Iniciativa busca criar um espaço de relacionamento para incentivar a construção de uma rede de apoio e conexões sólidas entre os bolsistas
Fomentar o sentimento de comunidade entre os bolsistas do Insper, com uma rede de apoio e conexões sólidas. É essa a ideia da Comunidade Bolsistas do Insper, que surgiu com um objetivo claro: que as conquistas e as relações construídas pelos bolsistas se multipliquem e se tornem histórias inspiradoras para futuros bolsistas.
Uma iniciativa nessa direção é o Prêmio Comunidade Bolsistas do Insper, que busca criar um espaço de relacionamento em que os bolsistas possam se conectar com ex-bolsistas e conhecer colegas indicados e premiados que já estão se destacando por suas trajetórias no Insper. A cerimônia de premiação da primeira edição dessa iniciativa aconteceu na noite de 31 de agosto, no Auditório do Insper, e reuniu cerca de 150 bolsistas.
“O Prêmio Comunidade Bolsista é uma inciativa que valoriza a jornada dos bolsistas no Insper. É uma forma de criar o sentimento de comunidade e pertencimento. Esta noite foi muito emocionante e inspiradora”, disse Ana Carolina Velasco, gerente de Relacionamento Institucional do Insper.
“Esse prêmio é muito importante pois formaliza o sentimento de comunidade, e uma comunidade é feita de momentos, que podem ser de engajamento, de comprometimento e de celebração”, afirmou Lucas Leal, alumnus bolsista do curso de Economia (2019) que ajudou a organizar o Prêmio Comunidade Bolsistas, criado e desenvolvido em conjunto com a equipe de Relacionamento Institucional do Insper.
Leal é um dos fundadores do Instituto Four, entidade sem fins lucrativos que trabalha para selecionar, formar e desenvolver lideranças que tragam resultados concretos e positivos para a sociedade brasileira. “Uma bolsa é uma janela que se abre para novas perspectivas. Uma vez me falaram essa frase e ela me marcou”, disse Leal. “Antes de entrar no Insper, eu nunca tinha ouvido falar sobre empreender. No Insper, eu tive acesso a pessoas, lugares e conhecimento, e minha forma de pensar foi remodelada, assim como meus valores e como posso contribuir para a sociedade.”
O Prêmio Comunidade Bolsistas está dividido em diversas categorias (veja lista abaixo). Um dos vencedores na categoria “Trajetória Inspiradora”, o bolsista Jadson Silva Oliveira de Jesus, do curso de Engenharia Mecânica, relatou sua ligação com a escola. “O Insper tem um papel fundamental na ampliação dos meus horizontes pessoais e profissionais. Descobri aqui uma série de carreiras e potencialidades que, ao longo dos semestres, fui aprimorando e aproveitando as diversas oportunidades que tive por ser bolsista desta instituição”, disse o aluno. Ele tem grandes planos: “Além de ampliar as minhas perspectivas, sonho alto. Quero ser o presidente de uma empresa, me tornar doador do Programa de Bolsas do Insper, me tornar uma pessoa de impacto e multiplicar as oportunidades que estou tendo aqui”.
O bolsista Arthur Martins de Souza Barreto, vencedor na categoria “Desempenho Acadêmico – Engenharia da Computação”, também comentou sobre a premiação. “A conquista desse prêmio é reflexo da minha dedicação diária na escola. Quero muito dar uma casa para a minha mãe, que sempre foi a minha maior incentivadora. Também procuro me manter como uma referência positiva aos meus irmãos.” Barreto é aluno bolsista do Insper com um dos maiores coeficientes de rendimento por média dos cursos de Engenharia. Em julho deste ano, ele e mais três colegas chegaram à final da RoboCup, na Tailândia, uma das principais competições mundiais de robótica e inteligência artificial, disputada por representantes de 45 países.
Por sua vez, a bolsista Daniela Matos Dos Santos, vencedora na categoria “Desempenho Acadêmico – Direito”, lembrou sua trajetória. “Antes de entrar no Insper, meu horizonte de possibilidades profissionais era muito reduzido, mas eu tinha a consciência de que, ao entrar em uma faculdade, a instituição me proporcionaria acesso a oportunidades melhores do que meus pais tiveram. No Insper, estou experimentando um mar de possibilidades que me permitem sonhar. Eu me vejo grande, eu me vejo presidente de uma empresa”, disse. “A conquista desse prêmio mostra que estou na trajetória certa e que vou conseguir alcançar os meus sonhos.”
Formado em Economia no Insper em 2015, o cearense Samuel Veloso Pinheiro foi um dos vencedores na categoria “Alumni Bolsista”. Depois de concluir o curso, Pinheiro ocupou o cargo de diretor de vendas na Loggi e de CEO na BRTC. Atualmente, faz mestrado em Administração na Universidade Stanford, nos Estados Unidos. “A formação que recebi do Insper influenciou muito a minha trajetória profissional. Afinal, boa parte das oportunidades que tenho até hoje são por causa das experiências e do conhecimento que a escola me proporcionou”, disse o alumnus.
Confira a seguir a lista completa dos vencedores e dos demais indicados em cada categoria.
Esta categoria reconhece bolsistas com desempenho acadêmico de excelência, alto nível de engajamento com o Programa de Bolsas e que obtiveram votação expressiva dos colegas bolsistas.
Vencedores:
Demais indicados:
Esta categoria reconhece bolsistas com desempenho acadêmico de excelência e que tenham obtido destaque em iniciativas acadêmicas, empreendedoras ou pessoal.
Vencedores:
Demais indicados:
Esta categoria reconhece bolsistas com desempenho acadêmico de excelência e alto nível de envolvimento, doação em horas ou em dinheiro, ao Programa de Bolsas.
Vencedores:
Demais indicados:
Esta categoria reconhece bolsistas com desempenho acadêmico de excelência que obtiveram a primeira colocação por meio do coeficiente de rendimento.
Vencedores:
Demais indicados:
Vencedores:
Demais indicados:
Vencedores:
Demais indicados:
Vencedores:
Demais indicados:
Vencedores:
Demais indicados:
Vencedores:
Demais indicados:
Esta categoria reconhece bolsistas com alto nível de envolvimento, doação em horas ou em dinheiro, ao Programa de Bolsas e que tenham obtido destaque em iniciativas acadêmicas, empreendedoras ou pessoal.
Vencedores:
Demais indicados: