, possibilitando a alunos de graduação brasileiros usufruir de períodos de pesquisa no campus de Illinois.
A geração de conhecimento consiste na atuação em pesquisa aplicada, destinada a aperfeiçoar o conhecimento técnico necessário para resolver problemas da sociedade, além de manter o corpo docente na fronteira do conhecimento e o currículo do curso em constante atualização. Professores do Insper já estão trabalhando com professores e estudantes de Illinois em projetos conjuntos de pesquisa. E terão oportunidade de passar períodos “sabáticos” lá para estabelecer colaborações pedagógicas. Novos professores do Insper poderão ter temporadas na escola americana e fazer parte do programa de Computer Science’s Future Faculty Fellows para ganhar experiência de ensino e desenvolver colaborações em pesquisa que irão perdurar quando eles vierem ao Insper.
Tríplice Coroa da qualidade
Criado em 1999, o Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos com foco em ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Ciência da Computação, Políticas Públicas e Comunicação. Com cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e educação executiva, o Insper atua também por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão.
A escola adota metodologia de desenho de currículo baseado em competências e expertise no desenvolvimento de competências socioemocionais. Seus 21 laboratórios servem para trabalhos de pesquisa e imersão prática dos alunos nas disciplinas. O Insper reúne mais de 6 mil alunos, e conta com uma comunidade alumni de 24 mil integrantes, muitos deles conectados com a escola por meio de projetos e doações.
O Insper tem os selos que constituem a chamada Tríplice Coroa da acreditação na área de Administração – da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), da EQUIS (European Quality Improvement System) e da Association of MBAs (AMBA).
Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação do Insper e se inscreva para o processo seletivo.